Projetos que podemos estar fazendo.. Leiam...

PROJETO: CAMINHADA DA PAZ
 Demonstrar a comunidade a preocupação das escolas no combate a violência. PROJETO: MEIO AMBIENTE TEMA:“A questão ambiental nas zonas urbanas” Projeto: ”Sei não, só sei que me contaram assim” - Causos Projeto: Todos contra a Dengue 
PROJETO: SÃO TANTAS EMOÇÕES Projeto Solidariedade O projeto objetiva sensibilizar os alunos e os professores para buscar formas de minimizar as dificuldades e carências vividas por muitas crianças e adultos e é desenvolvido por meio de visitas a creches, hospitais e entidades filantrópicas.
 PROJETO: “Produtos Orgânicos: Acolha essa ideia” e “Dinossauros: mocinhos ou vilões?”, 
 PROJETO: “Horta que te quero verde” aos alunos do ensino médio. 
 PROJETO:  “Eu Sou uma Obra de Arte: Etnias do Mundo”, desenvolvido a iniciativa consistiu em descobrir semelhanças físicas entre alunos e pessoas famosas, incluindo até mesmo obras de arte, como a pintura clássica de Leonardo da Vinci, a Monalisa. Os estudantes foram caracterizados e fotografados tais quais os personagens. PROJETO :“Educação – Aproveitamento Escolar, Disciplina e Frequência”.  Serão premiados alunos dos 9º anos do ensino fundamental e dos 3º anos do ensino médio que tiveram a melhor média em todas as disciplinas. A frequência escolar foi utilizada como critério de desempate. A disciplina, por sua vez, figurou como critério de eliminação, sendo que os alunos que sofreram advertência ou suspensão perderam a oportunidade de concorrer a premiação. PROJETO: A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO PROJETO :DE OLHO VIVO NO MOSQUITO DA DENGUE  PROJETO: “Fatores relevantes na manifestação da enxaqueca”. Um dinamômetro foi utilizado para medir a quantidade de PROJETO: “Interferência de tratamentos estéticos na qualidade e resistência dos cabelos”. peso que um fio de cabelo (ruivo, loiro, castanho escuro, castanho claro e preto) consegue aguentar com ou sem chapinha, camomila, água oxigenada, tinta e babyliss. 
PROJETO: “Contaminação da mosca-da-fruta  por bactérias do gênero Wolbachia”.
 PROJETO: Consumo consciente de alimentos (Abordar questões relativas à saúde e expandir em todas as áreas de estudo)
 PROJETO: Astronomia (Despertar maior interesse dos alunos nas áreas de Ciências da Natureza, estimulando o espírito investigativo dos mesmos.) 
PROJETO: Chô  Cegonha  - gravidez na infância e  adolescência (Orientar as adolescentes sobre os cuidados  na prevenção da gravidez inesperada.) 
PROJETO: Antibullying- somos todos iguais nas próprias diferenças (Promover o esclarecimento sobre o Bullying e os danos físicos e/ou morais que pode causar às vítimas dessa prática.) 
PROJETO: Resgatando a história da escola (Fazer com que os alunos e comunidade conheçam e valorizem a história da nossa Escola.) 
PROJETO DE REDAÇÃO: penso, logo escrevo. (Desenvolver a leitura, escrita e interpretação.) 
PROJETO : As Vanguardas  Européias (Mostrar a importância das Vanguardas Europeias para o surgimento da Nova Literatura Brasileira). 
PROJETO: Conhecendo Programas Sociais (Conhecer a dinâmica e perfil dos beneficiados dos Programas Sociais existentes no Município.) 
PROJETO: “Livro sem Texto” (Chamado de “livro de imagem, álbum de figuras, álbum ilustrado, história muda, história sem palavras, livro de estampas, livro mudo, texto visual”...CAMARGO, 1998.)Primam pela exploração deste elemento e tentam potencializar, não somente o poder das imagens, mas também, em muitos deles, da materialidade do livro em si. PROJETO: “Cuidando de mim e do outro cuidarei do mundo” (Auxiliar os educandos na conscientização e responsabilização de cada sujeito diante do novo cenário ambiental.)
 PROJETO: ENSINO MÉDIO E O MERCADO DE TRABALHO COM PARCERIA DE UMA FACULDADE - Quatro momentos – palestras sobre cursos da área tecnológicas e exatas; palestras sobre área médica e biológica; palestra sobre área administrativa; orientações  acerca da escolha das profissões e teste vocacional por uma psicóloga. 
