Como Estruturar um Cronograma de Estudos.

Como Estruturar um Cronograma de Estudos!

Montando um cronograma de estudos em 3 passos

Foco e determinação são palavras de ordem para qualquer vestibulando, mas, se aliadas à organização, tornam-se mais poderosas ainda. É muito mais fácil levar um ano de vestibular de forma planejada e ordenada. Torne essa jornada mais prazerosa e eficaz a partir da estruturação de um cronograma de estudos! Confira as dicas que o Kuadro separou para você:

1. Defina seus horários e sua rotina

Definir como será a sua rotina e seus horários de estudo em geral é o passo mais importante na montagem de um cronograma de estudos. É preciso mapear quais serão os seus horários de:
  • aulas no cursinho;
  • estudo em casa;
  • descanso.

É nesse momento que você descobre quanto tempo tem disponível para estudar. Abrir mão de outras atividades faz parte do processo, mas é uma um ato temporário que pode ajudar bastante a aumentar seus conhecimentos.
É também sempre bom lembrar que momentos de descanso NÃO são dispensáveis. Seu cérebro precisa de alguns minutos entre uma hora e outra para assimilar o que você aprendeu.

2. Determine alguns objetivos

Agora que você já reuniu algumas informações sobre seus estudos é hora de definir os objetivos a serem alcançados. Já sabemos que você quer ser aprovado no vestibular, mas quebrar este ideal em pequenos pedaços é uma boa forma de observar o seu desenvolvimento. Como por exemplo:
  • alcançar uma nota x nos simulados do vestibular desejado;
  • estudar x módulos por mês;
  • revisar x conteúdos por semana.

3. Estabeleça prioridades

Estabelecer prioridades também é parte essencial de um cronograma de estudos de excelência. É preciso compreender que você deve dedicar tempo para disciplinas que têm mais dificuldade. Isso não significa deixar de lado àquelas que são fáceis!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994. OS MÉTODOS DE ENSINO LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.