Projetos / Planejamento.

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"Para ensinar à criança, o professor precisa usar a cabeça. Mas para a criança aprender, o professor precisa usar o coração " 
Estevão Marques.

Projeto: “Estreitando os laços

O laço e o abraço
“Como é engraçado!... Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço...
Uma fita dando voltas? Se enrosca...Mas não se embola , vira, revira, circula e pronto:
 está dado o abraço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de  braço.
É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido,
 em qualquer coisa onde o faço. E quando puxo uma ponta, o que é que acontece?
 Vai escorregando devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido. E na fita que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então é assim o amor, a amizade. Tudo que é sentimento? Como um pedaço de fita?
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade. E quando alguém briga, então se diz - romperam-se os laços.-
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.

Então a amizade é isso... Não prende, não escraviza, não aperta, não sufoca.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço”.

APRESENTAÇÃO:
O texto acima ilustra o quanto o processo de construção de um relacionamento não acontece de forma mágica. A observância de alguns princípios norteadores são fundamentais nessa construção como, por exemplo, reconhecer que todas as pessoas são merecedoras da confiança, da amizade e do respeito dos outros.  A pessoa é um ser em constante relação. Essa relação é estabelecida consigo mesma a com os outros, na tentativa de satisfazer as próprias necessidades. amadurecer a realizar-se.
      A consciência desse complexo processo não pode ser adquirida através do estudo de conceitos teóricos, mas de uma vivencia que seja capaz de     modificar a mentalidade, criando uma nova forma de conceber e vivenciar, na pratica cotidiana, uma nova postura que se refere as relações interpessoais no ambiente escolar. Num relacionamento autentico, cada um se interessa pelo outro de maneira genuína. Os direitos individuais terão que ser defendidos e respeitados, não poderão ser barganhados, pois estes existem por si mesmo. A tarefa num relacionamento esta em proteger os direitos das pessoas nele envolvidas.
      Vivemos em relação com as outras pessoas, nas diversas esferas de nossa vida. cada uma com maneiras diferentes de perceber, de interpretar o que esta ao seu redor. Saber lidar com elas é uma arte necessária ao sucesso de qualquer atividade humana. A  Equipe Pedagógica  há de considerar o trato com as pessoas, incluindo a compreensão, a tolerância como formas de construir um espaço escolar marcado pela ação coletiva e participativa. Dentro desse processo, alguns fatores, que são citados a seguir, tomam-se evidentes e, portanto, fundamentais.
  • Saber olhar é importante, pois, quando fatos a pessoas chegam a nossos olhos em sua maneira positiva de ser, conseguimos enxergar os valores a saberemos como aproveitá-los.
  •  Saber ouvir não significa ficar em silencio, demonstrar apenas paciência a escuta. mas o entendimento daqueles que falam.
  • Saber, falar: mesmo que o que tenhamos a dizer seja difícil, e amenizar a situação com nossas palavras, tomando mais fácil o assunto.
A Equipe Pedagógica é responsável pela formação continuada do professorado, não é nenhum mágico com dicas na cartola, ao contrário do que muitos desejam. Promove estudos e reflexões para que juntos encontrem estratégias para melhorar o desempenho escolar dos alunos, a constituição da linha pedagógica da escola e muitas avalia de perto as crianças  com dificuldades  para detectar as lacunas no aprendizado.
Equipe Técnico-Pedagógica

Mônica Oliveira de Magalhães
Diretora
Célia Vieira Moreira
Orientadora Pedagógica
Alnecir  Costa Pereira
Orientadora Educacional
Márcia Pontes Silva de Oliveira
Secretária





JUSTIFICATIVA:
Ao longo dos anos  atuando na Equipe Pedagógica da rede municipal, um questionamento se faz necessário: "qual é o nosso verdadeiro papel na U. E.?". Torna-se, portanto, clara a necessidade das pessoas possuírem princípios que norteiem suas vidas para serem capazes de firmar relações construtivas com os que as cercam.

