A Hora do Jogo segundo Sara Pain
A Hora do Jogo segundo Sara Pain.
A hora do jogo é um importante instrumento de análise e levantamento de dados no diagnóstico psicopedagógico.
Através da mesma é possível observar a dinâmica da aprendizagem, compreender os processos cognitivos, modelos de aprendizagem e as relações vinculares, sendo ainda uma ferramenta de intervenção capaz de desenvolver a percepção, ação, integração, interação, e a autonomia do sujeito.
Quais os objetivos da Hora do Jogo?
- Verificar na criança a inter-relação que esta estabelece com o desconhecido e o tipo de obstáculo que emerge dessa relação;
- Possibilitar uma leitura dos aspectos relacionados à função semiótica da criança, por meio de símbolos e verificar o nível dos processos acomodativos e assimilativos;
- Fazer uma leitura dos conteúdos manifestos pela criança em relação aos aspectos afetivo-emocionais, relacionando-os com a aprendizagem.
Segundo a autora, pode-se aplicar a técnica denominada a Hora do Jogo, até a idade de 9 anos (PAIN, 1985). Para jogar é necessário ter um espaço transicional, um espaço de confiança, de criatividade, o mesmo espaço que se precisa para aprender.
Na hora do jogo são utilizados materiais preponderantemente não figurativos.
Colocam-se dentro de uma caixa, com tampa separável, elementos com as seguintes características: para desenhar, recortar, pegar, costurar, olhar, ler, escrever, caixas de diferentes tamanhos, para modelar, para juntar.
Colocam-se diferentes elementos com mesmo fim, cola, durex, grampeador, furador, possibilitando o desdobramento se assim o sujeito quiser. Os papéis devem ser variados, tanto na forma como na cor e tipo.
Podem ser colocados blocos de construção e folhas impressas prontas (de modo a verificar a liberdade ou a submissão), lápis de cor, lápis preto, borracha.
Os materiais não precisam ser novos, mas devem ter uma boa conservação.
A caixa deve ser de fácil acesso e cômoda, estando ela no chão ou na mesa.
A consigna é a seguinte:
“Aqui está uma caixa com muitas coisas e você pode brincar com tudo o que quiser; enquanto isso, eu vou anotar o que você vai fazendo. Um pouco antes de terminar, eu vou te avisar.”
Geralmente procura-se fazer uma sessão de 50 a 60 minutos de duração para a administração dessa técnica.
Com o auxílio dos dados observados durante a técnica, o terapeuta deve analisar as respostas tanto verbais como gráficas do sujeito, tentando levantar hipóteses da significação do aprender para ele, a mobilidade inter-relacionada com inteligência e desejo, a construção do símbolo, tentar observar as modalidades de aprendizagem que aparecem, ver a capacidade do sujeito para criar, imaginar, refletir, argumentar, etc.
Há alguns momentos da Hora do Jogo que devem ser destacados para facilitar a análise do examinador, como o inventário, a organização e a integração.
O inventário, a organização e a integração.
No inventário a criança classifica os materiais, seja por mera manipulação, seja experimentando o funcionamento, ou seja, olhando dentro da caixa, favorecendo as possibilidades de ação.
O momento seguinte é o da organização, dedicado à postulação de um jogo.
O material passa a ser utilizado para uma ação, uma organização simbólica. Nessa fase a criança combina, ajusta os materiais na busca de um fim antecipado, aceitando e descartando possibilidades.
Depois desses momentos o próximo será o da integração, a aprendizagem propriamente dita, quando o sujeito incorpora o que fez aos seus esquemas anteriores, jogando, brincando com sua confecção.
É o momento em que dá sentido à sua criação. Possivelmente sujeitos com problemas podem apresentar dificuldades em alguma dessas etapas.
O uso de jogos também é sugerido como recurso, considerando que o sujeito através deles pode manifestar, sem mecanismos de defesas, os desejos contidos em seu inconsciente.
Além do mais, no enfoque psicopedagógico os jogos representam situações-problemas a serem resolvidos, pois envolvem regras, apresentam desafios e possibilitam observar como o sujeito age frente a eles, qual sua estrutura de pensamento, como reage diante de dificuldades. O foco de atenção do psicopedagogo é a reação do sujeito diante das tarefas, considerando resistências e bloqueios, lapsos, hesitações, repetição, sentimentos de angústia.
Os profissionais da psicopedagogia que tem como foco o processo de aprendizagem podem acrescentar ainda a essa análise, as modalidades de aprendizagens, ritmo, as áreas de expressão da conduta, o funcionamento cognitivo, os tipos e modos de erros, os hábitos adquiridos, as motivações presentes, as ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender, além das relações vinculares com os objetos de conhecimento escolar em particular.
Portanto, a hora psicopedagógica do jogo colabora de modo significativo para a compreensão dos processos cognitivos, afetivo-emocionais, sociais e sua relação do sujeito com a aprendizagem.
Através do lúdico o indivíduo alcança a aprendizagem significativa, desenvolve o cognitivo, o afetivo, o social e emotivo.
É nesse contexto que se pode afirmar que jogar e aprender caminham interligados na psicopedagogia e, possibilita, através da hora lúdica ou hora do jogo, observar prazeres, frustrações, desejos, por fim, podemos trabalhar com o erro e articular a construção do conhecimento.
É nesse contexto que se pode afirmar que jogar e aprender caminham interligados na psicopedagogia e, possibilita, através da hora lúdica ou hora do jogo, observar prazeres, frustrações, desejos, por fim, podemos trabalhar com o erro e articular a construção do conhecimento.
Algumas dicas:
- Podemos trabalhar a Hora do Jogo com crianças até os 09 anos, após esta idade, eles preferem jogos de regras;
- A participação do psicopedagogo neste momento deve ser mínima, quando a criança não consegue se apropriar dos objetos (caixa) podemos ajudá-la a inventariar o seu conteúdo;
- Pergunta-se: O que você pode fazer com isso tudo?
- Importante observar como a criança brinca e em casos extremos, em que condições ela é capaz de brincar;
Dados importantes a serem observados na Hora do Jogo:
• A distância do objeto; capacidade de inventário; classificação do conteúdo da caixa;
• Função simbólica, adequação significante/significado; desenvolvimento coerente da hipótese escolhida;
• Organização, construção da sequência;
• Integração, esquema de assimilação (falar, utilizar todos os materiais);
• Vinculação do esquema com os anteriores através de uma assimilação coordenadora.
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REFERÊNCIAS:
PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento de problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas.
ABERASTURY, A. A Criança e seus jogos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
BOSSA, Nádia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2 eds. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
http://psicoenvolver.com.br/a-hora-do-jogo-segundo-sara-pain/
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