PROJETO: “Procura-se um Coração” (Despertar  interesse dos alunos na doação de órgãos.) 
PROJETO:  Poesia fora da Estante (Familiarizar o aluno com o universo literário, desenvolvendo habilidades comunicativas.) 
PROJETO: “Estampa Áfricana” (Conhecer e valorizar a cultura africana.) 
PROJETO: Feira das Tradições (nações)  (O Projeto prevê realizar o conhecimento cultural de diferentes países abrangendo: contexto histórico, linguagem, comidas típicas, danças, artes, trajes, musicalidade e esportes.
 PROJETO: ”Click  MusicaL: UM OLHAR EM MELODIA” (Transformar música em fotografia.) PROGRAMA  SOLTANDO A LÍNGUA (EDUCOMUNICAÇÃO-RADIO ESCOLAR) (Participar na programação da Rádioescola  utilizando a língua para  se expressar perante um público maior.) 
 PROJETO ESCOLAR "COM A MÃO NA ARTE" Este projeto, construir um espaço para que a juventude estudantil da nossa escola, possa se manifestar através da bela arte de interpretar artistas consagrados de nosso país, sem perder suas raízes artísticas.
 GINCANA CULTURAL DO ENSINO MÉDIO -  
FESTIVAL DE TEATRO DO ENSINO MÉDIO - 
FETEM O Teatro é uma atividade que possibilita a liberação da espontaneidade e criatividade. Os jogos dramáticos utilizados no teatro como ferramentas para a preparação do ator, podem ser agente incentivador no Ensino de Interpretação de Texto em Língua Portuguesa, e ainda proporcionar aos educandos um maior conhecimento da História Antiga, Medieval e Contemporânea, bem como interagir intimamente com as diversas formas de Arte. Pensar em teatro, antes de tudo é pensar em Arte, em Língua Portuguesa, em História, como tal, é claro que a formação do indivíduo é medida pelas relações artístico-culturais existentes na sociedade. 
PROJETO  LEITURA NA BIBLIOTECA  Cativar sua clientela de forma natural, através da dinamização de seu ambiente e atender ao princípio do Ensino Médio Inovador: Promover a valorização da leitura em todos os campos do saber, desenvolvendo a capacidade de letramento dos alunos. O projeto compõe-se de várias ações e etapas materializando-se através de oficinas com propósito pedagógico interdisciplinar. Projeto Escola e Comunidade: Um diálogo possível, necessário e urgente. As atividades/oficinas são realizadas em turno oposto ao das aulas letivas e direcionadas a um público alvo, que cativado, atraído para um ambiente dinâmico, passa a ver e a interagir com um mundo da leitura de forma crítica e ativa desenvolvendo e/ou ampliando o seu letramento. O público alvo do projeto são, prioritariamente, os alunos das turmas do Ensino Médio estendendo-se para pessoas da comunidade entorno à escola. 
PROJETO: QUEREMOS QUÍMICA PARA APRENDER...QUEREMOS ÁGUA PARA VIVER!! Para a realização do trabalho teórico/prático no desenvolvimento deste tema, serão realizados estudos sobre classes de corpos hídricos, padrões de qualidade da água, padrões de potabilidade da água, poluentes químicos e suas fontes, poluentes biológicos e suas fontes, técnicas simples de eliminação dos poluentes biológicos e químicos, meios de combate e prevenção das doenças de veiculação hídrica além de análise química simples de amostras de água a serem realizadas na escola e outras análises mais complexas a serem realizadas com apoio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação do município com a finalidade de mapear os corpos hídricos, suas classes e padrões de potabilidade e qualidade. Serão realizadas, também, campanhas para economia de água, aproveitamento da água da chuva captada pelo sistema de calhas da escola e posterior tratamento simples para uso menos nobres (lavar salas, banheiros, regar jardim, etc...) além de conhecer os sistemas de funcionamentos das ETA e ETE e as etapas envolvidas no processo. Temos também uma ação pedagógica voltada para os alunos com  o percurso escolar é marcado por sucessivas histórias de fracasso. Trata-se do
 PROJETO: RESSIGNIFICAÇÃO DA DEPENDÊNCIA que visa atender aos alunos que prosseguiram para a série seguinte com disciplinas em dependência e/ou que se encontram com baixo rendimento nas disciplinas das Áreas Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias. A metodologia proposta para ressignificar o sistema da dependência em nossa escola valoriza a aprendizagem significativa e a memorização compreensiva. É uma proposta construtivista, porque considera os aspectos motivacionais (autoestima e autorrealização) e funcionais, porque questiona e respeita o significado lógico e psicológico ao valorizar a intensa atividade do aluno. Além disso, é também uma proposta psicopedagógica, porque diferencia os conteúdos e os integra em uma intenção pedagógica, simultaneamente, sempre voltada para o crescimento do ser humano. Atentos à questão posta acima incorporamos à nossa proposta pedagógica, ações voltadas para a integração entre a escola e a comunidade, através do