      Um principio fundamental e acreditar que as demais pessoas são inerentemente boas, fato que possibilita a construção de um relacionamento pautado sobre as realidades da harmonia e do conflito, do desejo de ser melhor e do como somos, respeitando cada um dentro de sua individualidade a de sua busca de construir a construir-se.

      Faz-se urgente a imprescindível que as relações entre os membros que compõem o ambiente escolar da CRECHE FAVO DE MEL estejam permeados pelo afeto, na certeza de que construir um novo modo de relacionar-se é uma arte.

OBJETIVO GERAL:
Valorizar construtivamente as diferenças existentes  na U.E. ,que nos levem a aceitar, respeitar e tornar significativo o trabalho de todos no ambiente escolar, fazendo-se  necessário  a construção de novas relações para fundamentar o  respeito mútuo , dentro do contexto no qual a instituição escola está inserida.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:  Ano  de  2009
POPULAÇÃO- ALVO:
Professores e Agentes Educativos da Creche
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO:
  • Divulgação do projeto na U.E ;
  • Organizar cronograma para atendimento individualizado as educadoras (aproximadamente 50min)
  • Início do assessoramento aos componentes da U.E., afim de realmente estreitar os laços
  • Avaliação e desempenho do projeto pelos envolvidos no mesmo.
AVALIAÇÃO:
  • Através da participação e interesse de todos os envolvidos no projeto;
  • Mudança de comportamento das educadoras mediante a assessoria prestada.
CONCLUSÃO:
O presente projeto não tem a pretensão de acabar com nossos encontros bimestrais (COC) ou os Grupos de estudos (GEs) promovidos pela U.E, mas partindo do pressuposto que só é valido o que é viável, é preciso saber tomar decisões em conjunto, trabalhar em parceria, estar aberto as necessidades, saber voltar atrás com segurança, saber integrar o grupo, buscando alternativas conjuntas.
Essas atitudes facilitam a articulação da Orientação Pedagógica e Educacional com os diferentes membros e setores da escola no ambiente escolar, É oportuno salientar  que a Equipe Pedagógica  tente descobrir, inventar, criar maneiras de estimular as diferenças existentes, pois precisamos de valores fortes que nos levem a aceitar, respeitar e tornar significativo o trabalho de uns com os outros para o bem de todos.

A Equipe Pedagógica que reconhece o trabalho do professor, sendo capaz de elogiá-lo, contribui para que a sua atuação seja eficaz, elevando a sua auto-estima. Nesse educador, pode-se perceber alguém que ama a própria profissão, que investe na sua atualização, que é capaz de estabelecer uma relação profunda e madura frente à opção professor, tendo consciência de suas possibilidades e buscando realizar-se como pessoa. Dessa forma, aprende a amar o trabalho e começa a descobrir valores importantes, tornando-se um profissional capacitado. Estreitando assim o ”laço”e evitando a formação de um ”nó”  na Unidade Escolar.

Projeto: “Criança no trânsito



Justificativa
Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família).  Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir do pré-escolar a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.
Objetivos
A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.

Objetivos específicos
  • Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
  • Conhecer locais de risco para brincadeiras; 
  • Visitar e explorar locais públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens;
  • Orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção/transporte, assim como identificá-los;
  • A criança como pedestre; 
  • Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro.

Fundamentação teórica
É preciso destacar os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais. O aprendizado já na educação infantil faz com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.

Conteúdo programático
  • Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;
  • Conversa informativa sobre o cotidiano do trânsito;
  • Orientações sobre o espaço urbano;
  • Observação do trajeto casa-escola e escola-casa; 
  • Meios de transporte: conhecer os meios de transporte, as diferenças de velocidade dos veículos nas ruas e estradas, os animais no transporte; 
  • Trabalho com massa de modelar: confecções de carros, animais, veículos e placas; 
  • Texto informativo sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas;
  • Confecções de cartazes; 
  • Confecções de placas de sinais de trânsito; 
  • Entrevista com um agente de trânsito;
  • Texto “Dispositivo de segurança para as crianças”;
  • Conversa sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas;
  • Reprodução por meio de desenhos e pintura do trajeto escola-casa e casa-escola;
  • Confecção de um mural de notícias sobre o trânsito;
  • Visitação a cidade escola de trânsito – Detranzinho.

