Alguns testes que podemos fazer com nossos pacientes...
Teste de Audibilização:
1. Discriminação fonemática:
24 pares de sílabas para serem distinguidos pela criança se são iguais ou
diferentes.
Consigna:
vou dizer duas sílabas e você vai me dizer se são iguais ou diferentes.
2. Memória
2.1. Memória de frases
– 6 frases apresentadas que a criança deverá repetir.
Consigna:
Direi algumas frases e gostaria que você os repetisse pra mim. Pode repetir só
o que você lembrar. Vou dizer só uma vez, por isso preste atenção.
2.2. Memória de dígitos
– conjunto de dígitos para a criança repetir.
Consigna:
Agora eu direi alguns números e, como fez com as frases, gostaria que me
repetisse.
2.3. Memória de relatos
– 3, 4, 5, 6 fatos que a criança deve repetir.
Consigna:
vou contar umas histórias para você e gostaria que me repetisse se possível,
usando as mesmas palavras.
3. Conceituação
3.1. Identificação dos
absurdos – 6 frases onde os absurdos são indicados pela
criança.
Consigna:
vou dizer algumas frases e gostaria que no final de cada uma delas você me
dissesse se o que aconteceu na frase é absurdo ou não, isto é, pode ou não
acontecer e porque você achou ou não absurdo este fato.
3.2. Identificação de
objetos e situações – identificar um objeto ou situação
apresentada.
Consigna:
vou fazer algumas perguntas e você me responderá como souber.
3.3. Definição de
palavras – palavras que a criança deverá repetir por gestos
usos, descrição, etc.
Consigna:
vou perguntar o que é tal objeto e você me responderá o que souber
3.4. Organização
sintático semântica – conjunto de três palavras para a
criança reunir significativamente.
Consigna:
vou dizer algumas palavras e gostaria que você formasse frases com elas.
3.5. Avaliação do
vocabulário compreensivo – 23 lâminas com 4 desenho, a
criança deve dizer qual desenho de cada lâmina melhor se encaixa com a palavra
dita pelo examinador.
Consigna:
vou lhe mostrar algumas figuras e lhe dizer algumas palavras. Digame qual
figura melhor representa cada palavra. (se necessário dê um exemplo).
Adaptado
de: GOLBERG, Clarissa S. A
Evolução Psicolingüística e suas Implicações na alfabetização.
1. Discriminação Fonética
Consigna:
“Vou dizer duas sílabas e você me dirá se elas são iguais ou diferentes”.
24
pares de sílabas para serem distinguidos pela criança se iguais ou diferentes
Anotar
cada par errado.
PARTE I
|
|
||
1pa / pa
|
( ) 9ga /ca
|
( ) 17za /za
|
( )
|
2pa / ba
|
( ) 10ca /ca
|
( ) 18za /sa
|
( )
|
3bo / pó
|
( ) 11fa /fa
|
( ) 19chu /zu
|
( )
|
4bo / bo
|
( ) 12fa /va
|
( ) 20chu / chu ( )
|
|
5te / te
|
( ) 13ve /ve
|
( ) 21go/go
|
( )
|
6te / de
|
( ) 14fe /ve
|
( ) 22go /co
|
( )
|
7do / do
|
( ) 15si /zi
|
( ) 23je /je
|
( )
|
8do / to
|
( ) 16si /si
|
( ) 24je /che
|
( )
|
2.
Memória
Memória de frases
Consigna:
“Eu vou dizer uma frase e gostaria que você a repetisse, pode repetir o que
você lembrar, eu direi uma vez somente, por isso preste atenção”.
PARTE II – MEMÓRIA
PARTE II A
1Lúcia faz bolo paraamãe. 2O animal feroz caiuno buraco. 3A linda menina faz as tarefasdecasa. 4No almoço comi arroz, feijão, pão
eguisadinho. _ 5Um pequeno cachorrinho entrou no pátio de
minhacasa._
6Pedro e seu irmão sobem no ônibus que vai para aescola.
Memória
de Dígitos
Consigna: “Agora eu direi alguns números e gostaria
que você, como fez com as frases, me repetisse”.
Conjunto
de dígitos para a criança repetir. Anotar a ordem que foi dita pela criança.
1)386 _
2)275 _
3)904 _
4)732 _
5) 3417 _ _
6) 6158 _ _
7) 7209 _ _
8) 1586 _ _
9) 94731
10)84239
11)52183
12)70496
Memória
de Relatos
Consigna:
“Eu vou contar algumas histórias bem pequenas e gostaria que você repetisse, se
possível usando as mesmas palavras”.
3456 fatos que a criança deve repetir, anotar os
relatos.
PARTE II
C
a)
Relato
com trêsfatos
1Ontem eradomingo._ 2As crianças foramjogarbola. 3E voltaramcansadas.
b) Relato com
quatrofatos
4O menino estavadeaniversário. _
5Convidouseusamiguinhos. 6Todoscantaramparabéns.
7E ele ficoufeliz.
c)
Relato
com cincofatos
8A menina
foi visitar suavovó. _ 9Que mora pertodoparque. 10Ela andou de rodagigante.
12E voltou ànoite.
d)
Relato
com seisfatos
13Paulo levou seus brinquedos paraaescola. _
14Na hora do recreio brincou com
seusamigos._
15Depois guardou tudonasacola. 16Ele esqueceu umcarrinho._ 17E na casachoroumuito. 18Mas no outro dia a professoraentregou.
3Conceituação
Identificação dos absurdos
Consigna: “Vou dizer algumas frases e no final de cada
uma delas você me dirá se o fato que
aconteceu na frase é absurdo ou não, isto é, não pode acontecer ou se pode
acontecer e porque você achou que é absurdo ou não estefato”.
6 frases onde os absurdos deverão ser apontados pela
criança. Anotar as respostas
PARTE III A
1 O
menino e o cachorro calçaram os seussapatos. _ _
2 As crianças acenderam a fogueiranorio. 3
Como chovia muito o menino jogouseno
lago para nãose molhar. 4
Joãozinho tem em casa um gato, um cachorro eum leão. 5
Fui na padaria comprar leite, pão casadoe
manteiga. 6
Quando faltou luz, o menino foi vertelevisão.
Identificação de objetos e situações
Consigna: “Vou lhe fazer algumas perguntas e você me
responderá como souber”.
Identificar um objeto ou situação apresentada. Anotar
as respostas.
PARTE III B
1 O que
serve paracortarcarne? 2
O que servepara escrever? 3
Onde secolocamflores? 4
Quando setomabanho? _
5 Quando se bebeágua?
Consigna: “Vou apresentar o que é tal objeto e você me
responderá o que souber”.
Palavras que a criança deve definir por gestos, usos,
descrições, etc. Anotar.
PARTE III C
1Tesoura.
2Chave.
3
Fruta._
4 Casa._
5
Papagaio._
6Bruxa.
Organização sintátiosemântica
Consigna: “Vou dizer algumas palavras soltas e
gostaria que você formasse frases usando todas as palavras que eu disser”.
Conjunto de três palavras para a criança reunir
significativamente. Anotar as frases.
PARTE III D
1 menino
– futebol– domingo
2 escola – criança– tarde
3 praça – balanço–criança
4 viagem – homem–ônibus
5 chuva – inverno –frio
Avaliação do vocabulário compreensivo
consigna: “Vou lhe mostrar algumas figuras e dizer uma
palavra e você apontará para a figura que para você representa esta palavra”.
(se necessário dê um exemplo)
23 lâminas com 4 desenhos, a criança deve identificar
o desenho que melhor se adapte a palavra dita pelo examinador. Verificar os
erros e anotar.
PARTE III E
1Brinquedo
2Trabalho
3Queda
5Herói
6Diversão
7
Cansado_
8Organizado
9Descuidado _
10Quente_
11Veloz
12Antigo _ 13Montar
14Agradecer _15Emprestar
16Competir
17Pensar
18Ajudar _ 19Perigo _
20Surpresa _21Coragem
22Rebeldia _ 23Alegria
a)
Crianças
de 7anos
|
Grupo Inferior
|
GrupoMédio
Inferior
|
GrupoMédio
Superior
|
Grupo Superior
|
I A
|
Abaixo de 16
|
De 16 a 19
|
De 19 a 22
|
Acima de 22
|
II
|
Abaixo de 20
|
De 20 a 24
|
De 24 a 28
|
Acima de 28
|
III
|
Abaixo de 27
|
De 27 a 32
|
De 32 a 37
|
Acima de 37
|
I A + II + III
|
Abaixo de 64
|
De 64 a 75
|
De 75 a 86
|
Acima de 86
|
b) crianças de 5 a 6anos
|
Grupo Inferior
|
GrupoMédio
Inferior
|
GrupoMédio
Superior
|
Grupo Superior
|
I A
|
Abaixo de 14
|
De 14 a 17
|
De 17 a 20
|
Acima de 20
|
II
|
Abaixo de 20
|
De 20 a 24
|
De 24 a 28
|
Acima de 28
|
III
|
Abaixo de 27
|
De 27 a 32
|
De 32 a 37
|
Acima de 37
|
I A + II + III
|
Abaixo de 62
|
De 62 a 73
|
De 73 a 84
|
Acima de 84
|
Prova de Diagnóstico Operatório
As provas do
diagnóstico operatório adotadas no momento atual foram selecionadas pelos
pesquisadores de acordo com os trabalhos de BarbelInhelder e são assim
relacionadas:
1.
