Como ser um bom professor particular.

Dar aulas particulares é uma arte. Cada professor tem seu estilo pessoal de oferecer suas aulas. É necessário ter em mente que, quando se oferece uma aula particular personalizada a um aluno, pressupõe-se que o professor está utilizando recursos didáticos pensados exclusivamente para aquele caso
.Com a internet, hoje o professor tem acesso a diversos recursos para enriquecer sua metodologia e o processo de aprendizagem do alunos. 
Podendo utilizar mapas, gráficos, imagens, vídeos, músicas, tudo à um clique de distância.Ninguém conhece seu estilo didático e seus pontos fortes melhor do que você mesmo, utilize suas principais qualidades a seu favor. 
Uma fórmula geral não funciona. Não importa o seu nível de experiência como professor ou educador, identifique seus pontos fortes, conheça e entenda quais ferramentas você se adapta mais, encontre a melhor abordagem para transmitir os seus conhecimentos.

1. Conhecimento do mundo atual


Conhecer e acompanhar as novidades do mundo digital contemporâneo e como isso influencia nos processos educacionais. Estar atualizado nas mais modernas ferramentas tecnológicas por exemplo, e saber utilizá-las é imprescindível.

2. O preparo da aula particular


É imprescindível se planejar e se preparar para o ensino individual e personalizado (seja com aulas online ou presenciais), desenvolvendo atividades pontuais, sempre conversando com os alunos (ou com os pais) para desenvolver uma metodologia focada nas necessidades e objetivos dos mesmos.

3. O início da aula


Apresentar-se respeitosamente, criar um ambiente propício para empatia, manter uma postura profissional ao mesmo tempo empática e simpática. Gerenciar o tempo e dimensionar desde o início o ritmo eficaz da aula baseado em diversos sinais enviados pelo aluno e seu contexto educacional.

4. Engajar e motivar criando uma boa relação com o aluno


O aluno gosta de receber feedbacks positivos, isso é importante para que ele perceba que está evoluindo. Por isso sempre utilize palavras de apoio para motivar e engajar seu aluno.  Saiba lidar e tenha paciência com alunos que possuem comportamentos problemáticos ou com alto grau de dificuldade de aprendizagem.

5. Ter uma boa postura e conhecer as metodologias pedagógicas para uma excelente aula particular


Existem uma série de metodologias e procedimentos que o professor deve utilizar durante uma aula, como deixar o aluno falar, questionar, caminhar para o objetivo deixando-o aprender sozinho e manter a atenção e a presença focada no processo de ensino-aprendizagem.

6. Saber encerrar uma aula deixando um legado positivo para a próxima aula ou para o futuro


Disponibilizar materiais para dar continuidade do aprendizado, mantendo as anotações limpas e organizadas para que o aluno possa acessar novamente no futuro. Agradecer a troca feita e deixar o clima positivo e motivador para que o aluno tenha autoconfiança e continue estudando sozinho com o professor quando necessário.
Sempre busque aprimoramentos. Atualizar-se, ler outros artigos do profes e de outros professores, entendendo que o mundo atual está em constante e acelerada transformação é o início de uma carreira de sucesso como professor.

Resumindo, para ser um bom professor particular é preciso:
  1. Conhecimento do mundo atual
  2. O preparo da aula particular
  3. O início da aula
  4. Engajar e motivar criando uma boa relação com o aluno
  5. Ter uma boa postura e conhecer as metodologias pedagógicas para uma excelente aula particular
  6. Saber encerrar uma aula deixando um legado positivo para a próxima aula ou para o futuro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994. OS MÉTODOS DE ENSINO LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.