Recursos utilizados
  • Professores, crianças, agente de trânsito;
  • Papéis variados;
  • E.V.A;
  • Cola e tesoura;
  • Lápis de cor, canetinha e tinta guache;
  • Massa de modelar;
  • Cidade escola de trânsito – Detranzinho.

Avaliação
Será satisfatório se os alunos se envolverem  nas propostas e realizarem as atividades com prazer e alegria, ampliando seus conhecimentos sobre o assunto.
Como elaborar um Projeto Pedagógico

1. Como fazer um projeto? Tema do Projeto – a questão apresentada pelo educador, pode não ser um problema para o aluno, por isso podemos permitir que os alunos definam os temas, que formulem problemas e coloquem o pensamento em funcionamento pela necessidade de entendê-lo melhor e alcançar soluções.
• Trabalho em grupo – é enriquecedor, pois cada um poderá contribuir de maneira criativa para realização de um trabalho coletivo (uma rede), de acordo com seu interesse, trocando idéias, discussões, ou melhor um processo de construção de cooperação.
2. Como fazer um projeto? Tema do Projeto definido por: alunos professores comunidade. Explorar uma questão; Definir os problemas; Soluções.
3. Como fazer um projeto? trabalhar em grupos enriquece o trabalho; Contribuição criativa; Troca de idéias e discussões.
4. Projeto: Nome/Título
• Justificativa (por que?)
• Objetivos (necessidades a alcançar)
• Atividades (o que fazer?)
• Estratégias (como fazer?)
• Acompanhamento (direcionamento)
• Avaliação (estímulo).
5. Como fazer um projeto? Acompanhamento do Projeto
• Avaliação do processo de desenvolvimento do aluno durante a realização do projeto.
• Perguntar.
• Contra-argumentar
• Orientar sem fornecer soluções.
6. Uso de mídias e tecnologia
•internet, jornais, rádio, tv, máquina fotográfica, filmadora etc.
•Pastas e sub-pastas; grupos; apresentação; outras ferramentas(power point,word, paint, porta USB, etc.)
7. Outras atividades paralelas:
• Show de talentos
• Exposição de desenhos
•Exposição de fotos
•Desfile de modas
•Painel de poesia
•Jogral
•Leitura de textos (Art. da Constituição Federal, Passagens históricas, etc.)
•Teatro.
DICAS:
- Estar sempre interagindo com os alunos;
- Dinamizar ao máximo as atividades;
- Avaliar cada tarefa, sem deixar que as atividades se acumulem muito;
- Incentivar a participação dos professores e dos alunos em todas as fases do projeto;
- Ler sempre sobre o assunto;
- Explicar detalhadamente cada atividade;
- Se colocar sempre a disposição para eventuais dúvidas;
- Acompanhar sistematicamente o desenvolvimento do projeto.
Verbos adequados à formulação de objetivos
IDENTIFICAÇÃO
DESCRIÇÃO
COMPARAÇÃO
Identificar
Descrever
Comparar
Reconhecer
Caracterizar
Diferenciar
Denominar
Expor
Contrastar
Apontar
Narrar
Relacionar
Indicar
Traçar
Confrontar
Designar
Contar
Igualar
Intitular
Listar
Discernir
Mostrar
Relatar
Separar
Rotular
Imitar
Nivelar
Assinalar
Apresentar
Discriminar
Mencionar
Enumerar
Ligar
Evocar