Provas de Classificação – avaliam o domínio do sujeito a respeito da
classificação. São elas: conservação do número, matéria e líquido.
2.
Prova de Seriação:
Consta de 10m palitos graduados para serem organizados segundo seu tamanho.
3.
Mudança de critério ou Dicotomia consta de fichas com os atributos: cor,
forma e tamanho, que devem ser destacados pelo sujeito, conforme ordem dada.
4.
Qualificação da inclusão de classes esta prova pode ser realizada com flores,
como o original, ou com animais ou frutas, pois permite avaliação da qualificação
inclusiva a respeito das classescom
os elementos das subclasses.
5.
Interseção de classes
nesta prova se investiga o grau de operatividade a respeito das operações
lógicas no trato com as classes.
6.
Conservação:a
conservação diz respeito à igualdade e possibilita a percepção de que mesmo
diante de transformações o objeto conserva sua identidade, integridade ou
qualidade em questão. Estas questões são importantes para os processos
reguladores das atividades do sujeito em sua adaptação frente à realidade. O
que se observa nestas prova é o êxito ou não na variável quantitativa em
distintos conteúdos.
6.1.
Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos – prova das
fichas ou dos números, possibilita a verificação da conservação da equivalência
numérica com quantidades discretas, apesar das transformações que foram
expostas. Partese da correspondência termo a termo.
6.2. Conservação da quantidade de líquido –
prova do transvasamento de líquido, investigase o grau de conservação com um
material físico continuo em diversas variáveis.
6.3.
Composição da quantidade de líquido – nesta prova o sujeito deve encontrar
a solução num processo de síntese, diferente do anterior que era por meio da
análise do material.
6.4.Conservação
da quantidade de matéria – prova da massa, utiliza um novo material (massa
de modelar), uma está correlacionada a anterior.
6.5.Conservação
de peso
– esta prova tem êxito no segundo nível das operações concretas e indaga sobre
o grau de aquisição da invariância de peso.
6.6.Conservação de
volume – esta conservação é alcançada por volta dos 11/13 anos dentro do
período das operações concretas.
6.7.Conservação
de comprimento
– esta provaé somente administrada somente
quando o sujeito atingiu a
conservação das equivalências
numéricas, pois ela estuda a capacidade dos mesmos a respeito da transposição
ou reconstrução deste conhecimento ao nível da conservação de um contínuo
unidimensional – o comprimento e a largura.
7.
Provas do pensamento formal ou Hipotético dedutivas– provas de
combinatórias entre os elementos, que possibilitam perceber se o sujeito alcançou
o nível de
pensamento formal, apesar
do material ser concreto, a formulação do pensamento
exige um sistema de lógica
proporcional.
Aplicação
das provas
As provas
consistem de uma situação experimental elaborada, mas a técnica utilizada para
as provas é basicamente igual a todas. Consta em se interrogar o avaliado frente
aos fenômenos observáveis e/ou manipuláveis a partir dos quais se leva o
sujeito a raciocinar. Variam somentesegundo a natureza lógica dos problemas ou
de fenômenos físicos.
QUADRO DE SELEÇÃO DE PROVAS CONFORME A IDADE
Até 6 anos
|
Provas de conservação: de pequenos conjuntos discretos de elementos da
quantidade de líquido
Provas de classificação: de mudanças de critério ou dicotomia
Provas de seriação
|
6 e7 anos
|
Provas de conservação: de pequenos conjuntos discretos de elementos da
quantidade de líquido, da quantidade de
matéria, da composição
da quantidade delíquido;
Provas de classificação: de mudanças de critério ou dicotomia, interseção de classes ou qualificação da inclusão
declasses.
Provas
de seriação
|
8 e 9 anos
|
Provas
de conservação: da
largura, de peso, do volume.
Provas de classificação: interseção de classes ou
qualificação da inclusão de classes
Provas
de seriação
|
10 a 12 anos
|
Provas de conservação: da
quantidade de matéria, da
largura, da composição da quantidade de líquido, de peso.
Provas de classificação: interseção de classes ou
qualificação da inclusão de classes
|
12 anos ou mais
|
No caso de se obter êxito na prova de conservação de
volume, administra-se as provas para o pensamento formal.
|
PROVA DE LEITURA SEM IMAGEM
Nome:
_______________________________________________ Data: _____/_____ /_____
PROVA
DE LEITURA SEM IMAGEM
Leitura de Palavras
1.1
Apresentase para a criança uma lista de palavras e perguntase: O que você
acha que está escrito em cada linha da ficha?
1.2Palavras Apresentadas Resposta da Criança
1.
_______________________________
_____________________________________
2.
_______________________________
_____________________________________
3.
_______________________________
_____________________________________
4.
_______________________________
_____________________________________
5.
_______________________________
______________________________________
6.
_______________________________
______________________________________
7.
_______________________________ ______________________________________
1.3
Níveis
( )
Não utiliza o referencial
( )
Preocupa-se com a extensão da palavra escrita em relação ao tamanho do objeto.
( )
Preocupa-se com a extensão da palavra escrita e da emitida oralmente,sem
correspondência sonora.
( )
Preocupa-se com alguns sons da palavra escrita que já conhece.
( )
Leitura da palavra com algumas falhas, reformula o produto em função da
compreensão da mesma.
( )
Leitura correta da palavra
OBS:
PROVA DE LEITURA COM IMAGEM
Serve para que o aluno possa interpretar as obras,
transcender as aparências e aprender, pela arte, aspectos da realidade humana em sua dimensão singular e social.
O principal objetivo desta proposta não é ler uma imagem identificando apenas seus elementos formais isoladamente,
mas reconhecer as manifestações e expressões de cada cultura.
Nome:
_______________________________________________ Data: _____/_____ /_____
PROVA
DE LEITURA COM IMAGEM
1Leitura
de palavra
1.1
Apresentasepara a criança 7 fichas onde
existem uma figura familiar e um texto abaixo de cada imagem.
Perguntase: há algo para ler?()Sim ( ) Não
Onde? ( )
Apontou ( ) Não apontou O que está escrito?
1.2Fichas Apresentada Resposta da Criança
1.
_______________________________
_____________________________________
2.
_______________________________
_____________________________________
3.
_______________________________
_____________________________________
4.
_______________________________
_____________________________________
5.
_______________________________ ______________________________________
6.
_______________________________
______________________________________
7.
_______________________________ ______________________________________
1.3 Classificação
( ) Texto e desenhos não são diferenciados
( ) O Texto é considerado como uma
etiqueta do desenho: nele figura o nome do objeto desenhado; há diferenciação
entre texto e desenho.
( ) As prioridades do texto fornecem
indicadores que permitem sustentar a antecipação feita a partir da imagem.
OBS:
__________________________________________________________________________
2
Leitura
de orações
Apresentase
para a criança 4 fichas com imagem e texto e perguntase: Há algo para ler?
( ) Sim ()
Não
Onde? ( )
Acertou ( ) Não acertou O que
está escrito?
2.1
Ficha Apresentadas Resposta da Criança
1.
_______________________________ ___________________________________
2.
_______________________________ ___________________________________
3.
_______________________________ ___________________________________
4.
_______________________________ ___________________________________
2.2 Classificação
( )
Desenho e escrita não estão diferenciados
( )
Diferenciação entre escrita e desenho
( )
Inicio de consideração de algumas propriedades gráficas do texto
( )
Busca de uma correspondência termo a termo, entre fragmentos gráficos e
segmentações sonoras.
2.3
Níveis
( )
Não utiliza o referencial
( )
Preocupase com a extensão da palavra escrita em relação ao tamanho do
( )
Preocupase com a extensão da palavra escrita e da emitida oralmente, sem
correspondência sonora.
( ) Preocupase com alguns sons da
palavra escrita que já conhece
( )
Leitura da palavra com algumas falhas, reformula o produto em função da
compreensão da mesma.
( )
Leitura correta da palavra.
