10 MANEIRAS DE ENSINAR MATEMÁTICA


escrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gif

10 MANEIRAS  DE ENSINAR MATEMÁTICA


     "Vou precisar usar isso na vida real? ", 
um dia nós já perguntamos com ironia ao nosso professor de metemática. Se ele, o professor, pudesse, diria agora: E agora, quem vai rir por último?
     Os pais, sabem como é importante e essencial nos dias atuais o conhecimento de matemática, uma vez que ela está mais presente e forte que nunca no nosso dia-a-dia, em praticamente todas as situações; mais presente e necessária que nunca.
     E é exatamente por estar tão presente que podemos virar o feitiço a favor das crianças e usar os eventos da vida diária para ensinar-lhes matemática. E o melhor de tudo, elas sequer vão perceber que estão aprendendo!
Enfim, a Matemática está em toda parte. Estes são apenas alguns modos que você pode usar para introduzir o aprendizado desse assunto no dia-a-dia das crianças. Use sua criatividade e descubra outras idéias, com certeza elas existem aos montes.
VAMOS ÀS DICAS :


  Aprendendo com Jogos - Vamos Jogar!


Se bem escolhidos, no computador ou não, jogos podem ser excelentes meios educacionais...
Jogos do tipo tabuleiro.

  • Acredite ou não, estes brinquedos populares possuem uma grande capacidade, na maioria das vezes ignoradas por todos, de ensinar matemática às crianças.
  • Jogos básicos do tipo labirintos e explorações de subterrâneos e cavernas com tesouros escondidos,ensinam as crianças os conceitos de sequência e contagem.
  • Jogos mais complexos, tais como Banco Imobiliário, ensina uma matemática mais avançada, gerenciamento de dinheiro e valores.
  • Jogos como Jogo da velha, Damas e Xadrez, ensinam estratégia e lógica.

Jogos de Cartas.

  • Jogos básicos como Peixe ensinam às crianças pequenas, o reconhecimento dos números.
  • Jogos mais complexos como, Batalha, ajudam a construir as bases primárias e ensinam sequência, definição e uso de valores e estratégia.

Quebra-Cabeças.

  • Quebra-cabeças de figuras recortadas é uma excelente ferramenta para ensinar e desenvolver a habilidade matemática.
  • Os quebra-cabeças básicos ensinam raciocínio espacial, enquanto que outros mais elaborados, ensinam formas e tamanhos. As Crianças também usam habilidades como, sequência e ordenação para agrupar as peças do quebra-cabeças.

Blocos de Construção.

  • Não importa se as crianças estão usando blocos planos de papelão ou madeira, ou legos, construir estruturas coerentes e lógicas, exige matemática básica e habilidades de engenharia.
  • As crianças usam; tamanho, forma e sequência para dar vida e expressão as suas criações.
  • Através do método de tentativa e erro eles aprendem qual a melhor técnica a ser usada e qual a que funciona.
Fazendo Compras!



Dentro de um supermercado a possibilidade matemática está presente em cada seção.
Dentro do Supermercado.

  • O supermercado oferece uma infinidade de oportunidades de aprendizado.
  • Na seção de frutas e verduras por exemplo, as crianças podem aprender sobre pesos, medidas e comparações:" Quantas maçãs são necessárias para formar um quilo? "

    " Qual pesa mais: cinco batatas ou cinco limões? "
  • As crianças também podem praticar conhecimentos de matemática básica:
    Adição, subtração, divisão, multiplicação e estimativa." O quê custa mais: 100 gramas de queijo por R$ 3,00 ou 150 gramas por R$ 6,00? "

    " Quanto já gastamos até agora? "

    " Quantas refeições podemos preparar para nossa
      família com esta caixa de filé de peixe? "


    " A conta foi R$ 35,70. Se eu pagar R$ 40,00, quanto vou receber de troco? "
    (Nesse caso não vale olhar para o terminal do caixa)

Gerenciando a Mesada.

  • Uma das melhores maneiras de ensinar seu filho a desenvolver habilidade para gerenciar dinheiro é dando-lhe uma pequena mesada para ele gastar como quiser.
  • Explique, claro, que o dinheiro deverá ser usado com sabedoria para comprar seus brinquedos, revistas, ou outras coisas que ele julgue necessárias.
Aprendendo com Esportes!


Também no esporte, praticando ou assistindo, podemos ensinar muita coisa.
Uma questão de Estatística bem simples.

  • Se sua criança tem um esporte favorito e torce por alguma equipe, ele pode aprender matemática enquanto vibra pelas vitórias do seu time.
  • Ele pode anotar todos os resultados dos jogos da sua equipe e calcular várias estatísticas referentes as partidas realizadas:" Quantas cabeçadas o zagueiro do time adversário deu no primeiro tempo? "

    " Quantos chutes a gol deu o time adversário? "

    " Quantos passes errados deu sua equipe durante toda partida? "

    " Qual a média de faltas cometidas no jogo? "

    " Quantos cruzamentos na área? ", etc.


Praticando um Esporte.

  • Se a sua criança participa de algum time de futebol, basquete ou outro, ela também vai precisar da matemática:" Qual a trajetória correta necessária para conseguir acertar a bola na cesta de basquete da posição tal, ou para lançar a bola de futebol sobre uma barreira de jogadores posicionados em um trecho qualquer? "

    " De quantos pontos vamos precisar para conseguir a classificação?

    " Qual seria o melhor ângulo para fazer um arremesso no basquete e marcar 3 pontos, ou fazer um lançamento no futebol para o atacante receber a bola fora do alcance dos defensores adversários? ", 
    etc.


  • Estes são apenas alguns pontos possíveis de serem explorados. Use sua imaginação e invente outros tantos.
Aprendendo nas Viagens!

Como uma viagem pode se transformar em uma excelente aula de matemática.
Conhecendo Mapas e com o pé na Estrada.

  • Usar mapas da forma correta é uma habilidade matemática freqüentemente ignorada.
  • Uma viagem de carro, ônibus ou avião oferece oportunidades para praticar alguma coisa. Por exemplo:" A que distância fica o lugar para onde estamos indo? "

    " Quantas cidades, ou estados vamos cruzar? "

    " Que caminho precisamos tomar para chegar ao nosso destino? "
  • Aprendendo durante a viagem:
    Viagens também permitem o exercício matemático." Qual será a média de consumo do carro por litro de combustível? "

    " Se viajarmos a 80 Km por hora, quanto tempo vamos levar para percorrer 300 Kms? "

    " Se levarmos 3 horas para percorrer tal distância, qual será nossa velocidade média? "
     
 
 
Aprendendo com Receitas de cozinha.


É impressionante como também na cozinha existe muita matemática oculta.
No Controle da Cozinha.

  • Uma cozinha nos oferece outro meio de usar no dia-a-dia conhecimentos de matemática.
  • As crianças podem ler uma receita e então saber a medida ou quantidade dos ingredientes necessários para fazer, digamos um bolo.
  • Elas podem também modificar a receita usando divisão ou multiplicação para fazer uma porção maior ou menor, dependendo da quantidade de pessoas que vão ser servidas.
  • Este é também um excelente meio de fixar melhor seu conhecimento sobre frações:" Se a receita para quatro pessoas precisa de 1/3 de farinha de trigo, quanta farinha vou precisar para preparar uma porção para seis pessoas? "
escrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gifescrita_17.gif


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

Maquete de Zoológico