Quantas vezes você diz NÃO para seu filho?

Você já pensou em quantas vezes por dia você fala "NÃO" para seu filho?
É não para isso ou para aquilo o dia inteiro! Uma pesquisa de observação numa escola americana verificou que uma criança entre 2 a 3 anos ouve um "NÂO" a cada minutos.
Então, é proibido dizer “Não”?
“não” pode e deve ser utilizado para educação das crianças. A questão é como e quando utilizar. Deixar de usá-lo pode gerar nos pais uma comunicação permissiva e assim adotar métodos que vão gerar confusão ao invés de educação.
1. Dizer "não" é diferente de colocar limites. O não é uma proibição, enquanto limites são regras que ensinamos para os filhos.
2. Dizer "não" é fácil, fique atento. Em momentos de cansaço e irritação falar “não pode e pronto!” é sempre mais rápido. Entretanto, você estará perdendo seu tempo! Não vai ensinar nada e possivelmente vai se irritar mais ainda.
3. Não dizer "não" é difícil. Agora vem o desafio, explicar o comportamento que você quer para o seu filho é o ponto chave da educação que ensina e transmite conhecimento. Explicar para seu filho o motivo de não fazer algo é uma das maiores demonstrações de respeito que você pode dar.
4. Os filhos aprendem com aquilo que vivenciam em casa. Se você quer respeito, seja o respeito, pratique dando e demonstrando nas suas ações, será um aprendizado maior do que somente pelas palavras.
https://www.phitters.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994. OS MÉTODOS DE ENSINO LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.