OBS:
Nome: _________________________________________________________
Série: ___________
Idade: ___________________ Data:_____ /_____/______
Características da leitura
|
Freqüência de apresentação
|
||
Fluência
|
Nunca
|
Às vezes
|
Sempre
|
Lê por palavra
|
|
|
|
Lê sem inflexão
|
|
|
|
Ignora a pontuação
|
|
|
|
Fraseia com deficiência
|
|
|
|
Apresenta dúvidas evacilações
|
|
|
|
Repete palavras conhecidas
|
|
|
|
Lê devagar
|
|
|
|
Lê de forma rápida
|
|
|
|
Perde o Lugar onde está lendo
|
|
|
|
Reconhecimento de palavras
|
Nunca
|
Ás vezes
|
Sempre
|
Tem
dificuldades em reconhecer palavras comuns a 1ª vista
|
|
|
|
Comete erros em palavras comuns
|
|
|
|
Decodifica com dificuldade palavras desconhecidas
|
|
|
|
Acrescenta palavras
|
|
|
|
Salta linhas
|
|
|
|
Substitui palavras por outras conhecidas
ouinventadas
|
|
|
|
Inverte sílabas ou palavras
|
|
|
|
Diante de palavrasdesconhecidas
|
Nunca
|
Às Vezes
|
Sempre
|
Tenta sonorizálassom porsom
|
|
|
|
Tenta sonorizá-las sílaba
asílaba
|
|
|
|
Não faz reconhecimento p/ forma, extensão
ou configuração
|
|
|
|
Falta flexibilidade para usar chaves fônicas ou
estruturais
|
|
|
|
Utilização do contexto
|
Nunca
|
Às vezes
|
Sempre
|
Adivinha excessivamente a partir do contexto
|
|
|
|
Não utiliza o contexto como chave de
reconhecimento
|
|
|
|
Substitui palavras de aparência semelhantes, mas com significados
diferentes.
|
|
|
|
Comete divergências que alteram o significado
|
|
|
|
Comete divergências que produzem disparates
|
|
|
|
Usando a voz
|
Nunca
|
Às vezes
|
Sempre
|
Enuncia com dificuldade
|
|
|
|
Omite o final das palavras
|
|
|
|
Substitui sons
|
|
|
|
Gagueja ao ler
|
|
|
|
Lê com atropelo
|
|
|
|
A voz parece nervosa ou tensa
|
|
|
|
O volume da voz é muito alto
|
|
|
|
O volume da voz é muito baixo
|
|
|
|
O volume da voz édesagradável
|
|
|
|
Emprega certa cadência ao ler
|
|
|
|
Hábitos de
postura
|
Nunca
|
Às vezes
|
Sempre
|
Segura o texto mais perto
|
|
|
|
Move a cabeça ao longo
dalinha
|
|
|
|
Mantém postura corporal
inadequada durante a leitura
|
|
|
|
Segue a linha com o dedo ou
com a régua
|
|
|
|
Move o livro sem necessidade
|
|
|
|
Dá mostras de excessivo
cansaço ao ler
|
|
|
|
Esfrega os olhos ou
enxuga lágrimas
|
|
|
|
Observações:
LEITURA
COMPREENSIVA
Nome: Série: _
Idade: Data: / /_
Compreensão
|
Reconheceu
|
Lembrou
|
||
Sim
|
Não
|
Sim
|
Não
|
|
Detalhes
|
|
|
|
|
As idéias principais
|
|
|
|
|
Açõe sem seqüência
|
|
|
|
|
Relações de causa e efeito
|
|
|
|
|
Traços dos personagens do
texto
|
|
|
|
|
Interpretação
|
Sim
|
não
|
Interpreta aspectos objetivos
do texto
|
|
|
Interpreta aspectos subjetivos
do texto
|
|
|
Estabelece relações
entre aspectos de um texto e outro
|
|
|
Tem autonomia
de interpretação
|
|
|
ORIENTAÇÃO TEMPORAL
Desenvolvimento da organização e estruturação espaço-temporal,
noções de situação, orientação espacial.
ORIENTAÇÃO TEMPORAL
Nome:_ Idade _Escolaridade _ Data da Avaliação: / / (adequar
questões conforme faixa etária)
1. Você sabe me dizer que dia é hoje?
2. E os outros dias da semana você sabe o nome?
3. Que dia vem antes deTerça? E
depois?
4. Quantos dias há na semana?
5. Em que mês estamos?
6. E os outros meses, você sabe o nome?
7. Quantos meses têm no ano?
9. E o Natal é em que mês?
10. Você sabe o nome das estações do ano?
11. Em que estação estamos?
12. Em que mês você faz aniversário?
13.
Em que ano estamos? E
o século?
14. Você sabe identificar as horas em um relógio?
15. Quantas horas possui um dia?
16. Quantos minutos tem uma hora?
17.
A que horas você janta? E quando você almoça?
18.
Quando a lua aparece? E
o sol?
19.
A que horas você levanta? E deita?
20.
Quem é mais velho, você ou seupai? Porque?
21. Agora é de manhã, tarde ou noite?
22. Você escova os dentes quando?
23. Quando você precisa colocar o casaco de lã?
24. Quando você coloca uma camisa de mangas curtas?
25. Você vai a escola no Domingo?
26.
A que horas você entra na escola? E que
você sai?
Observações:
HISTÓRIA DE VIDA
É uma técnica direcionada aos pais ou responsável, que pode ser aplicada em diferentes momentos,
tanto antes quanto após a entrevista inicial com o aluno, dependendo da necessidade.
A interpretação da história de vida é fundamental,
por subsidiar o levantamento das hipóteses e o delineamento da investigação,
ou seja, o que se aplicará em outras investigações.
Data:
Dados
obtido em entrevista com:
1.
Identificação
Nome:
Data
de nascimento:
Filiação/Pai:
Idade: Profissão:
Escolaridade:
Mãe:
Idade:
Profissão: Escolaridade:
Escola:
Fone: Série: Professor
(a): Repetências:
Encaminhado por: Posição que ocupa em relação aos
irmãos:
2.
Antecedentes
Natais Gestação
Gravidez
planejada? ()sim ( )não
Com
sentia-se a mãe durante a gravidez?
Doenças
e/ou acidentes?
Acompanhamento
médico ( )sim ( ) não Desde:
Como
foi a participação do pai durante a gravidez?
Nascimento
Parto: ( ) Cesária ( ) Normal
Duração: Choro:
Outros
dados (RH, fórceps, placenta prévia)
Neonatal
Sono: Alimentação: Doenças: Rotina (banho, horários):
Relacionamento
afetivo:
Observações:
3.
Desenvolvimento
motor
Sentou:
Engatinhou( )
Andou ( ) Equilíbrio ( )
Estímulos recebidos ( )
Da linguagem
Quando
começou a falar:
Dificuldades:
De
hábitos:
Controle
dos esfíncteres:
Independência
do banho: Vestir: Sono:
Outros
dados:
4.
Aprendizagem
Estimulação
cultural _ Interesses Relacionamento afetivo
(família, amigos)
Escolaridade
Quando
começou: Idade: série: Escola:
Rendimento escolar:
Dificuldades:
Relacionamento
sujeitoescola:
Sujeitocolegas:
Relacionamentofamíliaescola:
Outros dados
5.
Atendimentos
(fisioterapia, neurologia, psicologia, psicomotricidade)
6. OBS:
EXAME MOTOR
1.
Coordenação Fixa
/ Diadococinesia (Marionetes)
Colocase diante da criança com os
braços dobrados na altura dos cotovelos, lateralmente, e balanças as mãos de um
lado para outro.Pedir a criança que observe execute os mesmos movimentos que
o profissional fizer (primeiro com uma e
depois com as duas mãos).
Pianotages /(contar nos dedos)
Com os braços dobrados lateralmente na
altura dos cotovelos, encostar suavemente a ponta de cada dedo na ponta do
polegar.Pedir para a criança executar o mesmo movimento utilizando apenas umae
depois a outra mão.
Cópia
Colocar a folha na horizontal, lápis
colorido. Pedir para que a criança pegue o lápis e copie o que está vendo.
2. Coordenação Global
a.Andar
– andar pela sala livremente
b.Correr
– correr numa determinada direção
c.Pegar
e arremessar a bola com as duas mãos e depois com uma e com a outra mão.
3. Equilíbrio Dinâmico
a.Andar
em uma linha reta
b.Andar
em uma linha curva
c.Andar
com um pé na frente do outro
4. Equilíbrio Estático
a.Ficar
parado com os pés e os braços ao longo do corpo de olhos fechados (10
segundos).
b.Ficar
num pé só (perna dobrada na altura do joelho para traz, permanecer por 10 segundos).
Repetir com o outro pé.
5. Dissociação
· Abrir e fechar
as mãos juntas
· A criança
sentada com as mãos sobre a mesa faz o movimento com a “E” e“D”.
· Abrir e fechar
as mãos alternadamente.
· Dissociação
entre mão D e mão E: a criança bate as duas mãos sobre a mesa e depois só a
direita, novamente as duas e depois só a esquerda.
· Dissociação
entre mãos e pés: bater um pé e bater palmas, bater o outro e bater palmas.
6. Lateralidade
· Qual a sua mão
direita?
· Qual a sua mão
esquerda?
· Qual seu pé
direito?
· Qual seu pé
esquerdo?
· Qual seu olho
direito?
· Qual minha mão
esquerda?
· Qual minha mão
direita?
Coloque a:
· Mão E no olho D
· Mão D no olho E
· Mão E na orelha
D
· Mão D na orelha
E
· Mão E no olho E
· Mão D no olho D
Predominância lateral
Dominância da mão
· Atirar a bola
· Pregar um prego
· Escovar os
dentes
· Pentearse
· Girar o trinco
da porta
· Escrever
Dominância do olho
· Telescópio (tubo
de cartolina)
· Rifle
Dominância dos pés
· Chutar a bola
· Jogo de
amarelinha
7. Esquema Corporal
Pedir que a criança reconheça as partes
do corpo em si e no examinador. Se a criança tiver mais de 6 anos solicitar
mais detalhadamente.
