Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem...
por que o aluno não aprende?
O que são as dificuldades de aprendizagem? Por que alguns alunos apresentam dificuldades para aprender a ler e escrever que persistem ao longo dos anos escolares? É mesmo necessário um sistema de classificação diagnóstica para “rotular” os alunos?
Identificando o problema
para aprender:
Dificuldade
Cada aluno tem um perfil distinto de aprendizagem, mas diferentes alunos podem apresentar dificuldades para aprender
em atividades da mesma natureza, por exemplo, transformar as letras em
sons (i.e., decodificar).
Quando um aluno não consegue aprender como seus colegas em sala de aula,
costumamos dizer que ele tem uma dificuldade de aprendizagem. Este é um
termo bastante genérico e se refere a uma defasagem na aquisição e /ou
automatização de uma ou mais competências, sem causa evidente. A priori,
quando usamos o termo dificuldade de aprendizagem não estamos fazendo
referência à origem da dificuldade, nem às suas características, mas apenas a
um sintoma; estamos dizendo que há algo que não está bem no processo de
aprendizagem daquele aluno.
Quando aprofundamos a investigação sobre a origem e as características
das dificuldades dos alunos defasados em sala de aula, podemos identificar
dois grandes padrões.
O primeiro padrão, que denominamos dificuldade de aprendizagem, resulta da influência de condições ou eventos transitórios na vida do aluno que estão
interferindo negativamente no ato de aprender. Pode ser mudança de escola,
troca de professor, nascimento de um irmão, separação dos pais, perda de
uma familiar, falta de sono, problemas de saúde, entre outros.
Transtorno
Existe um segundo padrão que se caracteriza pelo caráter inato e persistente
das dificuldades para aprender. São dificuldades que sempre estiveram
presentes na vida escolar do aluno; ou seja, se observarmos o histórico daquele
aluno, vamos notar que ele sempre esteve significantemente defasado
na aprendizagem de uma ou mais áreas do conhecimento, sem uma
causa evidente, como uma deficiência intelectual ou sensorial. Esse segundo
padrão caracteriza o que chamamos de transtorno de aprendizagem.
A maioria dos transtornos de aprendizagem só são identificados quando a
criança ingressa na escola, mas o olhar atento da família e dos professores
do ensino infantil poderiam auxiliar na identificação precoce dos casos mais
graves.
O transtorno de aprendizagem pode ser específico para uma determinada
competência (por exemplo, para leitura e escrita ou para a aritmética) ou
pode envolver múltiplas competências, atrapalhando diversos processos
cognitivos envolvidos na aprendizagem. Nesse último caso, estamos diante
de um transtorno global de aprendizagem.
Embora o transtorno global de aprendizagem tenha impacto significativo
no processo de aprendizagem, o resultado da avaliação das alterações
cognitivas encontradas não configura uma deficiência intelectual. Entretanto,
os transtornos globais de aprendizagem estão geralmente relacionados
a atrasos importantes do desenvolvimento da linguagem e de outras
funções cognitivas.Portanto, quando estamos diante de um aluno que está em situação de
defasagem de aprendizagem, podemos suspeitar de uma dificuldade ou
de um transtorno de aprendizagem. Somente uma avaliação especializada
vai poder definir e caracterizar a natureza e a gravidade do problema,
mas isso não impede que o professor esteja atento a todos os alunos que
não estejam acompanhando seus colegas em sala de aula e ofereça-lhes
ajuda. Em toda avaliação multidisciplinar da aprendizagem, a observação
do professor é fundamental para ajudar a definir a natureza e a implicação
das dificuldades encontradas. Para ajudarmos esse aluno de forma mais
eficaz, precisamos caracterizar bem suas áreas de dificuldade e também
seus talentos.
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