Como Trabalhar a Coordenação Motora na Educação Infantil.

A coordenação motora é o que ajuda nosso corpo a se movimentar, se equilibrar e pegar objetos. Podendo ser trabalhada com as crianças, adultos e também idosos.
De maneira geral, podemos dividir a coordenação em dois tipos bem distintos, em coordenação motora grossa e coordenação motora fina, então vamos ver cada uma delas à seguir:
Coordenação Motora Grossa ou Ampla
  • Quando corremos, andamos e praticamos atividades físicas estamos utilizando a coordenação motora grossa. A coordenação motora grossa também é conhecida como coordenação motora ampla.Na Educação Infantil podemos realizar atividades recreativas, como pular corda, correr, pular amarelinha e outras diversas brincadeiras ao ar livre e atividades recreativas externas à sala de aula.Para a Coordenação Motora Grossa você não vai precisar de muitos materiais, bastando um espaço livre, como o pátio ou a quadra da escola. Você pode usar cordas, bexigas, bolas, bambolês e outros objetos para estimular a movimentação das crianças.Se você não sabe nem por onde começar para fazer essas atividades, não deixe de ver nossa apostila de Jogos e Brincadeiras, com certeza será um material valioso que vai ter poupar muito tempo de pesquisa.
  • Coordenação Motora Fina
  • A coordenação motora fina são utilizados os músculos menores, como os da mão e dos pés. Durante os primeiros anos da criança na escola, somos responsáveis por ensinar e estimular a coordenação motora fina em diversas atividades, como colagens, desenhos, pintura e também a escrita.As atividades podem ser trabalhadas à partir do Maternal e Ensino Infantil 1 e 2, e devem ser aplicadas seguindo etapas, de atividades mais fáceis para mais difíceis, observando a evolução da criança a cada uma delas.No começo, você vai precisar dedicar mais tempo e muitas vezes até segurar as suas mãos para mostrar como se faz. O ideal é que a atividade seja realizada sem ajudar à criança, inclusive passando essa orientação aos pais nas tarefas de casa. Notar alguma dificuldade na coordenação nos anos iniciais é fundamental para que ela seja orientada e encaminhada para especialistas, se necessário.
    Um dos modelos de atividades mais utilizados são os pontilhados, que podem ser feitos de diversas formas, usando tinta, giz de cera, lápis, barbante e lã ou colagem de papéis. Lembrando novamente que devemos ir de atividades mais fáceis para mais complicadas, então para uma criança passar cola em um papel pode ser complicado em um primeiro momento.
    Não devemos esquecer que boa parte das atividades para estimular a coordenação motora fina tem como finalidade treinar a criança para que nos anos seguintes ela comece a escrever. Então saber segurar corretamente um lápis ou giz de cera ajudará e muito no processo de alfabetização infantil.
  • Na internet, com um pouquinho de pesquisa e boa vontade, você vai encontrar uma tonelada de materiais para usar em suas aulas.
  • Painel Sensorial Tátil – Berçário II 

  • Desde pequenos, as crianças devem ser estimuladas e devem aprender sobre seus diferentes sentidos.
    painel-sensorial
    Uma atividade prática para desenvolver com as crianças, é estimular o tato, através de um painel simples, porém muito eficiente e que as crianças adoram.
    É bem fácil de fazer, basta você ter diferentes materiais, como espumas, grama sintética, veludo ou outro tecido e colados em uma base, pode ser o que você tiver à mão, mas fácil, como EVA, Isopor, papelão.
    painel-sensorial1
    Ela montou sua atividade sensorial tátil com sua turminha do Berçário II, fixando diferentes formas geométricas com materiais de diversas texturas. E não precisa prender na parede se não quiser, pode deixar no chão também para que as crianças sintam as texturas também com seus pés.
  • Atividades de Colagem para Educação Infantil – Aula de Artes.

  • Além de ser divertido, as atividades de artes para educação infantil que envolvem a colagem são ótimos para desenvolver a coordenação motora refinada. Podem ser aplicadas desde turmas do maternal e durante todas as aulas de artes da educação infantil.Você pode realizar recortes e colagens com diversos objetos, como macarrões, barbantes, lã, palitos de fósforo e papel colorido. Você pode pedir para os alunos criarem um desenho livremente ou seguir como nas atividades abaixo, pedir para que as áreas dos desenhos sejam preenchidas com o material escolhido para a colagem.
Para as crianças alfabetizadas, você também pode pedir que recortem letras em revistas e colem para formar palavras e frases.
Nas datas comemorativas, como páscoa e natal, você pode fazer atividades de recorte e colagem relacionados com o momento do ano. Você pode utilizar o desenho de um coelho branco e pedir que colem algodão para preencher seu contorno ou fazer a barba do Papai Noel.