8. Orientação Espacial
Pesquisar com a criança noções de espaço
· O que tem acima
de você?
· O que tem abaixo
de você?
· O que tem a sua
frente?
· O que tem atrás
de você?
· De que lado seu
está o objeto?
Relação perto – longe
· O que tem perto
de você aqui na sala?
· O que tem longe
de você aqui na sala?
· Você mora perto
ou longe da cidade?
· A clínica é
perto ou longe da sua casa?
· Qual das duas
(casa ou clínica) é mais perto da cidade?
9. Orientação Temporal
Noção de velocidade
· Pedir para a
criança andar devagar
· Pedir para a
criança andar bem depressa
· Pedir para a
criança andar de pressa e você faz o mesmo percurso a passos lentos e pergunta
quem chegou primeiro e por que?
· O que anda mais
depressa: o coelho ou a tartaruga?
· Como você chega
primeiro em um lugar, correndo ou pulando?
Noção de tempo
· O que você
estava fazendo antes de vir aqui?
· Qual o exercício
que você fez antes deste?
· Para você entrar
numa sala em que a porta está fechada, o que você precisa fazer?
· O que você fez
depois que entramos aqui?
· O que você faz
depois que põe o pijama?
· O que você faz
antes do almoço?
· O que você faz
depois do almoço?
10. Ritmo
· Pedir à criança
que bata com o lápis sobre a mesa no ritmo dela.
· Pedir à criança
que bata com o lápis na mesa em um ritmo lento e depois mais rápido.
· Pedir à criança
que escute bem e faça como o examinador.
Suspender após quatro estruturas erradas. (colocar um anteparo para que
a criança não veja o lápis enquanto bate).
NOME:_______________________________________________________________________
DATA:
/ / EXAMINADOR:_______________________________________
PSICOMOTRICIDADE
CONDUTAS OBSERVADAS
|
OBSERVAÇÃO
|
|
Coordenação
fina
|
Diacocinesia
|
|
Pianotagem
|
|
|
Cópia
|
|
|
Coordenação
global
|
Andarlivremente
|
|
Pegar
com as duasmãos
|
|
|
Arremessar
com uma das mãos
|
|
|
Equilíbriodinâmico
|
Trocar
e jogar a bola
|
|
Andaremlinhareta
|
|
|
Andaremlinhacurva
|
|
|
Andar
com um pénafrente do outro
|
|
|
Equilíbrioestático
|
Ficar
parado empé
|
|
Manterseem
um pé
|
|
|
Manterse
no outro pé
|
|
|
Dissociação
|
Abrir e
fechar as mãos juntas
|
|
Abrir e
fechar as mãosalternadas
|
|
|
Dissociação
entre mão D e E
|
|
|
Dissociação
entre mãos e pés
|
|
|
Lateralidade
|
Simples
emsi
|
|
Simples em outro
|
|
|
Imitargestos
|
|
|
Predominância lateral
|
Olhos
|
|
Pés
|
|
|
Mãos
|
|
|
Esquema corporal
|
Denominaçãoemsi
|
|
Denominação o outro
|
|
|
Orientação espacial
|
Posição no espaço
|
A
|
B
|
||
C
|
||
D
|
||
E
|
||
Relação pertolonge
|
A
|
|
B
|
||
C
|
||
D
|
||
E
|
||
F
|
||
Orientação temporal
|
Noção de velocidade
|
A
|
B
|
||
C
|
||
D
|
||
E
|
||
F
|
||
Noção de tempo
|
A
|
|
B
|
||
C
|
||
D
|
||
E
|
||
F
|
||
G
|
||
Ritmo
|
Próprioritmo da criança
|
A
|
Ritmo
lento e rápido
|
B
|
|
Imitarbatidas
do examinador
|
C 1 2 3
4 5 6 7 8
|
EOCA PROCEDIMENTOS DURANTE TESTE DE PSICOPEDAGOGIA.
A EOCA é utilizada como ponto de partida em todo processo de investigação diagnóstica das dificuldades
de aprendizagem.
Este instrumento consiste em uma entrevista estruturada que põe em evidência o aprendizado e conta como reativos quaisquer material,
dependendo da idade do educando e da queixa.
JORGE
VISCA
EOCA-
ENTREVISTA
OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM
OBSERVAR
OS MATERIAIS COLOCADOS EM SUA CAIXA EOCA:
MENOR DE 5 ANOS- folhas coloridas, almaço,
sulfite, borracha, vareta, tudo sempre nas embalagens.( caneta, lápis sem
apontar, apontador, canetinhas, lápis de
cor, cera etc)
MAIOR QUE 5 ANOS- massa, cubos, jogos de encaixe, livro,
revistas , caderno, cola, tinta guache, toalha pincel, borracha, tesoura,
cartões de 15 cm, diversos tipos de papel, jogos- soletrando,
quebra-cabeça(fácil) cola colorida etc)
OBJETIVOS:
Consiste em solicitar ao sujeito que
mostre ao entrevistador o que ele sabe
fazer, o que lhe ensinaram a fazer e o que aprendeu a fazer, utilizando-se de
materiais dispostos sobre a mesa( caixa)
Análise do sujeito quanto a
aprendizagem.( primeiro contato a sós com o aprendente.) Focada no fracasso
escolar.
Observar a sua reação, organização, apropriação,
imaginação, criatividade, preparação, regras utilizadas, etc.
Observar
se sabe os nomes dos materiais.
Qual/Quais
prefere? _______________________________________________________
Lápis sem ponta é para provocar a atitude normal que é
fazer a ponta.
·
Queixa- ouvir – tentando saber se a queixa
condiz com o que ele faz.
PRIMEIRO PASSO:
Mostre-me o que sabe fazer, o que lhe ensinaram a fazer e o
que aprendeu a fazer, utilizando-se de materiais dispostos sobre a mesa( ou na
caixa fechada )
Você pode fazer alguma coisa de matemática,desenhar,
escrever ou qquer coisa que lhe venha à cabeça, o que prefere fazer .“Esse
material é para que você o usecomo quiser”,
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO:
1-TEMÁTICA(é o que diz) O SIGNIFICADO DO CONTEÚDO DAS
ATIVIDADES-MANIFESTO (ATITUDES)E LATENTE( demonstra):
( ) Fala muito durante todo o tempo da sessão
( ) Fala pouco durante todo o tempo da sessão
( ) Verbaliza bem as palavras
( ) Expressa com facilidade
( ) Apresenta dificuldades para se expressar
verbalmente
( ) Fala de suas ideias, vontades e desejos(Quais?)
( ) Mostra-se retraído para se expor
( ) Sua fala tem lógica e sequência de fatos(
COMEÇO, MEIO E FIM)
( ) Parece viver num mundo de fantasias
( ) Tem consciência do que é real e do que é
imaginário
( ) Conversa sem constrangimento
( ) Não possui atitudes esperadas para uma criança
de sua faixa etária, sempre respondendo excentricamente.
( ) Respondeu
a tudo que lhe foi perguntado
( ) Omitiu-se
a alguma(s) perguntas que lhe fora feita.
1.1.CONTEÚDO
MANIFESTO( atitudes):
( )Não
demonstra capacidade de realizar tarefas sem ser solicitado e orientado.
( )
demonstra ser capaz de realizar a tarefa
( ) não
gosta de ir a escola (fracasso nas avaliações, não gosta do meio escolar, falta
de motivação para aprendizagem
( ) pega o
material e começa a desenhar , escrever, pintar, ler, etc...
( ) começa
a falar...(assunto:
( ) pede
que lhe diga o que fazer
( ) ficou
paralisado
( )
abandona o ambiente
( )Fica
irritado
( )Dobra-se
às vezes sobre seu próprio corpo
( )Indiferença
com ansiedade
( )Desligamento
da realidade
( )
Evitação fóbica= ansiedade intensa
( ) usa a borracha muitas vezes
1.2 CONTEÚDO
LATENTE:
( )Não
tem comportamento esperado para uma criança de sua faixa etária.Necessita de
muita compreensão.
( )corresponde
às expectativas do avaliador a seu respeito
2-DINÂMICA(
ATRAVÉS DA POSTURA CORPORAL, GESTOS, TOM DE VOZ, MODO DE SENTAR E MANIPULAR OS
OBJETOS):
( )Sentado,
( )
deitado
( ) hora
em pé
( ) se
mexendo muito.
( )Muito
tímido
( ) tem
um comportamento de muito apreensivo.