 PROJETO: ESCOLA E COMUNIDADE: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO, POSSÍVEL E URGENTE. O Projeto está pensado para atuar junto à comunidade  e tem como perspectiva contribuir para melhoria da qualidade de vida da população local e mobilizar alunos para diferentes estratégias de aprendizagem através da pesquisa-ação. Além disso, objetiva oportunizar aos alunos a coleta, análise, interpretação de dados e intervenção no espaço de vivência no que tange aos aspectos geográficos, histórico, sociais, ambientais, e de saúde; além de apoiar a Associação de Moradores . As atividades do Projeto contemplam a mobilização dos alunos e da comunidade local, a realização da pesquisa de campo e sistematização do diagnóstico, elaboração e implementação do plano de ação. Assim, a principal estratégia estabelecida no plano de ação terá como propósito desenvolver a noção de cooperação e participação coletiva com o intuito de formar pessoas capacitadas que se percebam como sujeitos de intervenção no seu próprio processo histórico atentos às transformações da sociedade. Blog e Plataforma O Projeto de Blog Justificativa: Nos dias atuais não é exagero dizer que a máxima: "vale o escrito", está sendo substituído por: "vale o que é divulgado", ou "publicado", ou "fotografado", ou "filmado". Como o senso de existência ou de ser tivesse atrelado a sua devida divulgação. Devido os avanços das tecnologias da informação e comunicação está sendo legitimado o ser ou o existir pela sua divulgação/publicação. E a World WideWeb que significa em português "rede de alcance mundial", mais comumente conhecida como www ou simplesmente web é o canal de divulgação e publicação mais avançado e acessível da atualidade. Então, para existir ou ser tem que está na web. Para não ser tão radical, digamos assim: "se tiver na web está divulgado" ou "se tiver na web não está escondido, está acessível". As empresas criaram hipertextos, que são hoje o que chamamos de sites para mostrar a sua existência  ou  melhor divulgar seus produtos a  âmbito, agora, mundial. Que maravilha! E as pessoas? Que querem também se divulgarem/socializarem: suas ideias, seus projetos, seus gostos, encontrar outras pessoas, etc. Depois surgiram a redes sociais que permitiram a divulgação/socialização individual. E a escola onde entra nisso?Ou fica fora de tudo isso? Será que daria para escola ficar fora de tudo isso? Como se você alheia a essa sociedade da informação! Segundo Pozo, 2001, "as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, que estamos apenas começando a vislumbrar, mas que, seguramente, tornam necessárias novas formas de alfabetização (literária,  gráfica,  informática,  científica,  etc.)". Portanto, a escola como a instituição educadora, alfabetizadora da sociedade é que não pode ficar fora desse cibercultura. Obviamente, se a escola acompanhar os avanços informacionais da sociedade, ela poderá continuar a prestar os seus serviços formativos para os membros da nossa sociedade. O blog é uma forma sistêmica simples e interativa de hipertextos, hiperlinks, ciberespaço que pode ser facilmente utilizada por professores  e alunos como viés para divulgação de todas as atividades ocorridas na escola. Um canal na web que alimente a relação escola-sociedade, que a escola divulgue o que realiza, mas a sociedade interaja, ou seja, acesse a escola e opine, participando assim da vida escolar e da construção da Proposta Pedagógica da Escola Objetivos geral: Viabilizar a interação escola-sociedade. Objetivos específicos: Construir um blog para Escola..................................... Motivar os professores que tenham projetos no Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi a publicar todos as ações de seus projetos; Divulgar as ações/eventos pedagógicos para sociedade;  Motivar os alunos, juntamente com os professores, a alimentares o blog com atividades pedagógicas no intuito de trabalhar a autonomia do aluno; Facilitar o acesso a comunidade escolar de serviços administrativos e ações pedagógicas da escola. Metodologia: As  atividades  envolverá professores e/ou alunos das turmas de Ensino Médio Inovador no Laboratório de Informática da Escola postando as atividades realizadas do Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi no blog da escola. Meta: Alcançar todos os professores, juntamente com seus alunos, envolvidos em seus respectivos Projetos do Programa Ensino Médio Inovador-ProEMI.  