Como trabalhar em sala de aula

escolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gif

Querido(a) Educador(a),

você deve ter conhecimentos dos componentes curriculares, conteúdos e objetivos, tendo em vista este conhecimento o próximo passo é o planejamento.
Passos para um bom planejamento:

1) Adaptar o currículo da rede à realidade. Exemplo: quando se trabalha meios de transporte, é sempre bom considerar a realidade do aluno, pois falar de um metrô para crianças do interior é fora de sua realidade assim como dar ênfase às carroças para crianças que vivem em grandes cidades.

2) O trabalho em classe depende do que foi feito antes e do que será feito após sua aplicação, por isso estude bem o que deve ser aplicado e pense qual seria a melhor maneira de trabalhar. Crie condições para a aprendizagem. Por exemplo: alguns alunos tem um conhecimento antecipado do assunto, a repetição pode ser entediante para ele. Seja criativo e faça com que este aluno seja participativo ajudando com o seu pré-conhecimento.

3) Administre bem o horário de trabalho. Cada turma tem sua necessidade. algumas levam mais tempo na absorvição do conteúdo que outras.

4) Antecipe as respostas dos alunos.
5) Escolha do recurso didático é muito importante para o planejamento e ministração da aula.
6) Pesquise, leia e sane suas dificuldades. Pesquise "Classificação de recursos didáticos" de Edgar Dale
Após a escolha do Recurso Didático, mãos à obra.
Desafie e não deixe de fazer suas conclusões pessoais.
Pergunte-se:

  • Quanto foi satisfatório o resultado do meu trabalho? 
  • O que preciso melhorar? 
  • Deixei algum aluno sem participar?
  •  Houve interação da turma? 
  • Preciso refazer de forma diferente?

Crie códigos como F = Fraco, R= Regular e B= Bom e desenhe carinhas "smile"  TRISTE  ou ALEGRE para definir sua autoavaliação.

Registre por escrito com data e nome do conteúdo, principalmente, os resultados insatisfatórios com os respectivo nomes dos alunos, quanto à aceitação do planejamento ministrado, para um futuro diagnóstico tanto do teu trabalho como da capacidade de aprendizagem do seu aluno. Isso pode ser feito no próprio planejamento ou para quem preferir use um bloco de notas paralelo.


http://arca-das-letras-dicas.blogspot.com.br/2013/07/como-trabalhar-em-sala-de-aula.html

escolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gifescolar_066.gif

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

Maquete de Zoológico