Entre vários sites que oferecem tabelas periódicas com recursos dinâmicos, Ptable vale ser lembrada por estar no ar há alguns anos, pressupondo que poderemos contar com ela quando precisarmos, e ser bem rica. 


Investigando isótopos como o famoso (e trágico) Césio 137.

Seu design funcional tem o que se espera de uma tabela do gênero: Passar o ponteiro do mouse sobre um elemento acessa suas informações básicas. Mas vai bem além: Clicando-se em um elemento abre-se um artigo da Wikipedia em uma janela pop-up sem sair do site, facilitando a exploração da tabela continuamente.

O Ptable vai além do básico. Ela permite optar por colocar os lantanídeos e actinídeos no meio da tabela no formato largo, colore os elementos de acordo com o estado deles sobre diferentes temperaturas, exibe a disposição orbital dos elétrons graficamente entre inúmeras outras informações e funcionalidades.

Para tornar a tabela mais compacta basta optar por retirar peso, nome e/ou elétrons da tabela. Na busca, você poderá digitar números (que trará os elementos pelos seu número atômico), letras (que trará o elementos pelo seu símbolo) e palavras (que trará os elementos pelo nome) para destacar rapidamente os elementos.


Ainda que sua tradução para o português seja para o lusitano e falha em alguns pontos, como na hora de apresentar os compostos, vale a pena deixar esse site à mão, especialmente se você estiver envolvido com a química.

Fonte: Ptable
 Brasil Acadêmico

http://blog.brasilacademico.com/2018/02/ptable-tabela-periodica-online-em.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modelo de Relatório Final de Estágio de Psicopedagogia Clínica

 10 livros que todo Psicopedagogo deve ler.

Maquete de Zoológico