Papai noel com algodão
As tarefinhas de colagem para educação infantil estão entre uma das técnicas mais procuradas e mais pedidas aqui no site, então resolvemos abordar algumas delas em uma série de artigos, sendo este o primeiro, onde vamos mostrar algumas ideias de colagem com materiais simples, como barbante e lã.
colagem-barbante-la
As possibilidades de trabalhos de artes envolvendo colagem são tantas e proporcionam resultados tão legais que sempre que terminamos uma atividade, já estamos querendo começar outra, com você também é assim?
As atividades de colagem com barbante e lã, muitas vezes envolvem fazer contornos ou preenchimentos em desenhos pré-definidos, que pode ser sobre um tema trabalhado na sala de aula, uma data comemorativa ou na aula de artes.
Nunca é de mais lembrar que além de ser uma verdadeira diversão, as atividades que envolvem colagem sempre trazem benefícios à coordenação motora fina das crianças, já que elas terão que ter cuidado tanto no momento de passar a cola num fino barbante como também no momento de posicionar corretamente o barbante sobre o papel.
Nunca é de mais lembrar que para a atividade, sempre é necessário ter um ou mais adultos acompanhando as crianças, já que elas pode ter que utilizar a tesoura, para cortar os materiais, cola, que apesar de atóxica, não pode entrar em contato com os olhos e também não pode ser colocada na boca, além do próprio risco de sufocamento com o barbante ou lã, se ingerido por uma das crianças.

Carimbos Super Fáceis para Divertir as Crianças.

Uma brincadeira fácil que dá para fazer ainda hoje. Você vai precisar só de rolinhos de papel, tesoura e tinha. E claro! Crianças para brincar! Veja abaixo o que você pode fazer:
1
Veja como fazer a seguir:
forma-palavras2carimbo fácil 1
Utilizando o rolinho e tinta, você já tem um carimbo de circurferências.

carimbo fácil 2

Se fizer uma dobrinha já tem alguns corações.

carimbo fácil 3
Dobrando da maneira certa você faz estrelas de quatro pontas.
carimbo fácil 4
E se recortar, tem diversos modelos de carimbos para brincar!
Aproveite para ver os carimbos com frutas que já mostramos por aqui:
carimbo-frutas10

Atividade de Artes – Pintando com Plástico Bolha.

Sempre é bom ter uma ideia boa na caixola, principalmente quando ela dá um toque especial e criativo a atividade. E a coisa fica ainda melhor quando você pode reutilizar materiais, que provavelmente iriam para o lixo.
Sempre estamos ligados e procurando novidades para vocês, então a ideia que encontramos utiliza de maneira simples e divertida os plásticos bolha.
plastico-bolha
Esse tipo de plástico normalmente é utilizado para a clássica diversão de ficar estourando as bolinhas, mas agora você vai conhecer uma utilidade bem melhor para elas, e eu não estou falando de embrulhar objetos frágeis.
Que tal fazer esses carimbos bacanudos para pintar, decorar e se divertir com as crianças?
Você vai precisar de:
  • plástico bolha
  • tinta
  • potes diversos, latas
  • fita adesiva ou elásticos
Você pode utilizar o papel para uma atividade para uma data comemorativa, utilizar com outras técnicas de pintura e trabalhos de artes como colagem. Enfim, use a imaginação, e se não tiver muita, continue no nosso site para ver mais e mais ideias.
Uma das atividade para as séries iniciais para educação infantil e que também podem ser realizada com crianças que tem déficit de aprendizagem.
numeros-bandeja
Você pode fazer variações para ensinar também as letras.

Atividades de Artes com as Mãos – Pintura com as Mãos.

Se você está aqui é sinal que você A D O R A seus alunos e que quer novidades para suas aulas de artes.E antes que eu comece a enrolar, vamos ao que interessa.
Usar as mão, e as vezes os pés também, como “pincéis” nas aulas de artes, na produção de lembrancinhas para datas comemorativas e outras ocasiões pode ser muito mais divertido do que você imagina.
E apesar do blablablá de que faz sujeira na mesa, que vai manchar a roupa e que os pais vão reclamar da roupa suja, olhando o resultado final e a interação das crianças, o saldo desse tipo de atividade é muito mais positivo do que negativo.
Primeiro, antes de sair metendo a mão na tinta é preciso que você pense no tema que vai querer abordar e se ele se encaixa na sua proposta curricular, no planejamento das aulas. Fazer só porque é bonitinho até vale, mas lembre-se, você tem 200 dias letivos, então pense antes de colocar seus alunos para fazer qualquer coisa.
Para facilitar a sua vida, separamos algumas ideias de atividades de artes com mãos que você já deve ter visto aqui pelo site e também algumas coisas novas que procuramos especialmente para escrever este artigo.
pintura-maos-dia-das-maes
quadrinhos pintados à mao
Você pode usar a técnica de pintura com as mãos de acordo com a época do ano e fazer pinturas temáticas para as datas comemorativas.

