LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994. OS MÉTODOS DE ENSINO LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
OS MÉTODOS DE ENSINOLIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP:Cortez, 1994.
Conceito de método de ensino.
A escolha e organização dos métodos
Deve corresponder à necessária unidade objetivo-conteúdo-método. (um depende do outro para ter sucesso).Dependem dos conteúdos específicos;Implica o conhecimento das características dos alunos quanto à capacidade de assimilação e quanto as suas características sócio-culturais e individuais; (ligação entre os objetivos e as condições de aprender do aluno);
Princípios básicos do ensino
Ter caráter científico e sistemático. (Ficar atento ao conteúdo científico);Ser compreensível e possível de ser assimilado. (Ver as condições dos alunos e ir dosando as dificuldades);Assegurar a relação conhecimento-prática. (Saber aplicar o conhecimento na sua vida prática);Apoiar-se na unidade ensino-aprendizagem. (Criar condições de ensino que resultem em aprendizagem);Garantir a solidez dos conhecimentos. (Recapitulação, fixação, etc);Levar à vinculação trabalho coletivo – particularidades individuais. (Educar a todos, observando as diferenças).
Exposição pelo professor.Trabalho independenteElaboração conjuntaTrabalho em grupoAtividades especiais.
Método de exposição pelo professor
Na exposição, o professor deve mobilizar a atividade interna do aluno de concentrar-se e de pensar articulando com outros procedimentos:Exposição verbal – sua função é explicar um assunto desconhecido. O professor deverá estimular sentimentos, instigar a curiosidade, relatar sugestivamente um fato, descrever com vivacidade uma situação real, fazer leitura expressiva, etc.Demonstração – é a forma de representar fenômenos e processos reais (germinação).Ilustração – é uma forma de representar fatos e fenômenos reais através de gráficos, mapas, esquemas, gravuras, etc. (Requer dos alunos capacidade de concentração e observação).Exemplificação – é um meio de auxiliar a exposição verbal
Método de trabalho independente.
Atividades realizadas pelos alunos, dirigidas (estudo dirigido) e orientadas pelo professor.Para que esse método seja eficiente, o professor precisa:- Dar tarefas claras e acessíveis;- Assegurar condições de trabalho;- Acompanhar de perto;- Aproveitar o resultado para toda classe.
Método de elaboração conjunta.
Interação entre alunos e professor. É a conversação, aula dialogada, com elaboração de perguntas que leve os alunos a reflexão.
Método de trabalho em grupo.
Debate – os debatedores devem defender uma posição.Philips 66 – 6 grupos de 6 pessoas discutem uma questão e apresentam a conclusão.Tempestade mental – escrever no quadro o que vem em mente sobre determinado assunto, destacar o mais relevante e discutir.Grupo de verbalização – grupo de observação (GV-GO) – uma parte da turma forma um círculo para discutir o tema, outra parte fica em volta observando.Seminário – pode ser exposição ou conversação sobre determinado assunto previamente estudado pelo grupo.
Atividades especiais
Comentários
Postar um comentário