10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.
10 livros que todo Psicopedagogo deve ler
Preparei esta lista com 10 sugestões de livros de psicopedagogia que todo profissional e estudante deveriam ler, então se você é psicopedagogo ou está em formação, você está no lugar certo: são dez leituras essenciais para o psicopedagogo se aprimorar e compreender melhor seus aprendentes!
Todos sabem que um bom livro pode mudar uma vida – ensinando novas habilidades, novos pontos de vista, novas técnicas e estratégias, além de esclarecer acerca da profissão que atuam. Por isso, é essencial que o psicopedagogo, assim como qualquer profissional da saúde, leia muito, para se manter atualizado.
Sou amante de livros e os considero essenciais para a evolução do estudante e do profissional.
Seleção de Livros de Psicopedagogia para Profissionais e estudantes:
01. Alfabetização em Processo, de Emília Ferreiro
Esse é um livro clássico sobre o processo de alfabetização com crianças.Explica como a alfabetização ocorre no cérebro, como estimular a criança e como o processo da alfabetização vai abrir as portas para inúmeros outros conhecimentos.
02. Manual prático do Diagnóstico Psicopedagógico Clínico, de Simaia Sampaio
Este é um livro super importante para todo psicopedagogo iniciante, fornece subsídios a formação inicial e a formação continuada daqueles que já se encontram no exercício da profissão.
03. Desenvolvimento e Aprendizagem, de Alysson Carvalho
Tratando da construção social e cultural da infância, esse livro traz a perspectiva da criança, que através das suas ações como brincadeiras, imitações, repetições e interações sociais, constrói seu mundo em cima de produções simbólicas.
04. Dificuldades de Aprendizagem, Detecção e estratégias de ajuda – de Ana Maria Salgado Gómez, Nora Espinosa Terán.
Um livro para responder a pequenas e grandes perguntas sobre os problemas de aprendizagem que continuamente são propostos às famílias.
Oferece ferramentas de trabalho aos envolvidos de uma forma ou de outra, com a educação.
05. Avaliação Psicopedagógica, recursos para a prática, de Rosa Maria Junqueira Scicchitano e Maria Irene Siqueira Castanho (organizadoras)
Este livro aborda a avaliação psicopedagógica e considera as diferentes formas e agentes de intervenção psicopedagógica.
Um tema fundamental para a compreensão dos recursos mediadores para o processo de aprendizagem, a aplicabilidade desses instrumentos e a interpretação dos resultados ali revelados.
06. Psicopedagogia clínica, uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar, de Maria Lúcia Lemme Weiss.
O livro mostra, claramente, a complexidade do fazer psicopedagógico e, por isso mesmo, não deixa o seu leitor desamparado. Abastece-o de um saber prático de experiência, feito e iluminado por algumas teorias, pois segundo Weiss, o exercício da psicopedagogia não é para quem quer; é, sobretudo, para quem pode.
Não basta o domínio teórico, já que seu exercício é meta-teórico e supõe, por parte do profissional, uma percepção refinadamente seletiva e crítica.
07. Técnicas de Diagnóstico Psicopedagógico, o diagnóstico clínico na abordagem interacionista, de Leila Sara José Chamat
A leitura deste livro instrumentaliza o profissional que atua diretamente com os pacientes portadores de dificuldades de aprendizagem, na área clínica.
A leitura e apreensão dele auxiliam o psicopedagogo ou profissional que trabalha em Instituição escolar, a fim de melhor compreender o fracasso escolar e ainda conscientizar-se do trabalho do psicopedagógico.
O autor desmente alguns mitos a esse respeito, principalmente de que o psicopedagogo e o reforço escolar caminham juntos, pois tanto a história da psicopedagogia como a práxis e o eixo teórico, demonstram que ambos são duas coisas distintas.
08. A psicopedagogia no Brasil, Contribuições a partir da prática, de Nádia A. Bossa
Todo profissional, seja em formação ou já formado precisa conhecer a história da psicopedagogia. A autora mostra o caminho percorrido pela psicopedagogia na história e nos ensina que a psicopedagogia não é um saber “único e acabado”, mas um saber aberto, que se constitui a partir da sua própria eficiência enquanto processo prático.
09. Como aprendemos, A surpreendente verdade sobre quando, como e por que o aprendizado acontece, de Benedict Carey
A ciência da aprendizagem é, no fundo, um estudo do funcionamento do músculo mental – o cérebro vivo – e de como ele gerencia o fluxo contínuo de visões, sons e aromas da vida diária.
Este livro é uma revelação, Benedict apresenta suas mais fascinantes, surpreendentes e valiosas descobertas, com clareza e entusiasmo.
10. Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos, de Vera Barros de Oliveira e Nádia A. Bossa (organizadoras)
Mais uma obra que visa a instrumentalização do profissional cujo trabalho requeira compreender melhor o que se passa com a criança.
A aprendizagem sistemática, aquela que acontece na escola, é a prioridade na vida da criança nesta fase, neste período constitui-se o pilar de toda a escolaridade, a qualidade dessa relação pode ser positiva ou negativa.
http://psicoenvolver.com.br/10-livros-de-psicopedagogia/
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