( ) suando
( ) O tom de voz é baixo
( ) O tom de voz é alto
( ) Sabe usar o tom de voz adequadamente
( ) Gesticula muito para falar
( ) Não consegue ficar sentado
( ) Tem atenção e concentração
(
) Anda o tempo todo
( ) Muda de lugar e troca de materiais
constantemente
( ) Pensa antes de criar ou montar algo
( ) Apresenta baixa tolerância à frustração
( ) Diante de dificuldades, desiste fácil
( ) Tem persistência e paciência
( ) Realiza as atividades com capricho
( ) Mostra-se desorganizado e descuidado
( ) Possui hábitos de higiene e zelo com os
materiais
( ) Sabe usar os materiais disponíveis,
conhece a utilidade de cada um
( ) Ao pegar os materiais, devolve no lugar
depois de usá-los
( ) Não guarda o material que usou
( ) Apresenta iniciativa
( ) Ocupa todo o espaço disponível
( ) Possui boa postura corporal
( ) Deixa cair objetos que pega
( ) Faz brincadeira simbólicas
( ) Expressa sentimentos nas brincadeiras
( ) Leitura adequada à escolaridade
( ) Interpretação de texto adequada à
escolaridade
( ) Faz cálculos
( ) Escrita adequada à escolaridade
( ) má postura, refletirá na letra.
( ) evita algum material
( )termina o que faz
( ) para na metade
Observação:
______________________________________________________________________________
3-PRODUTO(
A ESCRITA, O DESENHO, AS CONTAS, A LEITURA, o que deixa no papel ):
( )Desenho
pobre em detalhes
( )Desenho
sem riqueza de detalhes para sua faixa etária,
( )não
explorou todo material apresentado,
( )explorou
todo material apresentado,
( )prefere
usar material já conhecido.
( )Desorganizado
com os materiais, não colocou de volta na caixa.
( )organizado
com os materiais, colocou-os de volta na
caixa.
( ) Desenha e depois escreve
( ) Escreve primeiro e depois desenha
( ) Apresenta os seus desenhos com forma e
compreensão
( ) Não consegue contar ou falar sobre os seus
desenhos ou escrita
( ) Se nega a descrever sua produção
( ) Sente prazer ao terminar sua atividade e
mostrar
( ) demonstra insatisfação sobre os seus
feitos
( ) Sente-se capaz para executar o que foi
proposto
( ) Sente-se incapaz para executar o que foi
proposto
( ) Os desenhos estão no nível da idade do
aluno
( ) Prefere matérias que lhe possibilite
construir, montar e criar
( ) Fica preso no papel e lápis
( ) Executa a atividade com tranquilidade
( ) Demonstra agressividade de alguma forma em
seus desenhos e suas criações
( ) Demonstra agressividade de alguma forma no
comportamento
( ) É criativo(a)
( )
observar a fala e troca de letras-
( )
observar se evita algum material
4--DIMENSÃO
AFETIVA:
( )Para
fazer qualquer atividade precisa receber ordens de alguém, explicando o que
deve ser feito.
( )Não tem
boa coordenação motora, desenhou e descreveu.
( )Tem boa
coordenação motora
( )Demonstrou
pouca incapacidade intelectual.
( )Necessita
de estímulos diretivos que indiquem o que deve fazer e como fazer.
( )Não tem
iniciativa.
( )tem
iniciativa, não fica esperando dizer o
que deve ser realizado
( ) queixou-se de algo ou
alguém_________________________________________________
5-NÍVEL
PEDAGÓGICO OU DIMENSÃO COGNITIVA:
( )Leitura
silabada com retrocessos,
( )não
respeita a pontuação,
( )compreende
somente as palavras, não percebe o significado do texto.
( )Na
escrita pula as letras.
( )O nível
pedagógico está bastante abaixo de sua escolaridade, sua produção corresponde
ao nível do __________ ano/série.
( )Baixo
nível de atenção, dificuldade na concentração.
( )Boa
coordenação motora, traços firmes.
( )Não tem
habilidade para traçar linhas retas
( ) Suspirou
antes de começar a tarefa , indicando uma antecipação e planejamento do que
iria realizar.
( )Descreveu
o que desenhou
( )
compreensão do texto é muito pobre
( )
apresenta baixo rendimento na área de ortografia
( )
apresenta ansiedade e medo na hora de ler em voz alta
( ) comete erros frequentes na
leitura(omissões, substituições, inversões de fonemas- vogais e consoantes
sonoras.
( )Compreende o significado das palavras,
porém demora um pouco para assimilá-las.
( ) -Na escrita, troca as letras: d/t, m/n, p/b, o/u, a/e. Tem facilidade na compreensão da letra cursiva e de imprensa, já no script encontra dificuldades.
( )Tem noção de número, mas encontra dificuldades em resolver a divisão e subtração. Desse modo, não internalizou bem adição.
( )O nível pedagógico está abaixo de sua escolaridade. Sua produção corresponde ao nível de série( primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, sexta).
( )ele/a tem compreensão desse fato, porque nos relatou que se soubesse ler direito, já estaria na ____ série.
( ) -Na escrita, troca as letras: d/t, m/n, p/b, o/u, a/e. Tem facilidade na compreensão da letra cursiva e de imprensa, já no script encontra dificuldades.
( )Tem noção de número, mas encontra dificuldades em resolver a divisão e subtração. Desse modo, não internalizou bem adição.
( )O nível pedagógico está abaixo de sua escolaridade. Sua produção corresponde ao nível de série( primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, sexta).
( )ele/a tem compreensão desse fato, porque nos relatou que se soubesse ler direito, já estaria na ____ série.
6-
HIPÓTESES / Hipóteses sobre casualidade histórica
(
) vínculo positivo ou negativo?
(
) verificar o que sabe fazer( ler,
, números, letras espelhadas , desenhos
( )
necessidade de compreensão
(
)atitude de quem está muito apreensivo e inseguro
( )o medo de arriscar prefere utilizar
materiais que já conhece, bem como realizar atividades já feitas em outras
ocasiões
( ) tem alto grau de dependência e
ansiedade
(
)demonstrou capacidade intelectual , porém, necessita de estímulos
diretivos que indiquem o que deve fazer e como agir. Não consegue tomar
decisões sem consentimento ou diga que está certo ou errado
( )
ele(a) recebeu as consignas com
ansiedade. Demonstrou grande interesse em
corresponder às expectativas e como mecanismo de defesa, contou muitas
histórias no intuito de chamar a atenção.
( )Conforme
(CHAMAT 2004 P.78) o sujeito não cria algo novo, repete conhecimentos
adquiridos anteriormente, utilizando esquemas de pensamento empobrecidos,
demonstrando falta de envolvimento com o objeto de aprendizagem e,
consequentemente, com o conhecimento e com quem o transmite. Uma modalidade
Hipoassimilativa/Hipoacomodativa é criança com deficiência intelectual em grau
leve, não foi estimulada adequadamente.
( ) Tem obstáculo epistemológico (segundo
a CHAMAT são obstáculos de fora do sujeito, ou seja, algo ou alguém que possa
estar impedindo o sujeito de aprender).
( ) Nível intelectual normal com
baixa concentração de atenção em primeira vista.
( )Estágio de pensamento: Operatório Concreto com algumas oscilações.
( ) Dificuldade de atenção e raciocínio.
( ) Os seus maiores problemas de compreensão em relação às matérias escolares estão no fato de que não sabe ler e consequentemente não consegue interpretar.
( ) Dificuldades em realizar operações matemáticas.
( )Espera aprovação para realizar uma tarefa.
( ) Etiologia emocional.
( ) Problemas de ensino aprendizagem no processo de alfabetização.
( ) Falta de estímulos por parte da família.
( )Insucesso escolar.
( )Estágio de pensamento: Operatório Concreto com algumas oscilações.
( ) Dificuldade de atenção e raciocínio.
( ) Os seus maiores problemas de compreensão em relação às matérias escolares estão no fato de que não sabe ler e consequentemente não consegue interpretar.
( ) Dificuldades em realizar operações matemáticas.
( )Espera aprovação para realizar uma tarefa.
( ) Etiologia emocional.
( ) Problemas de ensino aprendizagem no processo de alfabetização.
( ) Falta de estímulos por parte da família.
( )Insucesso escolar.
7- LINHAS DE INVESTIGAÇÃO:
É necessário realizar as seguintes provas:
Diagnóstico operatório de Piaget.
Teste de Consciência Fonológica.
Avaliação Pedagógica.
Prova de Leitura e escrita, segundo a Psicogênese da Aprendizagem – Segundo Emília Ferreiro.
É necessário realizar as seguintes provas:
Diagnóstico operatório de Piaget.
Teste de Consciência Fonológica.
Avaliação Pedagógica.
Prova de Leitura e escrita, segundo a Psicogênese da Aprendizagem – Segundo Emília Ferreiro.
