Diferenças sobre portfólio do Professor e do Aluno.
O que é o portfólio do professor?
o portfólio do professor é uma coleção razoavelmente pequena e criteriosamente organizada de materiais e recursos produzidos pelo professor ou em colaboração com outros, que sejam representativos:
do seu trabalho;
do seu estatuto profissional;
da sua competência pedagógica;
do seu conhecimento dos conteúdos que leciona; de outros atributos pessoais e profissionais que contribuem para o tornar um professor único;
Com espaço para a reflexão e auto-avaliação;
Organizado numa pasta ou dossiê ou em suporte digital.
O que é que transforma um conjunto de artefatos num portfólio?
Reflexividade (para conhecer, atuar, mudar, melhorar);
Implicação pessoal (o portfólio leva uma pessoa dentro);
Continuidade (construído e reconstruído ao longo do tempo, “longa carta” que o professor envia a si próprio);
Partilha (colegas, alunos, outros).
Reflexividade (para conhecer, atuar, mudar, melhorar);
Implicação pessoal (o portfólio leva uma pessoa dentro);
Continuidade (construído e reconstruído ao longo do tempo, “longa carta” que o professor envia a si próprio);
Partilha (colegas, alunos, outros).
O que é o portfólio do aluno?
De acordo com Valadares e Graça (1998), o portfólio do aluno pode ser entendido como uma coleção organizada e devidamente planeada de trabalhos produzidos pelo aluno ao longo de um período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão tão alargada quanto possível do seu desenvolvimento (cognitivo, metacognitivo e afetivo). Para a National Education Association, EUA (1993), corresponde a um registo da aprendizagem baseado no trabalho do aluno e na sua reflexão sobre esse trabalho.
Daqui sobressaem as características mais marcantes desta metodologia:
Daqui sobressaem as características mais marcantes desta metodologia:
· Uma coleção de trabalhos; Quer a seleção de trabalhos seja da responsabilidade do aluno, quer seja determinada pelo professor ou quer resulte de decisões negociadas entre ambos, a coleção de trabalhos resultante deve revestir-se sempre de um caráter representativo, opondo-se claramente a recolhas sistemáticas e exaustivas do trabalho desenvolvido pelo aluno;
· Criada com um propósito; Promover o desenvolvimento de competências gerais, competências específicas, constituir um elemento de avaliação dos progressos do aluno numa ou em várias disciplinas, etc.
· Com espaço para a reflexão e auto-avaliação do aluno; A “pedra de toque” do portfólio. O que o transforma num “potente” instrumento de aprendizagem e desenvolvimento.
Retomando a ideia de que o portfólio é uma pasta com gente dentro, o portfólio do aluno pode ser entendido como um roteiro dos percursos pessoais de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem do aluno, da pessoa a que pertence. É um diário educativo ou autobiografia do aprendente em que o mesmo de deve encontrar profundamente implicado (Nunes, 2000).
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