Excluir/incluir
Determinar

Traçar paralelo
Refletir/citar


CLASSIFICAÇÃO
CONCLUSÃO
APLICAÇÃO
Classificar
Concluir
Aplicar
Escolher
Deduzir
Empregar
Ordenar
Decidir
Utilizar
Numerar
Justificar
Construir
Separar
Resumir
Praticar
Selecionar
Criticar/julgar
Efetuar
Distinguir
Analisar
Executar
Agrupar/reagrupar
Apreciar
Efetivar
Categorizar
Examinar
Criar
Colecionar
Conceituar
Elaborar
Dividir
Definir
Confeccionar
Subdividir
Generalizar
Explicar
Qualificar

Inventar

No Mundo dos Animais


1. JUSTIFICATIVA
Diante da necessidade de incluirmos nossos alunos da educação infantil dentro da cultura atual de inclusão dos novos saberes que nos cercam necessário se faz que lhes apresentemos novos instrumentos e meios de aprendizagem, incluindo-os nos diversos locais possíveis, dentro da cidade, permitindo-lhes uma efetiva interação com os novos instrumentos nesse caso, em especial o computador.
2. OBJETIVO GERAL
Incluir digitalmente nossos alunos da E. M. de Educação Infantil Bem-Me-Quer.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Incluir, digitalmente, os alunos da educação infantil com acesso a algumas ferramentas das tecnologias da informação e da comunicação.
  • Visitar e conhecer os locais públicos da Cidade que nos permitam usufruir de aprendizagens necessárias à vida atual.
  • Explorar as opções de estudo que a Biblioteca Pública Municipal nos permite, em especialmente o uso do Tele Centro de Informática.
  • Aproximar escola e comunidade por meio do uso de espaços destinados a apropriação de novos saberes.
4. ATIVIDADES
  • Desenvolver atividades específicas no computador, como jogos e aplicativos de software educativos.
  • Conhecer e utilizar algumas ferramentas disponíveis como blogs e works educacionais coletivos, da turma.
  • Registros escritos, ilustrativos, fotográficos e virtuais.
5. CRONOGRAMA
Uma visita semanal, nas terças-feiras, com duração de uma hora.
6. METODOLOGIA 
Roda de conversas, atividades em grupos e individuais, produções coletivas, passeios-visitas, atividades práticas no computador, postagens virtuais e exposição de trabalhos.

7. AVALIAÇÃO
Será satisfatório se nossos alunos se envolverem e se interessarem pelas tecnologias apresentadas, desenvolvendo as propostas de trabalho com prazer e alegria.
 Meu Corpo
Teu Corpo
Nosso Corpo!



Justificativa:
A partir de uma votação realizada em sala de aula, o presente projeto irá abordar temas relacionados com o corpo humano.
Iremos estudar os órgãos do sentido (paladar, olfato, tato, audição e visão) que são imprescindíveis para a sobrevivência do ser. Além de proporcionar o conhecimento e compreensão do conteúdo, a minha intenção também será de mostrar o valor que devemos dar aos órgãos e a importância de respeitar o próximo.
Vamos ainda trabalhar o assunto higiene, tendo em vista a necessidade de conscientizar os alunos e pais sobre este tema que é de suma importância para o bem estar e boa saúde.
Objetivo Geral:
            Realizar um apanhado geral dos assuntos relacionados ao corpo humano, como cuidados com o corpo, higiene e órgãos do sentido.
Objetivos Específicos:

  • Identificar os órgãos do sentido;
  • Compreender a importância dos cuidados com o corpo;
  • Conscientizar e promover a boa higiene;
  • Valorizar os órgãos do sentido;
  • Diferenciar as partes do corpo;
  • Desenvolver a psicomotricidade;
  • Estimular a criatividade.
Recursos:
  • Desenho;
  • Colagem;
  • Brincadeiras;
  • Músicas;
  • Literatura infantil;
  • Pesquisa;
  • Atividades escritas;
  • Recortes.

