Roteiro para uma boa Elaboração de Projetos...
Roteiro para Elaboração de Projetos
Na primeira reunião com o grupo estabeleça prazos e datas. Um cronograma facilita o entendimento do grupo e permite que as ações ocorram de forma organizada.
Sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:
1 - Definição do tema;
2 - Definição dos objetivos gerais;
3 - Definição dos objetivos específicos;
4 - O Projeto e a proposta pedagógica da escola;
5 - Justificativa;
6 - Metodologia;
7 - Atividades;
8 - Acompanhamento, avaliação e disseminação;
9 - Definição do título do projeto;
10 - Equipe responsável pela elaboração do projeto;
11 - Finalização.
Registre as discussões de cada etapa do projeto. O produto destas discussões vai formando o desenho do projeto e isso facilitará ao responsável pela redação final.
Um projeto é elaborado para transformar uma ideia em realidade.
Desenvolver este projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas de ação em relação a algo que desejamos alcançar.
O projeto elaborado deve ser um projeto da escola, não um projeto do diretor ou de apenas um professor.
Para isso, ele deve ser pensado, definido e elaborado coletivamente por todos os segmentos da escola.
A participação dos alunos em todas as etapas é essencial
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Etapa 1 – Definição do tema A primeira providência da equipe é definir um tema para o projeto da escola. Nunca perca de vista que: A participação dos alunos é essencial. Eles sabem melhor do que ninguém quais temas têm interesse de aprender. Como o projeto deve ser multidisciplinar, é fundamental que o tema possa ser trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas. O tema não deve estar centrado no ensino de informática. O computador e a Internet devem ser utilizados na justa medida em que forem úteis ao desenvolvimento do projeto
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Etapa 2 – Definição dos objetivos gerais Na escolha do tema já se deve procurar definir os objetivos gerais do projeto: O que a escola pretende alcançar com o projeto? O que o projeto deve mudar na escola em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos? Quais competências específicas serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do projeto? Que impacto o projeto terá sobre ambiente externo à escola?
Etapa 3 – Definição dos objetivos específicos Os objetivos específicos do projeto são objetivos mais precisos e detalhados, que, mantendo a coerência com os objetivos gerais, vão ser eventualmente perseguidos por meio de atividades específicas. Uma maneira útil de pensar os objetivos específicos é considerá-los como soluções a ser buscadas para problemas razoavelmente bem delimitados. Em um projeto cujo tema é Meio Ambiente, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria escola.
Etapa 4 – O projeto e a proposta pedagógica da escola Ao elaborar o projeto, deve-se considerar como ele vai se relacionar com a proposta pedagógica da escola. Tanto na fase de elaboração como nas fases de execução e avaliação, o projeto deve levar a escola a refletir sobre sua proposta pedagógica e buscar formas de aperfeiçoá-la.
Etapa 5 – Justificativa Procure respostas claras para as seguintes questões: 1. Por que é importante fazer o projeto? A equipe deve refletir sobre o motivo que faz valer a pena realizar esse projeto. 2. Quem se beneficiará? É importante que a equipe relacione quem vai se beneficiar direta e indiretamente com o projeto, detalhando os vários segmentos e concentrando sua atenção nos alunos, razão de ser da escola.
Etapa 6 – Metodologia Atenção especial deve ser dedicada à metodologia adotada na execução do projeto. Em especial, é necessário que ela seja: Colaborativa, envolvendo equipes cujos membros conjugam esforços na consecução de um fim comum. Integrativa, envolvendo professores, alunos e, se possível, funcionários e até mesmo membros da comunidade externa, como os pais dos alunos. Multidisciplinar, envolvendo pessoas cuja formação, atividade profissional e interesses abranjam as diferentes disciplinas em que hoje se segmenta o trabalho escolar. Abrangente quanto à faixa etária dos participantes, envolvendo alunos de diferentes séries numa mesma equipe. Também é importante que o projeto explicite: Como ele vai contribuir para modificar os hábitos de trabalho e as formas de aprendizagem na escola, de modo a dar ênfase ao desenvolvimento de competências e habilidades. Como será redimensionado o tempo e o espaço da escola, de modo que atividades envolvendo equipes multidisciplinares e alunos de múltiplas séries possam ser desenvolvidas integralmente no ambiente escolar regular. É importante levar em conta o currículo obrigatório e não contar com salas criadas especialmente para facilitar o trabalho colaborativo em projetos que ultrapassem a grade curricular, o horário escolar e os limites da sala de aula tradicional.
Etapa 7 – Atividades Agora é preciso tentar especificar as atividades centrais que levará à realização dos objetivos específicos do projeto. Faça isso respondendo às seguintes perguntas para cada atividade: O quê? Especifique a atividade a ser realizada. Com que fim? Esclareça quais habilidades e competências serão desenvolvidas com a execução desta atividade. Como? Esclareça os métodos adotados para realizar a atividade. Quando? Esclareça como a atividade vai se situar dentro do ano letivo e da grade curricular. Onde? Descreva o local onde será realizada: sala de aula, laboratórios, biblioteca, quadra, externamente à escola etc. Quem? Descreva quem são as pessoas envolvidas na atividade. Não esqueça os alunos. Com o quê? Indique os recursos materiais necessários para desenvolver esta atividade.
Etapa 8 – Acompanhamento, avaliação e disseminação a. Como será feito o acompanhamento do projeto? A equipe deve definir e relacionar as formas de acompanhamento e registro dos efeitos do projeto, tais como reuniões de acompanhamento, relatórios ou outros meios. b. Como serão medidos os efeitos do projeto? A equipe deve relacionar os indicadores (sinais que mostrem o que está acontecendo) dos efeitos do projeto com os alunos, os professores, a escola e a comunidade, à medida que suas atividades forem sendo realizadas. c. Como será transmitido o que se aprendeu? A equipe deve também descrever os meios que utilizará para comunicar a outras escolas e a todos que se interessem pela informática na escola o que foi alcançado (resultado) e como isto ocorreu (processo). O importante é que outros possam um dia aprender com esta experiência.
Etapa 9 – Título do projeto Depois de tudo feito, a equipe deve escolher um nome “bem-bolado” que possa despertar a curiosidade e o interesse das pessoas pelo projeto.
Etapa 10 – Equipe responsável pela elaboração do projeto Liste as pessoas envolvidas na elaboração do projeto e sua função na escola (diretor, coordenador, professor, aluno).
Etapa 11 – Finalização O projeto deve ter, no máximo, 10 páginas. Procure utilizar uma única cor e apenas um tipo de letra, sempre do mesmo tamanho, para dar boa leitura.
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