Avaliação Comportamental na Infância e na Adolescência em 3 Passos
Avaliação Comportamental na Infância e na Adolescência em 3 Passos.
As crianças são fascinantes: São espertas, alegres, agitadas… Mas dê a elas condições inadequadas para seu desenvolvimento e elas podem se tornar o pesadelo de muitos pais. Indisciplina, depressão infantil (sim, existe e deve ser tratada), mudança de atitudes, problemas escolares, agressividades, e a lista segue… a boa notícia é que podemos identificar e tratar estes problemas a partir de uma Avaliação Comportamental com um psicólogo clínico infantil, que realizará sessões de Psicoterapia com a criança.
A Psicoterapia Infantil trata estes problemas e ajuda a corrigir o rumo saudável de crescimento psíquico e cognitivo da criança. Ela é também conhecida como “ludoterapia” e é uma prática que está a serviço do bem-estar e da qualidade de vida da criança, e também do ambiente familiar, sendo imprescindível uma Avaliação Comportamental bem feita.
Existem problemas que são mais facilmente identificáveis pelos pais, como uma criança inquieta e agitada, que pode ser um tipo de hiperatividade, mas que na maior parte dos casos acaba sendo ignorado com comentários do tipo “ele é agitadinho né?”, onde os pais raramente tratam isso como um “problema”. Mas há muitas outras atitudes que passam despercebidas porque há uma falsa crença que a criança não pode ter problemas psicológicos.
Mas não é verdade.
A criança se deprime, se torna infeliz, só que manifesta de maneira diferente do adulto: através de agressividade “incomum”, de medos, do “fazer xixi na cama”, do querer ir para a cama dos pais, entre outros.
A psicoterapia infantil serve para descobrir o que está ruim para ajudar a criança a lidar com os seus sentimentos negativos. Para isso, já que a criança não é capaz de analisar os seus problemas, o psicólogo recorre a instrumentos que ela se identifica, como o jogo, o brincar e odesenho. De forma geral a psicoterapia é solicitada pelos pais, responsáveis ou professores para a criança quando é identificado algum comportamento repetitivo e não usual que passa a os preocupar.
Avaliação Comportamental em 3 passos:
A avaliação comportamental de crianças e adolescentes depende de uma cuidadosa investigação clínica realizado por um psicólogo clínico com experiência na área. Essa investigação é feita em três passos:
- Entrevista com pais e paciente;
- Avaliação da escola e dos professores;
- Devolutiva e avaliação do paciente.
Após esse contato inicial com os pais e/ou responsáveis pelo paciente e ter as informações do ambiente escolar, o psicólogo terá contato com o paciente e iniciará o processo avaliativo, isto é, poderá verificar a capacidade e habilidade de comunicação, interação social, atenção, memória, pensamento, inteligência, linguagem, afetividade e humor.
A avaliação comportamental visa identificar possíveis transtornos comportamentais, condições ambientais, problemas familiares que podem interferir no cotidiano do paciente como no desenvolvimento acadêmico e social e leva no mínimo quatro sessões, dependendo de diversos fatores como a necessidade ou não de aplicar provas específicas e também da colaboração da criança.
Veja agora os 03 passos de uma avaliação comportamental:
1) Entrevista com os pais e paciente:
A entrevista inicial com os pais deve ser realizada sem a presença do filho para que possam comunicar a queixa, preocupação, angústia e dúvidas. Muitas vezes os pais se sentem inibidos em falar dos problemas familiares na presença da criança e/ou do adolescente.
Neste momento, o psicólogo clínico deve buscar a história pregressa do futuro paciente, desde a história gestacional da mãe até o momento que buscaram auxílio. A importância dessa avaliação do desenvolvimento é que se pode identificar alguns sintomas que são importante para o futuro diagnóstico.
Em um segundo momento, apenas a criança estará presente para o profissional identifique a partir de diversas atividades traços de sintomas que podem ou não se relacionar com a entrevista inicial com os pais.
Esta parte da avaliação poderá exigir mais do que uma consulta, pois dependerá da participação da criança, bem como outros fatores.
2) Avaliação escolar e dos professores:
A avaliação dos professores é de suma importância, pois a escola é o local onde a criança e o adolescente passa a maior parte do tempo, e os sintomas que apresentam no ambiente familiar também refletirá na escola.
O objetivo dessa avaliação é poder ter informações sobre o paciente através de um parecer escrito e dissertativo feito pelo professor e/ou pela coordenação pedagógica que envolva aspectos acadêmicos e sociais do aluno.
3) Devolutiva e avaliação do paciente:
Após essas intervenções, o psicólogo recebe novamente os pais para devolver a eles o resultado da avaliação e delinear qual será o melhor tratamento, podendo ser necessário o encaminhamento para outros profissionais da área, como psicopedagogo, fonoaudiólogo, nutricionista, psiquiatra, entre outros, para realizarem uma intervenção interdisciplinarcom o objetivo principal de resolver a problemática.
Bom pessoal, assim esclarecemos um pouco dos processos avaliativos usados por diversos profissionais.
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