MEI para professor particular: conheça as vantagens...

Primeiramente, o que exatamente é um MEI?

O MEI é uma modalidade de registro para profissionais que trabalham por conta própria e que facilita a formalização como pequeno empreendedor. Ele surgiu com uma lei complementar em 2008 e desde então muitos profissionais autônomos que estavam atuando informalmente puderam regularizar suas atividades.
A sigla significa Microempreendedor Individual e define profissionais que atuam por conta própria com um faturamento máximo de até 60 mil reais ao ano, além de não serem sócios ou donos de empresas. Ao se registrar como MEI, o professor particular recebe um CNPJ e usufrui de diversas outras vantagens, além de manter o direito de trabalhar em escolas com carteira assinada.

E como o MEI pode ser tirado?

É fácil! O Portal do Empreendedor possui as instruções detalhadas para que você possa fazer o cadastro, além de disponibilizar muitas outras informações para microempreendedores individuais.

Quais as vantagens do MEI para Professor Particular?

Para mostrar que o registro vale a pena e que você não perderá o seu tempo à toa com burocracias, fizemos uma lista com algumas das vantagens que o microempreendedor individual possui.

1. Formalizar sua atuação como professor particular

Como dissemos, muitos professores atuam sem regularização. Mesmo que muitas vezes isso não cause problemas, é uma forma de trabalho ilegal. O registro é gratuito e ajuda a evitar problemas de vez. Portanto, vale a pena investir um pouco de tempo para atuar de forma mais tranquila e ainda usufruir das demais vantagens que o MEI possui.

2. Possibilidade de emitir nota fiscal e ganhar mais clientes

Como a plataforma Profes não emite nota para o aluno, cabe ao professor fazê-lo. Como muitos alunos solicitam isso e muitos professores não atuam ligados a empresas, criar um CNPJ como MEI possibilita ao professor poder atender essa expectativa.
Além de poder atender pessoas que precisam da emissão de nota, ter um CNPJ abre todo um mercado novo para o professor particular: atender empresas públicas e privadas, afinal, muitas se recusam a empregar os serviços de pessoas que não podem emitir nota.

3. Acesso a diversos benefícios previdenciários

Criar um MEI dá acesso a uma série de vantagens previdenciárias que os trabalhadores regularizados possuem. Isso ocorre pois, dentro da contribuição do MEI, há uma alíquota que vai para o INSS.
Ela dá direito a diversas modalidades de aposentadoria, ao auxílio-doença, ao salário maternidade e até à pensão por morte ou auxílio reclusão para a família do segurado. Com a atuação informal, essas garantias só são direito do professor caso ele contribua de outra forma para algum sistema de previdência, seja público ou privado.

4. Acesso a vantagens que uma empresa possui

Criando seu MEI, o professor particular recebe um CNPJ, que é um número de pessoa jurídica e, com isso, passa a ter acesso a vantagens que empresas possuem. Algumas dessas vantagens incluem descontos e prazos melhores ao comprarem com fornecedores, acesso a linhas de crédito e empréstimos bancários reservados para empresas, dentre outras.
Então não espere mais e corra atrás do MEI para Professor Particular! O custo para abrir um MEI é zero e é facílimo fazê-lo! Quer saber ainda mais sobre o MEI? 
Entre em contato com O Sebrae da sua cidade.
Abraço
Celia...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994. OS MÉTODOS DE ENSINO LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.