MINI-EOCA
TABELA- RESUMO:
Vínculo com o ambiente
escolar
(1) Alterado (2) Não-alterado
Vínculo com a aprendizagem da
matemática (1) Alterado (2) Não-alterado
Vínculo com a aprendizagem da
linguagem escrita (1)Alterado (2) Não-alterado
Desempenho acadêmico em relação à
série em curso (1) Alterado (2) Não-alterado
Desempenho na leitura (1)
Alterado(2) Não-alterado
Desempenho na escrita (1)
Alterado(2) Não-alterado
Desempenho na matemática (1)
Alterado(2)Não-alterado
Controle da atenção observado
durante a triagem (1)Alterado (2) Não-alterado
Organização e planejamento das
ações (1) Alterado (2) Não-alterado
Comunicação verbal (1) Alterado (2) Não-alterado
Expressividade e tônus corporal (1) Alterado
(2) Não-alterado
Autonomia e criatividade no uso
dos materiais (1) A lterado (2) Não-alterado
PERGUNTAS DURANTE A
ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM
(E.O.C.A.)
Nome:________________________
Turma:______________
Alguma repetência? ( ) sim
( ) não _________________
Questionar
sobre o que está fazendo:__________________________________________
Durante a produção :
1-O que você mais gosta de fazer?___________________________________________
2-O que mais gosta na escola? ______________________________________________
3-Gosta da
sala de aula?_______________________________________________
4-Do
professor?______________________________________________________
5-O que te ensinaram?______________________________________________________
6-Você sabe escrever o que você está vendo nessa gravura- revistas., gibis ?_____________
7-Soletre esta palavra para mim:____________________________________________________
6-Você sabe escrever o que você está vendo nessa gravura- revistas., gibis ?_____________
7-Soletre esta palavra para mim:____________________________________________________
8-
E o que mais você aprendeu?__________________________________________________
9- E o que mais você sabe fazer de matemática?______________________________________
10 - O que mais?_____________________________________________________________
11-Notas ?_____________________________________________________________
12-colegas que gosta _________________________________________________________
9- E o que mais você sabe fazer de matemática?______________________________________
10 - O que mais?_____________________________________________________________
11-Notas ?_____________________________________________________________
12-colegas que gosta _________________________________________________________
13-Por
que?_________________________________________________________________
14-Disciplina
favorita:___________________________________________________
15-Por
quê?___________________________________________________
16-Desde
quando? ___________________________________________________
17-Disciplina
que não gosta: ___________________________________________________
18-Por
quê? ___________________________________________________
19-Desde
quando? ___________________________________________________
20-O que
deseja fazer quando crescer? ____________________________________________
21-Por
quê? ___________________________________________________
22-Como foi sua entrada na escola atual?
23-Em sua
casa como é a tarefa?____________________________________________
Ao
acabar a atividade
1-O que te ensinaram, além disso tudo que
aprendeu?________________________________
2- Ainda falta alguma coisa na sua atividade?________________________________________
3-Perguntar o significado de cada um
deles._________________________________________
4-Instigá-lo a escrever- o que faz na escola?______________________________________
4-Instigá-lo a escrever- o que faz na escola?______________________________________
5-Você sabe escrever o que você está
vendo nessa gravura- revistas., gibis ?_______________
6-Soletre esta palavra para mim:__________________________________________________
6-Soletre esta palavra para mim:__________________________________________________
7-
E o que mais você sabe “Você já
me mostrou como lê e desenha, agora eu gostaria que você me mostrasse outra coisa”.
8-
Leitura (reconhecimento do alfabeto, decodificação de palavras e
pseudopalavras, compreensão e fluência leitora);
9-
Escrita (ditado, cópia e produção de texto);
10-
Operatórias (Seriação, classificação e conservação de quantidades);
11-- Conhecimentos
da matemática (contagem, notação numérica, resolução de operações e de
problemas orais e escritos)._________
12- Você
sabe por que está aqui comigo hoje? ( )
sim (
) não
13-O que
achou da ideia? ___________________________________________________
14-Você
quer estar aqui ou está por obrigação?
_________________________________________
15-Se
pudesse e tivesse que fazer algo para um aluno que se parecesse com você em
sala de aula, o que aconselharia, a fazerem?
Aos pais:
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Aos professores
Aos professores
16-
Vamos terminar a nossa sessão? Porque já está ficando tarde. Nessa semana ainda
voltamos a nos encontrar.
AVALIAÇAO – E.O.C.A.
Aspectos
|
Ação do sujeito
|
Possíveis causas
|
Temática
|
||
Dinâmica
|
||
Produto
|
||
Obstáculos que emergem na
relação com o conhecimento
|
||
Hipóteses
|
||
Delineamento da investigação:
|
Assinatura:______________________________________________________
Data: _____/____/______
ATIVIDADES PARA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA BLOCOS LÓGICOS
Blocos Lógicos são conjunto de pequenas peças geométricas divididas em quadrados,
retângulos, triângulos e círculos e tem por finalidade auxiliar na aprendizagem de crianças
na educação infantil e educação básica.
Podem ser confeccionados em madeira, plástico ou cartolina com diferentes tamanhos,
espessura e cores.
Serve como apoio na construção de noções de conjunto, elemento, atributo,
noção entre outras habilidades.
ATIVIDADES PARA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
COMO TRABALHAR COM BLOCOS
LÓGICOS
I. Descrição do
Material:
Material criado por Dienes.
Constitui-se de 48 peças, que combinam quatro atributos em cada uma
sendo:
· Tamanho (grande e pequeno)
· Cor (amarelo, azul e vermelho)
· Forma (círculo, quadrado, triângulo e
retângulo)
· Espessura (grosso e fino)
II. Objetivos Gerais
do Material:
Os Blocos Lógicos são de grande utilidade para crianças, auxiliando-a na
elaboração do raciocínio, passando gradativamente do concreto para ao abstrato.
Com o auxílio dos “Blocos Lógicos”, a criança organiza o pensamento,
assimilando conceitos básicos de cor, forma e tamanho, além de realizar
atividades mentais de seleção, comparação, classificação e ordenação.
III. Sugestões Gerais:
Para crianças de Maternal e Jardim I
· Separar os blocos por cor;
· Imitar 1seqüência montada pela
professora, utilizando 1 só atributo;
· Solicitar da criança, qual o “segredo
da seqüência “ (cor, tamanho, etc.
· Ordenar as peças utilizando critério
próprio, determinado pela criança.
A partir do Jardim II, poderemos utilizar 2 atributos na realização das
mesmas atividades. Além destas, iniciamos com atividades para identificação de
conjuntos de elementos mediante os seus atributos comuns.
De 1ª a 4ª série, podemos utilizar os 4 atributos ao mesmo tempo,
exigindo maior abstração e raciocínio lógico no desenvolver das atividades.
IV. Atividades
A partir daqui, seguem as atividades de n.º 1 a 15.
1. DE SURPRESAS
Material: Um saco de papel ou pano, algumas peças do Bloco Lógico.
Desenvolvimento: Colocar todas as peças
dentro do saco. Pedir que os alunos se sentem em círculo e vão passando o saco
de pano de um para o outro sem pular ninguém. A professora em determinado
momento diz “Já o aluno que estiver neste momento segurando o saco, deve pegar
uma das peças e falar para os colegas os atributos da peça que pegou. Se ele
esquecer algum atributo, a professora pode lembrá-lo de perguntas.
Variação: Ao invés de
dizer “já” pode-se usar uma radiola ou simular cuja interrupção da música
marcará a hora de parar. Ou ainda, usar cartões coloridos com significados
pré-estabelecidos. Ex.: Cartão Vermelho parar e pegar uma das peças, sentido de
rotação.
Faixa Etária: Jardim II, Jardim III, 1ª Série.
2. SALTA POÇAS
Material: Algumas peças de Blocos Lógicos.
Desenvolvimento: Inventar uma estória
sobre um personagem que para alcançar seu objetivo tenha que saltar sobre umas
poças mágicas. Mas que ele descobriu uma maneira de conseguir pular todas sem
escorregar. Para isto ele deveria falar tudo o que soubesse sobre a poça. Em
seguida a professora espalha algumas peças pelo chão e diz que serão as poças.
Um aluno por vez deve tentar percorrer o caminho. Para saltar a poça, ele
primeiro deve dizer os atributos que ela tem. Quem conseguir saltar todas as
peças recebe o “Troféu salta-poças”.
Variação: Pode-se de acordo com o que
foi trabalhado, pedir que digam apenas dois ou três atributos. Ex.: forma e
cor, ou forma, cor e tamanho.
Faixa Etária: Jardim II, Jardim III, 1ª Série.
3. CADA QUAL EM SUA CASA
Material: Cartolina ou chão riscado com o diagrama A ou B.
Desenvolvimento: Entregar uma peça para cada criança. Contar a estória
de um menino que foi trabalhar de treinador de cachorros. Só que na hora de
levar os cachorros de volta as suas casas, fez a maior confusão porque não
respeitou as placas que indicavam quem morava naquela casa. Dizer que cada peça
é um cachorro e que eles devem tentar colocar cada cachorro em sua casa.
Faixa Etária: Jardim I, II, III.
4. TREINAMENTO PARA MOTORISTAS
Material: Um jogo de 11 cartões para
cada criança. Os cartões com os símbolos podem ser feitos em estêncil e passados no
mimeógrafo. Após serem recortados devem ser colados em palito de sorvete para
facilitar o manuseio.