Culminância:
  • Confecção de um boneco de meia e jornal com todas as partes do corpo identificadas.
  • Realização de uma eleição para escolhermos o nome do boneco.
  • O boneco irá percorrer as casas dos alunos durante um período estipulado pela professora para que cada aluno tenha a oportunidade de cuidá-lo.

Avaliação:
            Será avaliado do decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização da turma durante as atividades bem como a internalização dos conteúdos estudados.
Projeto: Em busca do “Eu”

Autoria: Juliana Kalicheski 
Projeto: Em busca do “EU”.
Participantes: Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental
Duração do projeto: Uma semana.
Justificativa:
O presente projeto irá realizar um estudo sobre o verdadeiro “Eu”, realizando assim um autoconhecimento através do corpo, fases da vida, estrutura familiar e curiosidades de cada aluno.
Através deste trabalho iremos debater e refletir sobre as diferentes histórias apresentadas, podendo assim promover a ampliação das relações afetivas, solidariedade e inclusão.
Objetivo Geral:
Realizar um autoconhecimento em conjunto com a família e confeccionar um álbum de fatos históricos importantes para cada aluno.
Objetivos Específicos:
  • Reconhecer a própria identidade: nome completo, filiação, idade, quantidade de irmãos;
  • Observar, reconhecer e valorizar as diferentes histórias do grupo;
  • Identificar e nomear as letras do seu nome e a quantidade;
  • Estabelecer relação entre o seu nome, dos colegas e professora, como: número de letras, letra inicial e final e número de sílabas;
  • Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade;
  •  Saber a história de sua vida;
  • Conhecer a história e o significado de seu nome;
  • Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
  • Estimular o raciocínio e a percepção visual;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas;
  • Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
  • Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações.

Recursos Utilizados:
  • Leituras;
  • Brincadeiras;
  • Jogos;
  • Desenhos;
  • Pesquisas;
  • Fotos;
  • Músicas;
  • Recortes;
  • Confecção de álbum.
Estratégias Utilizadas:
  • Pesquisar na sua família a história do seu nome e fatos do seu nascimento;
  • Trazer para a escola o nome completo dos pais e irmãos;
  • Leituras de livros infantis sobre o assunto família;
  • Brincadeira com os nomes. Exemplo: forca no quadro;
  • Cada aluno deverá trazer fotos:
  • bebê (0 anos);
  • 2 anos;
  • 4 anos;
  • 6 anos;
  • 8 anos.
  • familiares;


Avaliação:
A avaliação se dará a partir de:
  • Atitudes como responsabilidade, respeito, cooperação, organização e limpeza;
  • Envolvimento nas tarefas;
  • Interesse e motivação;
  • Desenvolvimento da escrita e leitura.
Culminância:
Confecção de um álbum com fatos históricos, fotos, desenhos do “Eu.
Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos

1 - Apresentação
                Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências,  temores,  saber suas  opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.
                O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação. 
LÍNGUA PORTUGUESA
2 - Objetivos Gerais
  • Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
  • Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.

3 - Objetivos Específicos
  • Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
  • Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
  • Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
  • Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
  •   Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
  •   Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
  •   Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de  leitura.
 LEITURA E ESCRITA 
  • Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
  • Emprego adequado de letras;
  • Montagem de palavras, sentenças e textos;
  • Identificação de idéias básica do texto;
  • Sílabas, fonemas e grafemos;
  • Produção de textos;
  • Interpretação de texto;
  • Comparação e diferenciação de escritas diversas;
  • Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
  • Identificar poesia, propaganda e textos;
  • Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;
LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.
  • Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
  • Relato de filmes, reportagens e causos;
  • Mímica, dança e atividades lúdica;
  • Localização e identificação de rimas;
  • Leitura e análise de texto informativo e poético;
  • Verbalização de opiniões e comentários.
 GRAMÁTICA
  • Ortografia;
  • Partição Silábica;
  • Tonicidade;
  • Ordem alfabética;
  • Alfabeto móvel;
  • Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas  ou
  • Palavras etc;
  • Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
  • Quadras e poesias;
  • Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.
 METODOLOGIA
  • Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
  • O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
  • Leitura de diversos tipos de textos;
  • A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
  • Textos informativos, expositivos e prescritivos.
  • Ortografia;
  •  Achar palavras dentro de outra;
  •  Ilustrar poemas e dramatiza – los;
  •   Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
  •   O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
  • Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
  • Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
  • Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
  • Distinção entre vogal e consoante.
  • Identificação de versos e estrofes;
  • Localização e identificação de rima;
  • Atividades que envolvam classes de palavras.

