Plano de Aula organizado!

escolar_025.gifescolar_025.gifescolar_025.gifescolar_025.gifescolar_025.gifescolar_025.gif

Um  planejamento de Aula consiste em 5 etapas fundamentais que são:
  • Introdução
  • Objetivos
  • Metodologia
  • Materiais
  • Avaliação
Seu planejamento deve detalhar todos estes tópicos para ser um guia completo para suas aulas. Veja agora o passo a passo destas 5 etapas + 1 dica extra para construir um planejamento de aula perfeito para qualquer disciplina.

1 – Introdução

Uma boa introdução que aborda todos os tópicos da aula fará com que você siga um caminho mais simples e prático. Além disso, uma introdução bem elaborada facilita a compreensão dos alunos, despertando interesse já de início.
Desta maneira, a introdução necessita ser rápida e precisa para que os alunos não percam o interesse e se torne uma introdução tediosa. Normalmente é indicado que a introdução tenha no máximo de 4 a 5 minutos, dependendo da complexidade do tema proposto.

2 – Objetivos

Seu planejamento de aula precisa ter os principais objetivos que serão atingidos durante as aulas. Qual dificuldade sua aula resolverá? Qual é o impacto deste tema no aprendizado dos alunos? Quais objetivos terão sua metodologia de ensino?
É fundamental listar os principais objetivos para que você tenha uma base para elaborar uma metodologia e desenvolvimento que atinja-os com praticidade.

3 – Metodologia

A parte do desenvolvimento das aulas é também uma etapa extremamente importante. Pois, é aqui que você irá reunir suas melhores ideias de como criar uma metodologia que seja melhor compreendida pelos alunos.
A partir das maiores dificuldades dos alunos em relação a determinado tema, você irá elaborar um método de estudo. Quais atividades serão necessárias para concluir os objetivos? Quais atividades colaboram com a compreensão do tema?

4 – Materiais

Quais materiais você irá utilizar neste plano de aula? É importante que você tenha muita criatividade aqui e pense principalmente no engajamento da aula. Não fique preso somente em materiais de leitura, quanto mais alternativas interativas, melhor para que sua aula tenha um bom desempenho.
Nesta etapa você levará mais tempo para planejar, afinal, você precisa identificar quais materiais e recursos você poderá utilizar em cada etapa da aula. Pense na praticidade, interatividade e simplicidade que irá elevar o nível de conhecimento dos alunos.

5 – Avaliação

Todo plano de aula precisa ter uma avaliação. Você precisa analisar da melhor forma como anda o desempenho dos alunos em relação aos temas propostos. A avaliação correta é fundamental para que o aluno relacione as questões com todo conteúdo visto nas aulas. Por isso, o conteúdo deve ser muito claro e objetivo.
É indicado que os testes, exercícios práticos, dinâmicas e avaliações sejam aplicadas logo após as aulas. Assim, os alunos têm a oportunidade de testar seus conhecimentos sobre o que acabaram de aprender.
Neste momento, você saberá também o que está dando certo e poderá encontrar gaps em seu plano de aula que podem ser corrigidos nos próximos.

6 – Dica extra: Material de estudo pra casa

Para que seu plano de aulas seja um verdadeiro sucesso e implique diretamente no desempenho dos alunos, coloque também no seu planejamento algum tipo de material de estudo pós aula. Escolha conteúdos de internet, vídeos, e-books, aulas online ou palestras que tenham relação com seu tema escolhido.
Desta maneira, os alunos poderão estudar com calma o material, sanar algumas dúvidas pendentes, tirar suas próprias conclusões e continuar a discussão na próxima aula, que pode ser a segunda parte do tema. Uma maneira bem efetiva de fixar um tema complexo na mente dos alunos.
Bons Estudos e aplicações!
escolar_025.gifescolar_025.gifescolar_025.gifescolar_025.gifescolar_025.gifescolar_025.gif

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994. OS MÉTODOS DE ENSINO LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.