Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem...


por que o aluno não aprende?

O que são as dificuldades de aprendizagem? Por que alguns alunos apresentam dificuldades para aprender a ler e escrever que persistem ao longo dos anos escolares? É mesmo necessário um sistema de classificação diagnóstica para “rotular” os alunos?
Identificando o problema para aprender
Dificuldade
Cada aluno tem um perfil distinto de aprendizagem,  mas diferentes alunos podem apresentar dificuldades para aprender em atividades da mesma natureza, por exemplo, transformar as letras em sons (i.e., decodificar). Quando um aluno não consegue aprender como seus colegas em sala de aula, costumamos dizer que ele tem uma dificuldade de aprendizagem. Este é um termo bastante genérico e se refere a uma defasagem na aquisição e /ou automatização de uma ou mais competências, sem causa evidente. A priori, quando usamos o termo dificuldade de aprendizagem não estamos fazendo referência à origem da dificuldade, nem às suas características, mas apenas a um sintoma; estamos dizendo que há algo que não está bem no processo de aprendizagem daquele aluno. Quando aprofundamos a investigação sobre a origem e as características das dificuldades dos alunos defasados em sala de aula, podemos identificar dois grandes padrões. O primeiro padrão, que denominamos dificuldade de aprendizagem, resulta da influência de condições ou eventos transitórios na vida do aluno que estão interferindo negativamente no ato de aprender. Pode ser mudança de escola, troca de professor, nascimento de um irmão, separação dos pais, perda de uma familiar, falta de sono, problemas de saúde, entre outros.
Transtorno
Existe um segundo padrão que se caracteriza pelo caráter inato e persistente das dificuldades para aprender. São dificuldades que sempre estiveram presentes na vida escolar do aluno; ou seja, se observarmos o histórico daquele aluno, vamos notar que ele sempre esteve significantemente defasado na aprendizagem de uma ou mais áreas do conhecimento, sem uma causa evidente, como uma deficiência intelectual ou sensorial. Esse segundo padrão caracteriza o que chamamos de transtorno de aprendizagem. A maioria dos transtornos de aprendizagem só são identificados quando a criança ingressa na escola, mas o olhar atento da família e dos professores do ensino infantil poderiam auxiliar na identificação precoce dos casos mais graves. O transtorno de aprendizagem pode ser específico para uma determinada competência (por exemplo, para leitura e escrita ou para a aritmética) ou pode envolver múltiplas competências, atrapalhando diversos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. Nesse último caso, estamos diante de um transtorno global de aprendizagem. Embora o transtorno global de aprendizagem tenha impacto significativo no processo de aprendizagem, o resultado da avaliação das alterações cognitivas encontradas não configura uma deficiência intelectual. Entretanto, os transtornos globais de aprendizagem estão geralmente relacionados a atrasos importantes do desenvolvimento da linguagem e de outras funções cognitivas.Portanto, quando estamos diante de um aluno que está em situação de defasagem de aprendizagem, podemos suspeitar de uma dificuldade ou de um transtorno de aprendizagem. Somente uma avaliação especializada vai poder definir e caracterizar a natureza e a gravidade do problema, mas isso não impede que o professor esteja atento a todos os alunos que não estejam acompanhando seus colegas em sala de aula e ofereça-lhes ajuda. Em toda avaliação multidisciplinar da aprendizagem, a observação do professor é fundamental para ajudar a definir a natureza e a implicação das dificuldades encontradas. Para ajudarmos esse aluno de forma mais eficaz, precisamos caracterizar bem suas áreas de dificuldade e também seus talentos.


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