Projeto Contos de Assombração

Justificativa:
Através dos contos de assombração será possível ampliar o conhecimento dos alunos sobre as diferentes culturas e igualmente estar desenvolvendo o vocabulário. No decorrer do projeto, será incentivado o gosto pela leitura e imaginação através das leituras e atividades propostas.
Objetivo Geral:
           
Desenvolver um projeto criativo para a semana de prática, trabalhando diferentes mitos da América Latina e trazendo uma bagagem cultural para os alunos.
Objetivos Específicos:
  • Desenvolver a criatividade;
  • Despertar a imaginação;
  • Motivar a curiosidade;
  • Aprimorar o vocabulário e habilidades lingüísticas;
  • Reflexão através dos contos.
Contos selecionados para o desenvolvimento do projeto:
  • Maria Angula - Equador
  • A sombra negra e o gaúcho valente - Argentina
  • As lágrimas do Sombreirão - Guatemala
  • O tesouro enterrado - Peru
  • Abad Alfau e a caveira - República Dominicana

1° Atividade
Trabalhando o primeiro conto: Maria Angula.
  • Leitura do conto em voz alta para a turma.
  • Organizar os alunos em pequenos grupos, com quatro integrantes, para realizarem a atividade, o jogo “Criando Histórias”. (Anexo)
  • Apresentar os trabalhos para a turma e realizar uma votação para a história mais criativa.
2° atividade
Trabalhando o segundo conto: A sombra negra e o gaúcho valente.
  • Leitura do conto em voz alta para a turma.
  • Distribuir folhas de desenho para a turma criar uma ilustração para a capa do conto.
3° Atividade
Trabalhando o terceiro conto: As lágrimas do Sombreirão.
  • Leitura do conto em voz alta para a turma.
  • Após a leitura, teremos a sessão pipoca. Assistiremos ao filme “Deu a louca nos monstros”. Neste dia eu levarei pipocas e refrigerantes para a turma.
4° Atividade
Trabalhando o quarto conto: O tesouro enterrado.
  • Leitura do conto em voz alta para a turma.
  • Após a leitura, entregarei para os alunos o conto “Quando os Vilões se Encontram” (José Roberto Torero) para que eles continuem o conto. (Anexo)

5° Atividade
Trabalhando o quinto conto: Abad Alfau e a caveira
  • Confeccionar um esqueleto de cotonetes.

Recursos utilizados:
  • Folhas de desenho;
  • Folhas ofício;
  • E.V.A;
  • Cotonetes;
  • CD’S;
  • Cola e tesoura;
  • Lápis de cor e canetinhas.
Avaliação
            Será avaliado no decorrer do projeto a participação, interesse, envolvimento e dedicação da turma. A cooperação do grupo também será avaliada.

Culminância
            Será criado por cada aluno um amuleto da sorte que será utilizado para proteção contra monstros e fantasmas.
O amuleto será de CD’S velhos (que eu ficarei responsável em levar); os alunos deverão pintar com tinta ou colagem de papéis os CD’S para depois colocarmos num cordão para serem pendurados no pescoço. Esta atividade poderá ser desenvolvida no pátio da escola, se possível.

Referências
Revista Nova escola. Edição número: 213. Junho/Julho 2008.