17 Jeitos Divertidos de Reciclar Garrafa Pet.

As garrafas pet muitas vezes são descartadas e acabam indo para o lixo, sem a destinação correta. Mas para nós professores, as garrafas pet podem ter muitas utilidades, podendo ser utilizadas para atividades educativas e também para atividades para divertir as crianças da educação infantil.
reciclagem garrafa pet
Já mostramos outras atividades que usam garrafas pet:
sabaobubblebottle2



Com a parte de cima da garrafa pet, você pode construir arvorizinhas como essas
Com a parte de cima da garrafa pet, você pode construir arvorizinhas como essas

dia+do+soldado3
recicleta
Muitas das brincadeiras e ideias de reaproveitamento e reciclagem podem ser feitas em casa também, então veja todas as ideias para reciclar as garrafas pet.
angry birds hostess bolicheangry-birds-boliche-garrafa-pet
boliche pets divertidas
Com algumas garrafas e uma bola você pode fazer um jogo de boliche cheio de graça. As crianças não vão se cansar de brincar e você não precisa de muito material para deixar esse jogo pronto!
bilboque de garrafa pet
Em segundos dá pra fazer este bilboque. As crianças vão se divertir por bastante tempo. Só tome cuidado de não deixar pontas no momento do corte da garrafa, fora isso é pura diversão para as crianças.
brinquedo de tampa de garrafa pet
As tampinhas das garrafas de refrigerante, ou também das garrafas de leite, que são um pouco maiores, podem ser transformadas em jogos de memória. Se tiver habilidade de desenho, pode fazer os desenhos você mesmo, mas se seus dons artísticos não forem bons como os nossos, é só escolher as imagens na internet e imprimir.
cai-nao-cai-garrafa-pet
O jogo de Cai não Cai é um brinquedo infantil antigo, e que usando uma garrafa pet pode ser reproduzido em casa. As varetinhas coloridas podem ser palitos de churrasco. Você pode fazer os furos na garrafa usando um objeto de metal aquecido.
chocalho-petchocalho-pet1
Aa garrafas plásticas também podem ser incríveis objetos para estimular as crianças menores. Colocando objetos coloridos ou sementes e pedras que vão fazer sons quando balançados. Veja acima como o bebê está adorando brincar com as suas garrafas coloridas!
foguete-pet
Essa ideias os meninos adoram. Claro que demora um pouco mais para fazer você vai precisar de tinta spray para pintar. Mas fica bem legal e ele vai voar pela casa!
garrafas letras
Para os pequenos que já estão aprendendo a ler e escrever, você pode cortar diversas imagens de objetos e pedir para que eles sejam separados dentro das garrafas pet com as letras do alfabeto.
horta-garrafa-pet
Para quem tem um bom quintal ou ainda na horta escolar, usar as garrafas pet pode ser uma boa alternativa para montar uma horta caseira. O material é muito mais barato e ainda recicla as garrafas que seriam jogadas no lixo.
jogo-da-velha-com-tampinha-de-pet
Se você usar tampinhas de garrafas de cores diferentes já dá pra fazer este jogo da velha. Mas se tiver paciência, pode decorar as tampinhas e ela fica ainda mais legal para as crianças.
pets divertidas
As mesmas garrfas que você usa para fazer o jogo de boliche, pode ser usada para um jogo de argolas. As argolas podem ser feitas usando fita adesiva e jornal ou usar pedaços de mangueira colorida.
vassoura-pet
E para arrumar toda a bagunça depois da brincadeira, você ainda pode pegar uma garrafa pet e fazer uma vassoura.

Problemas e dificuldades motoras

Escola, professores, pais e profissionais da saúde podem identificar os problemas mais comuns de coordenação motora. Normalmente essa deficiência fica aparente na sala de aula e na escola, quando o desempenho motor da criança está abaixo do esperado e o comportamento é muito inferior às crianças de mesma idade.
Os especialistas denominam essa deficiência como Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Developmental Coordination Disorder – DCD) ou TDC, quando não existem outros distúrbios físicos ou neurológicos, como TDAH, Síndrome de Down, etc. E algumas pesquisas internacionais indicam que cerca de 6% das crianças apresentam algum problema de coordenação ou dificuldade motora.
Além de professores, alguns pais nos pedem atividades com freqüência, sempre pensando em ajudar os seus filhos que tem dificuldades, como por exemplo o autismo e o TDAH, então as atividades acima podem ser utilizadas com esta finalidade também.

Coordenação Motora no Maternal

Os tracejados são as melhores ideias e também as mais fáceis quando falamos de atividades de coordenação motora para o maternal. Além de serem muito fáceis de encontrar na internet para imprimir, você também pode fazer suas próprias atividades usando um editor de textos como o Word ou PowerPoint, personalizando suas atividades de acordo com a sua necessidade.
As colagens, com diversos materiais, também são uma boa alternativa de atividades para o Maternal, lembrando sempre do cuidado de utilizar materiais seguros para as crianças, como cola não tóxica, objetos não cortantes e sempre ficando atento para que nenhuma delas coloque os materiais na boca.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

Maquete de Zoológico