Alfabetização Infantil

A hora de ir para a escola!

Com o passar do tempo, os pais percebem a necessidade do seu pequeno ir para a escola. Porque assim ele vai conhecer novos amigos, aprender coisas novas e embarcar em uma nova rotina. Este é um momento delicado de atenção e paciência dos responsáveis, para sentir e adaptar à nova rotina tranquilamente. Embora esta adaptação não se dê apenas para os pequenos, mas também para os pais. Por isso, é importante que se tenha um entendimento e o acompanhamento sobre todo o período escolar.

A alfabetização infantil

Atualmente fala-se muito de uma escolarização precoce. Isto é, a criança passa pelo processo de alfabetização antes dos seis anos de idade, saindo da Educação Infantil alfabetizada. No entanto, quando isso acontece, os pequenos acabam passando o maior tempo do dia dentro da sala de aula. Embora isso possa parecer positivo inicialmente, também faz com que tenham menos tempo para realizar atividades ao ar livre, que tanto auxiliam no seu desenvolvimento físico, no amadurecimento do cérebro, na socialização afetiva e também em seu processo de aprendizagem.

Qual o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização?

Sobre o período ideal para alfabetização infantil, há especialistas que defendem que na primeira infância, a criança precisa ser criança. Ou seja, preencher seu tempo com brincadeiras e atividades ao ar livre. Por outro lado, alguns profissionais acreditam que a antecipação do processo de alfabetização beneficia o avanço cognitivo dos pequenos. É preciso que exista um equilíbrio entre a etapa inicial da alfabetização e o estímulo motor, considerando que os pré-escolares estão em idade propícia para o desenvolvimento de uma série de habilidades pessoais e interpessoais que são vitais para fomentar a criatividade.
Acredita-se que o exercício que mais se adapta ao processo de aprendizagem na Educação Infantil, consiste em apresentar uma didática que estimula a curiosidade dos pequenos através de atividades lúdicas e sensoriais. Além disso, é recomendável que nesta didática contenham materiais que apresentem informalmente o início da escrita – letras e palavras, levando em consideração a não obrigação do aprendizado formal nesta etapa.  

3 dicas para preparar seu pequeno para a alfabetização

Refletindo sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, acreditamos que o ideal é que o processo de alfabetização não aconteça de maneira precoce. Mas isso não significa que não seja possível apresentar as letras e palavras aos pequenos antes disso. Pelo contrário! Existem diferentes formas de estimular e preparar a criança para o momento da alfabetização. Confira algumas dicas que preparamos para ajudar você a iniciar este processo em casa com seu filho. Lembrando que é importante que este seja um momento prazeroso, leve e sem obrigatoriedade alguma!

1. Contar histórias

A leitura é imprescindível neste processo, pois é ela que oferece à criança um universo mágico e ilimitado de palavras, unindo diferentes significados que fazem sentido no universo infantil.

2.  Ouvir e Cantar

O universo infantil é repleto de cantigas que já fazem parte do repertório da criança ainda na barriga da mãe. Inseri-las na rotina do seu pequeno é muito bom para auxiliar o desenvolvimento da musicalidade. Cante-as para ele, assim as palavras já vão sendo assimiladas, facilitando o processo de alfabetização infantil.

3. Apresente diversos materiais

Neste processo é interessante que você apresente diferentes tipos de leituras. Tais como, revistas, jornais, panfletos, receitas, etc. Não se esqueça de fazer a leitura destes materiais de maneira pausada para que o pequeno leitor consiga assimilar todo o conteúdo apresentado a ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994. OS MÉTODOS DE ENSINO LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.