Anexo
Segue em anexo a proposta da 1° atividade, o jogo “Criando Histórias”.
Cada grupo receberá uma tabela e um dado; um aluno ficará responsável por escrever a história; cada integrante do grupo deverá jogar o dado na tabela para serem determinados os passos da história.
Segue em anexo o texto que será trabalhado na 4° atividade:
Quando os Vilões se Encontram (José Roberto Torero)
            Estavam todos lá. Pense num, em qualquer um, e ele estava lá. O Capitão Gancho? Lá. A madrasta e as irmãs de Cinderela? Lá. A Rainha Malvada de Branca de Neve? Também. A Bruxa Má do Oeste? É claro que estava lá.
            E isso sem falar em Dick Vigarista, Freddy Krueger, Coringa, Darth Vader, Mancha Negra, Lex Luthor, Cavaleiro Negro e mais algumas bruxas, uns dragões e outros monstros.
            Era a Reunião Universal dos Inimigos Malvados, a R.U.I.M.
            Todos chegaram à meia - noite em ponto ao Salão Negro do Castelo das Assombrações.
            O Lobo Mau, que era o presidente da associação, tomou a palavra e disse:
            - Caros vilões, estamos aqui reunidos por um motivo muito importante: ninguém respeita nossos direitos. Em todos os finais de história nós apanhamos e perdemos, sempre. Basta! Precisamos lutar contra isso! Precisamos virar a mesa, certo?
            - Certo! - gritaram todos.
            - Pois bem, meus amigos, e para lutar pelos nossos direitos proponho que fundemos um partido político, o PPPP: Partido dos Pulhas, Patifes e Pilantras! Quem estiver de acordo levante a mão, o gancho ou o rabo.
            Imediatamente todos os vilões levantaram alguma coisa.
            - Então, meus caros - continuou o Lobo Mau -, solenemente declaro fundado o PPPP. Com ele, em breve vamos concorrer aos principais cargos públicos. Seremos vereadores, deputados e senadores, governadores e prefeitos. Talvez até façamos o presidente!
            “Urruuuuu!”, “Éééééé!”, “Fiiiiiiu!”, “É nóis!”, urraram, assobiaram e gritaram os vilões, entusiasmados.
            Nesse instante, o Lobo teve a idéia do slogan de sua candidatura:
            “Lobo Mau: ninguém gosta mais de vovozinhas do que ele”.
            Muitos outros vilões também começaram a imaginar como seriam suas campanhas.
            Por exemplo...
Texturas e Sensações


Justificativa:
  
 Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a perceber que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. O projeto, “Texturas e Sensações”, parte do princípio que, através da exploração de diferentes materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo.
Objetivo Geral: 
     Trabalhar a motricidade fina a partir da exploração de diferentes materiais.
Objetivos Específicos:
  • Desenvolver a imaginação e criatividade;
  • Explorar diferentes materiais;
  • Estimular a percepção visual;
  • Perceber o tato;
  • Despertar o gosto pela arte;
Técnicas a serem utilizadas no decorrer do projeto:
  • Colagem de algodão;
  • Colagem de lã;
  • Colagem com folhas;
  • Colagem com areia colorida;
  • Colagem com retalhos de E.V.A;
  • Colagem com retalhos de E.V.A texturizado;
  • Amassado e colagem de crepom;
  • Desenho na lixa;
  • Desenho com carvão;
  • Pintura com cola gliter no celofane;
  • Pintura com plasticor no jornal;
  • Pintura no plástico bolha;
  • Pintura com esponja;
  • Pintura em tela;
  • Pintura com têmpera, cola e areia;
Avaliação:
     No decorrer das atividades, será observado o desenvolvimento motor como também a concentração dos alunos. 
Culminância: 
     Confeccionar um álbum com todos os trabalhos realizados durante o projeto.
No Mundo dos Animais


