Diferenças sobre portfólio do Professor e do Aluno.

O que é o portfólio do professor?

 o portfólio do professor é uma coleção razoavelmente pequena e criteriosamente organizada de materiais e recursos produzidos pelo professor ou em colaboração com outros, que sejam representativos:
do seu trabalho;
do seu estatuto profissional;
da sua competência pedagógica;
do seu conhecimento dos conteúdos que leciona; de outros atributos pessoais e profissionais que contribuem para o tornar um professor único;
Com espaço para a reflexão e auto-avaliação;
Organizado numa pasta ou dossiê ou em suporte digital.
O que é que transforma um conjunto de artefatos num portfólio?
Reflexividade (para conhecer, atuar, mudar, melhorar);
Implicação pessoal (o portfólio leva uma pessoa dentro);
Continuidade (construído e reconstruído ao longo do tempo, “longa carta” que o professor envia a si próprio);
Partilha (colegas, alunos, outros).
O que é o portfólio do aluno?
De acordo com Valadares e Graça (1998), o portfólio do aluno pode ser entendido como uma coleção organizada e devidamente planeada de trabalhos produzidos pelo aluno ao longo de um período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão tão alargada quanto possível do seu desenvolvimento (cognitivo, metacognitivo e afetivo). Para a National Education Association, EUA (1993), corresponde a um registo da aprendizagem baseado no trabalho do aluno e na sua reflexão sobre esse trabalho.
Daqui sobressaem as características mais marcantes desta metodologia:
· Uma coleção de trabalhos; Quer a seleção de trabalhos seja da responsabilidade do aluno, quer seja determinada pelo professor ou quer resulte de decisões negociadas entre ambos, a coleção de trabalhos resultante deve revestir-se sempre de um caráter representativo, opondo-se claramente a recolhas sistemáticas e exaustivas do trabalho desenvolvido pelo aluno;
· Criada com um propósito; Promover o desenvolvimento de competências gerais, competências específicas, constituir um elemento de avaliação dos progressos do aluno numa ou em várias disciplinas, etc.
· Com espaço para a reflexão e auto-avaliação do aluno; A “pedra de toque” do portfólio. O que o transforma num “potente” instrumento de aprendizagem e desenvolvimento.
Retomando a ideia de que o portfólio é uma pasta com gente dentro, o portfólio do aluno pode ser entendido como um roteiro dos percursos pessoais de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem do aluno, da pessoa a que pertence. É um diário educativo ou autobiografia do aprendente em que o mesmo de deve encontrar profundamente implicado (Nunes, 2000).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994. OS MÉTODOS DE ENSINO LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.