Deu branco na hora da prova! O que fazer?


Deu branco na hora da prova! O que fazer?


Imagem relacionada

O que é o “branco”?

O “branco” ocorre quando, por conta do nervosismo e da ansiedade, nosso cérebro tem um bloqueio e temporariamente fica incapaz de recuperar uma informação aprendida. Conscientemente nós sabemos que temos aquela informação guardada, mas não conseguimos lembrar.
Ele é decorrente da ansiedade, que, por sua vez, é decorrente do medo. O medo é uma emoção fundamental para a nossa sobrevivência e é comum senti-lo antes de uma prova.
A ansiedade nos leva a imaginar situações negativas e o nosso cérebro acaba por despejar no corpo todas essas informações. Passamos a suar frio, sentir dores de barriga e o pensamento parece confuso e desorganizado. Nesse instante, nosso cérebro reage, revive o passado e nos bloqueia o presente… e vem o branco!

Como agir se tiver um branco na hora da prova?

É comum, quando somos atingidos pelo branco na hora da prova, que o desespero tome conta de nós. O que devemos fazer quando entramos em um estado de ansiedade e o medo se instala?
Nessas horas, uma saída é buscarmos meios de focar nossa atenção e pensamento no presente, mudando o foco dos pensamentos que estão perturbando para que possamos nos tranquilizar e nos organizar.
É necessário lembrar que o conteúdo está na sua mente e manter a calma para que você consiga “recuperá-lo”.
Algumas ações que podem te ajudar:
  • Pare por alguns minutos e se concentre em seu corpo;
  • Feche os olhos e enquanto respira se concentre no espaço que fica entre seu nariz e sua boca. Fique um tempo concentrado em sua respiração e o que sente nesse espaço;
  • Usar os cinco sentidos para focar a atenção no aqui e agora: observando o que está ao seu redor, os ruídos que está ouvindo, percebendo os cheiros do ambiente, sentindo o gosto de algo ou percebendo o que está tocando sua pele;
Ao fazer esse exercício, naturalmente, você vai focar sua atenção no presente de forma a promover um relaxamento e gerar uma sensação tranquilizante ao seu corpo.

O que posso fazer a longo prazo para evitar o “branco”?

A principal ferramenta para evitar o branco na hora da prova é adquirir confiança. Com confiança, o medo e a ansiedade durante o vestibular diminuem, o que reduz muito a chance de ter “apagão”.
Caso você não esteja se preparando para a prova, naturalmente, seu medo é mais que justificável. Por isso, preparação e empenho nos estudos são fundamentais para te dar segurança e te proteger da ansiedade e do medo.
Você precisa, basicamente, de fazer duas coisas: cuidar da sua mente e do seu corpo.
Para ser mais prático, segue algumas dicas que vão te ajudar a eliminar esse branco no dia da prova.

Preparando a mente:

  • Crie seu plano de estudos e o siga regularmente. Mais do que quantidade, é necessário termos regularidade. É melhor estudar pouco a cada dia do que muito num dia só.
  • De atenção aos conteúdos que você tem mais dificuldade. Veja e reveja quantas vezes forem necessárias.
  • Tenha alguém especialista no assunto que você possa recorrer quando a dúvida aparecer.
  • Resolva muitos exercícios, fáceis, médios e difíceis. Isso aumenta sua confiança, pois, na hora da prova, você saberá que os maiores desafios você já superou na sua preparação.

Preparando o corpo

  • Também é importante lembrar de dormir bem;
  • Se alimentar corretamente;
  • Pratique atividades físicas (dica: passear com o cachorro, correr na praça, caminhar pelo bairro e jogar futebol com os amigos são atividades físicas)

Com seu corpo bem, sua mente fica bem… e aí você fica 100% na hora do vestibular!

Como garantir que vou ter confiança?

Estar bem preparado é um pré-requisito para se sentir mais seguro na hora da prova!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994. OS MÉTODOS DE ENSINO LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.