Justificativa
 
           
            O presente projeto irá realizar um estudo sobre os animais, assunto que é abordado no currículo do 2º ano. O projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grande grupo.
            Além de ser um assunto que desperta interesse e curiosidade dos alunos, o mesmo, será trabalhado através de estratégias lúdicas e prazerosas, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas da construção deste projeto.
            Através dos animais, procurarei também colaborar para desenvolver um ambiente agradável e de bons relacionamentos, contribuindo a ampliação das relações afetivas dos alunos, fazendo com que estes se tornem pessoas melhores: mais solidárias e que respeitem o próximo e suas individualidades.
Objetivo Geral:
           
            Compreender as principais diferenças e semelhanças entre os animais, fazendo-os distinguir cada grupo.
Objetivos Específicos:
  • Colaborar para uma aprendizagem reflexiva;
  • Desenvolver atividades dinâmicas e construtivas;
  • Ler e ouvir com atenção as histórias que tratam sobre os animais;
  • Enriquecer o vocabulário através dos contos trabalhados em aula;
  • Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade;
  • Despertar o interesse pela leitura;
  • Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
  • Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação quanto as suas características especificas.

Questões Norteadoras:
  • Que diferenças básicas existem entre os animais?

Recursos Utilizados:
  • Leituras;
  • Brincadeiras;
  • Jogos;
  • Desenhos;
  • Construção de animais com arame;
  • Músicas;
  • Dobraduras;
  • Teatro (fantoches e dedoches).

Estratégias Usadas:
  • 1 º Estratégia: Cada aluno receberá uma figura contendo um animal. Com esta gravura os alunos terão de descrever o animal que receberam para os demais colegas, segundo suas características.

  • 2 º Estratégia: Explicação dos diversos grupos de animais, sendo eles, mamíferos, aves, aquáticos, anfíbios e répteis. Logo os alunos se dividirão em grupo para colar as figuras dos animais nos cartazes correspondentes.
  • 3 º Estratégia: Bingo dos sons dos animais, os alunos deverão associar o som (CD) com o respectivo animal e marcar na cartela. O primeiro aluno que gritar “Bingo” deverá ir até o quadro e escrever os nomes dos animais de sua cartela.
  • 4 º Estratégia: Classificação dos animais. No caderno responder as perguntas propostas pela professora sobre os animais que receberão.

  • 5 º Estratégia: Peixinho e a letra. Cada aluno receberá um peixinho contendo uma letra, e cada aluno terá de dizer o nome de algum animal com aquela inicial para que o restante da turma o desenhe.
Avaliação:
A avaliação será a partir de:
  • Participação em todas as atividades propostas pelo projeto;
  • Envolvimento nas tarefas;
  • Interesse e motivação com os jogos e brincadeiras;
  • Desenvolvimeto da escrita e leitura;

Culminância do Projeto:
  • Construção de animais com arame, para expor na entrada da ecsola.
  • Entrega de lembrancinhas para a turma, contendo um animal estudado de E.V.A para que guardem como significado do nosso estudo.
  • Apresentação dos grupos com dedoches.
  • Passeio  para conhecer os animais que vivem no parque

  • Projeto Festa Junina

     

    Autoria: Juliana Kalicheski
    Duração: 10 dias
    Alunos atendidos: Ensino Fundamental
    Justificativa:
    O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 23 e 24, dia de São João. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
    Objetivos Geral:
    Como estamos no mês de Junho, estaremos trabalhando o tema: Festa
    Junina. O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.
    Objetivos Especificos:
    • Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
    • Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
    • Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
    • Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;

    Recursos:
    • Músicas;
    • Colagem;
    • Recortes;
    • Produção de enfeites para a sala;
    • Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
    • Tradições;
    • Ditado Junino;
    • Comidas típicas;
    • Origem da Festa Junina.

    Culminância:
    • Elaboração de um mural com as características de um verdadeira Festa Junina.
    • Festa Junina na sala de aula (cada aluno ficará responsável de trazer um alimento característico).

    Avaliação:
    Será avaliado no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a  organização dos alunos durante as atividades.
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