Desenvolvimento: Dizer que eles são
motoristas e que estão aprendendo a conhecer os tipos de carro. Assim cada vez
que a professora mostrar uma peça, eles devem levantar os cartões
correspondentes. Na primeira vez a professora pode trabalhar com apenas um
atributo, depois com dois, e assim gradativamente até abranger os quatro
atributos.
Faixa Etária: Maternal (01 Atributo); Jardim I, II (02 Atributos);
Jardim III (03 Atributos), 1ª e 2ª Séries (04 Atributos).
5. PEDIDO MUDO
Material: Os mesmos
cartões do exercício anterior. 1 a 2 jogos de Blocos Lógicos de acordo
com o número de crianças.
Desenvolvimento:
Separar a classe em duas filas, sentando uma defronte à outra. No espaço entre
as duas filas, espalhar os Bloco Lógicos. Distribuir os 11 cartões, para as
crianças. Uma criança levanta os cartões pedindo uma peça par ao companheiro da
frente. Se este pegar a certa e entregá-la a quem pediu, marcar um ponto para
fila correspondente.
Faixa Etária: Jardim
II a 2ª Série.
6. EU FALO, ELE ANOTA
Material: Um saco de papel ou pano, quadro de giz previamente preparado
como o modelo, algumas peças de “Blocos Lógicos”.
Desenvolvimento: Os alunos devem se
subdividirem em duplas. Metade das duplas devem pertencer a um grupo de a outra
metade a outro grupo. Uma das duplas inicia o jogo. Um dos alunos pega uma das
peças de dentro do saco, e vai descrevendo-a para seu colega da dupla que
simultaneamente deve ir anotando no quadro de giz. Se os dois acertaram marca um
ponto para o grupo no qual pertencem.
Faixa Etária: Jardim III a 2ª Série.
7. SEU MESTRE CHAMOU
Material: Uma peça de “Blocos Lógicos”
para cada participante.
Desenvolvimento: As crianças devem
sentar-se em círculo. A professora distribui uma peça para cada criança e fica
no centro da roda. Este exercício pode ser graduado: Vêm para o centro os que
tiverem quadrado. “Vem para o centro os que tiverem quadrado amarelos”. Vêm
para o centro os quetiverem quadrados amarelos grossos. “Os que errarem podem esperar
sentados no centro, até o começo de uma nova rodada”.
Variação: A professora pode fazer o
chamado através de cartões como os do exercício 4, só que em tamanho maior.
Faixa Etária: Variando o número de atributos, conforme atividade
descrita.
8. QUEM É O DIFERENTE?
Material: Um jogo de Blocos Lógicos
Desenvolvimento: A professora escolhe
peças que tenham atributos em comum e entre elas coloca uma que seja diferente.
Ex.: uma peça azul pequena entre outras azuis e grandes. A professora
fala ou canta uma destas peças, não é igual a outra. É diferente, para perceber
basta olhar. Quero ver agora, quem percebe a diferença. Antes que eu acabe de
cantar. As crianças devem apontar a peça diferente.
Faixa Etária: Jardim II, III e 1ª Série
9. UM DE NÓS FOI-SE EMBORA
Material: Um barbante
com as pontas amarradas – um jogo de Blocos Lógicos.
Desenvolvimento: A professora estende o barbante no chão, como se
traçasse com ele um diagrama. Dentro deste espaço formar um conjunto com peças
que tenham um, dois ou três atributos em comum. Deixar que as crianças observem
o conjunto por alguns minutos. Em seguida, pedir a um dos alunos que saia ou
feche os olhos. Retirar uma das peças, para que, quando o aluno volte ou abra
os olhos, aponte ou descreva a peça que falta. A professora pode cantar,
utilizando o ritmo da cantiga “Terezinha de Jesus um de nós foi-se embora. Qual
é, o qual será? Se souber qual é a peça, basta apenas apontar”.
Faixa Etária: Jardim II ou 2ª Série.
10. COBRA COLORIDA
Material: Um jogo de Blocos Lógicos.
Desenvolvimento: Falar para os alunos
que vai montar uma cobra. Escolher uma peça, dizendo que vai ser a cabeça.
Montar uma seqüência com três peças, dizendo: O corpo vai ser assim. Um aluno
por vez deve colocar a peça seguinte, respeitando a seqüência. Exemplo de
seqüências: grosso, fino, grosso ... Grande fino, pequeno, grande grosso ...
Faixa Etária:
Variando o número de atributos, utiliza conforme atividade n.º 04.
11. NESTA RUA
Material: Um jogo de Blocos Lógicos,
Cartolina ou chão com o esquema.
Desenvolvimento: A professora coloca o
esquema no chão e entrega uma peça para cada criança. Diz que cada uma das
peças mora numa rua. Cada aluno em sua vez, deve colocar a sua peça no lugar
certo.
12. DIFERENÇA
Material: Um jogo de Blocos Lógicos
Desenvolvimento: A professora coloca
uma das peças e diz: Vamos continuar esta seqüência, colocando uma peça que
seja igual a esta, em tido menos em uma coisa, para melhor compreensão observe
o desenho.
13. DETETIVE
Material: Uma peça para cada criança.
Cartões igual ao exercício n.º 04.
Desenvolvimento: Uma das crianças é
escolhida para ser o detetive e descobrir onde está a peça procurada. Cada
criança recebe uma peça e deve guardá-la fora do alcance da vista do detetive.
Este utilizando os cartões, deve pedir que levantem os que tiverem o atributo
que mostrou. Neste trabalho de dedução, deve descobrir quem está com a peça
procurada cujas especificações devem estar num cartão à parte.
14. DITADO DE PEÇAS
Material: Algumas peças de Blocos Lógicos
Desenvolvimento: Cada criança recebe
uma folha mimeografada com quatro ou seis tabelas. A professora mostra uma das
peças e as crianças anotam na tabela os atributos que esta peça tenha. As
anotações são feitas do X no local correspondente.
Variação: Ao invés da professora apenas mostrar a peça, ele pode distribuir as
peças para que as crianças façam as anotações.
Faixa Etária: Jardim I a 4ª Série.
15. VISPORA
Material: Uma cartela para cada
criança, um jogo de Blocos Lógicos e um saco de papel ou pano.
Desenvolvimento: Cada criança recebe
uma cartela. A professora coloca todas as peças no saco, e vai tirando uma a
uma e mostrando para ascrianças que vão anotando ou marcando se tiverem esta
peça na sua cartela. Ganha quem preencher primeiro toda a cartela. De acordo
com o que foi estudado, pode-se graduar a cartela utilizada.
16. CRIAÇÃO LIVRE
O primeiro passo é promover o reconhecimento do material. Com cartolina
ou outro material semelhante, prepare pranchas com desenhos feitos nas formas
dos blocos lógicos uma casinha formada de um retângulo e um triângulo,
por exemplo. Em seguida, os alunos reproduzem a figura utilizando as peças.
Para isso, vão observar e comparar as cores, os tamanhos e as formas que se
encaixam. O trabalho em grupo enriquece a atividade, pois as crianças
certamente vão discordar entre si. O diálogo contribuirá para o conhecimento
físico de cada bloco. Depois de completar alguns desenhos, os próprios alunos
criam novas figuras. Outra opção é apresentar um quadro às crianças para que
classifiquem os blocos. O quadro deve ser preenchido conforme os atributos
indicados pelo professor ao lado de cada conjunto.
O quadro pode ser colocado no chão ou ser pendurado na parede. Nesse
caso, as peças são presas com velcro.
17. HISTÓRIA DO PIRATA
Conte a seguinte história:
"Era uma vez um
pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de
pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave.
Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu
barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o
pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando
retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou',
esbravejou o pirata desconfiado." Nesse ponto, começa o jogo com as
crianças. Peça que cada uma escolha um bloco lógico. Ao observar as peças
sorteadas, escolha uma delas sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave
para descobrir o "marujo" que está com o tesouro. Apresente então um
quadro com três colunas. Supondo que a peça escolhida seja um triângulo
pequeno, azul e grosso, você diz:"Quem pegou o tesouro tem a peça
azul". Pedindo a ajuda das crianças, preencha os atributos no quadro.Em
seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma
triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A
atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação
entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na
mão.