Postando textos, fotos, vídeos, conteúdos, artigos, orientações, etc, no blog da escola, criando, assim, uma página para cada professor envolvido. Cronograma:  - Criar o blog, suas estruturas, páginas, etc;  - Alimentar o blog com fotos, textos, vídeos, etc, das atividades dos projetos dos professores da escola envolvidos com o Programa Ensino Médio Inovador-ProEmi. - Avaliação com os professores envolvidos no ProEmi. O  projeto,  interdisciplinar mas com a predominância do inglês, chama-se "Independence of  Brazil X Independence of the USA and Great Britain" e se encontra dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que tange à abordagem da pluralidade cultural, uma vez que isso é algo que se cobra muito do professor de inglês - proporcionar ao aluno o conhecimento de outras culturas comparando-as com a nossa, até mesmo para que possamos nos entender melhor. Língua Inglesa e Consciência Negra Como novembro é o mês da consciência negra, no projeto  abordar esse assunto. Depende da  faixa etária e nível lingüístico, a língua inglesa é usada apenas para a capa, o cabeçalho e títulos que abrem os assuntos e encerram o trabalho. Mas nem em por isso o projeto é menos importante, uma vez que novamente será abordada a pluralidade cultural americano-brasileira. Vou explicar. - 1ª folha: School/ Date (por extenso, em inglês)/ Names/ Numbers/ Class/ English Work; - 2ª folha: o início da pesquisa propriamente dita: Martin Luther King Junior X Zumbi dos Palmares X Princesa Isabel/Lei Áurea (após cada personagem intercala-se uma folha com ilustrações a respeito dos mesmos); - por fim, propus como questionamento e comparação as seguintes ideias: Considerando nascimento, origem e vida de Luther King e Zumbi, qual é a diferença entre eles (apesar de ambos terem vivido em épocas e sociedades bem distintas)? Minha intenção é que o aluno se refira ao fato de que um foi pobre e sem maiores oportunidades - pois era escravo e conhecido como bravo guerreiro - enquanto o outro pôde estudar, constituir família, enfim levar uma vida sem privações (este, por sua vez era conhecido como um líder pacifista). b) Considerando os ideais e lutas de Luther King e Zumbi, o que eles tinham em comum? Minha intenção é que o aluno responda argumentando sobre a luta pela liberdade da raça negra, basicamente. c) Em comparação com as lutas de Luther King e Zumbi, que papel teve a Princesa Isabel e a Lei Áurea? O que/quem teve mais valor? Por quê? Minha intenção é que o aluno conclua pela luta de Luther King e Zumbi, ao invés de um simples ato de governo. - última folha: Conclusion (comentários gerais do grupo sobre o trabalho) e Bibliography. Numa próxima oportunidade de desenvolvimento deste trabalho, para trazê-lo um pouco mais próximo da língua inglesa, vou acrescentar as letras de música Black or White (Michael Jackson), Ebony and Ivory (Paul McCartney) e Um sorriso negro (D. Ivone Lara) para que os alunos façam a leitura e interpretação das mesmas comparando-as com a situação dos negros na realidade brasileira (o que é e o que poderia ser). Independence Of Brazil x Independence Of The Usa And Great Britain O projeto, também interdisciplinar mas com a predominância do inglês, chama-se "Independence of Brazil X Independence of the USA and Great Britain" e se encontra dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que tange à abordagem da pluralidade cultural, uma vez que isso é algo que se cobra muito do professor de inglês - proporcionar ao aluno o conhecimento de outras culturas comparando-as com a nossa, até mesmo para que possamos nos entender melhor. Supermarket List x Educação para o Consumo No projeto sobre Supermarket List X Educação para o consumo, ressalto aqui o gosto pelo uso/manuseio do dicionário manifesto pelos alunos em atividades como esta. É sempre um componente/ingrediente a mais num ambiente de escola pública em que há carência de material diversificado para o ensino de línguas. Língua Inglesa x Preservação Ambiental Para trabalhar o tema "Preservação Ambiental", usei o filme "Procurando Nemo". Os alunos assistiram ao filme. Logo em seguida, iniciou-se uma discussão sobre meio ambiente, pois no filme observamos que o ambiente em alto mar era bem mais limpo que o ambiente próximo à praia. O próximo passo foi pedir aos alunos que tentassem fazer uma lista de todos os animais marinhos que viram (primeiro em Português e depois vertendo para o Inglês). Juntos nós fomos formando o vocabulário básico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

Maquete de Zoológico