18. QUAL É A PEÇA?
Para descobrir, as
crianças entram numa competição. A professora deve dividir a turma em grupos e
distribuir um conjunto de atributos para cada um contendo as características de
uma peça (por exemplo: amarelo, triângulo, grande e fino). Em seguida, o grupo
tem que selecionar a peça correspondente e apresentá-la às outras equipes. A
competição pode girar em torno de qual grupo encontra a peça correta em menos
tempo ou de qual grupo encontra mais peças corretas. À medida que acertam,
recebem uma pontuação.Outra opção é cada equipe desafiar os outros grupos da
classe distribuindo eles mesmos os atributos. Nesse jogo, as propriedades dos
blocos são apresentadas de forma separada. O raciocínio lógico estará voltado
para a composição e a decomposição das características de cada peça. Antes de
escolher a peça correta, a criança terá de imaginá-la com todas as suas
características. Esse é o mesmo processo pelo qual as crianças passarão quando
estiverem formando o conceito de número. Conforme evoluírem, saberão que o
número 4, por exemplo, é par, maior que 3 e menor que 5, sem precisar usar
materiais concretos para isso. Nessa fase, entendem também que é importante
saber os nomes corretos de cada característica. Não pode haver dúvida entre o
que é amarelo e o que é vermelho, por exemplo. Mais adiante, também não poderão
vacilar entre o que seja um quadrado e um pentágono, um número inteiro e um
fracionário. A partir dos atributos as crianças selecionam as peças: raciocínio
rápido na escolha correta dos blocos lógicos
19. O JOGO DAS DIFERENÇAS
Nesta atividade, as crianças trabalham sobre um quadro contendo três
peças. O desafio consiste em escolher a quarta peça observando que, entre ela e
sua vizinha, deverá haver o mesmo número de diferenças existente entre as
outras duas peças do quadro. As peças devem ser colocadas pelo professor de
forma que, em primeiro lugar, haja apenas uma diferença. Depois duas, três e,
por fim, quatro diferenças entre as peças. A intenção é que as crianças façam
comparações cada vez mais simultâneas quando estiverem pensando na peça que se
encaixe em todas as condições. Esse raciocínio lhes será útil em várias
situações do cotidiano, como dirigir um carro ou operar um computador, bem como
em temas futuros da Matemática. Afinal, quase sempre há mais de uma
resolução para um problema ou um sistema de equações. A criança terá que
ponderá-las para chegar à forma mais conveniente. Uma diferença: os
retângulos na linha superior diferem apenas na cor. O quadrado e o
retângulo escolhido pela criança têm apenas formas distintas Duas diferenças:
entre o círculo e o retângulo, há diferentes formas e cores. Mesma coisa
entre o triângulo e o quadrado, escolhido pela criança.
20. SIGA OS COMANDOS
As crianças vão transformar uma peça em outra seguindo uma seqüência de
comandos estabelecida pelo professor. Esses comandos são indicados numa linha
por setas combinadas com atributos. Por exemplo: uma seqüência iniciada com os
atributos círculo, azul e grosso as crianças então podem escolher a peça
correspondente. O comando seguinte é mudar para a cor vermelha. As crianças
selecionam um círculo grosso e vermelho. Em seguida, devem mudar para a
espessura fina. Então, um círculo vermelho e fino é selecionado. Assim por
diante, o professor pode continuar acrescentando comandos ou pode apresentar
uma seqüência pronta. Depois é feito o processo inverso. As crianças são então
apresentadas a uma nova seqüência de comandos, já com a última peça. Elas
deverão reverter os comandos para chegar à peça de partida. As atividades
lúdicas significativas são essenciais para o entendimento das operações
aritméticas, principalmente a soma como inverso da subtração e a multiplicação
como inverso da divisão. Desenvolvem o raciocínio lógico matemático e, também,
contribui para que as crianças resolvam problemas e entendam demonstrações,
atividades que exigem uma forma de raciocínio em etapas seqüenciais.
Ficha de trabalho
com BLOCOS LÓGICOS
Prof: J.A.NOVAES
Em cada atividade
abaixo o mais importante é, para nós, o registro da mesma. Portanto não esqueça
de fazê-lo.
1) Separe os blocos em dois grupos. É
possível realizar esta tarefa pensando em coisas diferentes?
2) Separe os blocos em três grupos. É
possível realizar esta tarefa pensando em coisas diferentes?
3) Separe os blocos em quatro grupos.
Há pelo menos uma outra maneira de fazê-lo. Tente um pouco antes de
seguir.
4) É possível separar os blocos
lógicos em cinco grupos? Por quê?
5) Separe os blocos em
seis grupos diferentes. Compare esta tarefa com a tarefa número
três. Você continua com o registro anterior?
6) Separe os blocos em 7, 8, 9,....,48
grupos. Quais os números que foi possível e quais não foram? Tente
justificar?
7) Pensando apenas na cor é possível
separar os blocos em dois grupos. Descreva este grupos.
8) Descreva todos os grupos obtidos nas
atividades acima.
9) Quais os grupos que, para
caracterizá-los, você usou apenas uma palavra? Cada uma destas palavras é
o valor de um atributo dos blocos lógicos. Exemplo: grande
ou pequeno são os valores do atributo tamanho.
10) Quais são os atributos e seus
valores nos blocos lógicos?
====================================================================
BLOCOS LÓGICOS
Fonte: http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p6.php
A Geometria exige uma
maneira específica de raciocinar, explorar e descobrir, fatores que desempenham
importante papel na concepção de espaço pela criança.
As figuras geométricas mais conhecidas pelos alunos são o quadrado, o retângulo, o triângulo e o círculo que são trabalhadas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Nas classes de educação infantil, os blocos lógicos, pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato. Foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Vygotsky (1890-1934), quando ele estudava a formação dos conceitos infantis.
As figuras geométricas mais conhecidas pelos alunos são o quadrado, o retângulo, o triângulo e o círculo que são trabalhadas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Nas classes de educação infantil, os blocos lógicos, pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato. Foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Vygotsky (1890-1934), quando ele estudava a formação dos conceitos infantis.
Eles facilitarão a
vida dos alunos nos futuros encontros com números, operações, equações e outros
conceitos da disciplina. Sua função é dar aos alunos idéias das primeiras
operações lógicas, como correspondência e classificação. Essa importância
atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço
Jean Piaget (1896-1980).
Segundo Piaget, a
aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático.
No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia,
observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico-matemático se dá
quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio
abstrato).
Material : um jogo de blocos lógicos contém 48 peças divididas em três
cores (amarelo, azul e vermelho), quatro formas (círculo, quadrado, triângulo e
retângulo), dois tamanhos (grande e pequeno) e duas espessuras (fino e grosso).
Alunos: a turma estará dividida em pequenos grupos para a realização das atividades.
1.JOGO LIVRE
Primeiramente, os alunos reconhecerão o material. Formarão desenhos com as formas dos blocos lógicos, observando e comparando as cores, os tamanhos e as formas. Esse trabalho poderá ser feito em grupo, pois os alunos, através de diálogos, enriquecerão o conhecimento das características físicas de cada bloco.
Trenzinho feito com círculos, quadrados e retângulos: formas livres no primeiro contato das crianças com as peças dos blocos lógicos.
2 - EMPILHANDO PEÇAS
Peças do material espalhadas pela mesa (ou pelo chão). Cada aluno deverá pegar uma peça e colocar no centro do grupo, de modo que as peças serão empilhadas uma a uma. O aluno deverá fazer de tudo para a “torre” não cair. Para isso os alunos terão que pensar nas peças mais adequadas para a base, meio ou topo da torre deixando as “piores” para o companheiro seguinte. Nesta atividade os alunos desenvolverão a capacidade de discernimento, raciocínio lógico e motricidade.
ANAMNESE
Anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde,
com a intenção de ser um ponto inicial no tratamento desejado.
Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista,
possui formas e técnicas corretas de serem aplicadas.
Ao seguir as técnicas, pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento,
o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto.
ANAMNESE
A anamnese consta de
uma segunda entrevista com os pais com o objetivo de retirar dados sobre a
história vital do avaliado. É conveniente realizála depois de conhecer um
pouco o paciente após o EOCA. Esta entrevista visa também confirmar ou
descartar algumas hipóteses levantadas na entrevista operativa.
A história vital dará
uma série de dados objetivos que estão vinculadosao problema atual e também permite
detectar o grau de
individuação que o
avaliado tem com a mãe, assim
como a de ser a sua história a continuação da história dela.
A entrevista deverá
conter um esquema de perguntas com dados bem estabelecidos para que o avaliado
recolha o maior número de informações possíveis, mas será somente o elemento
norteador, pois a entrevista deverá ser o mais livre possível, possibilitando
os entrevistados contarem fatos relevantes da história familiar, do avaliado,
da própria história dos entrevistados, etc.
As áreas de indagação
predominantes serão:
1. Antecedentes natais
Prénatais: referese a gestação
Perinatais: referese ao parto
Neonatais: referese ao recém nascido
2. Doenças
Graves
Comuns
Psicossomáticas
Fragilidade física
3. Desenvolvimento
Desenvolvimento motor
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento de hábitos
4. Aprendizagem
Assistemática (social)
Sistemática (escolar)
É importante incluir
que estes dados possibilitam ao psicopedagogo compreender a vida do paciente e
de sua família, contribuindo no processo de confirmação de hipóteses.
Outro item a ser
lembrado é a postura do psicopedagogo frente aos pais, lembramos que a adequação
das palavras, tom de voz, paciência e descrição fazem parte da ética profissional
e do respeito que devemos ter com os outros.
ANAMNESE
1
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome: Naturalidade:
Data de Nascimento: / /
Idade:
Filiação: Pai Idade:
Profissão: Mãe:
Idade: Profissão:
Escolaridade: Série:
Repetências: Estabelecimento de Ensino:
Endereço Residencial:
Comercial Fones residencial: Comercial:
Contato:
Línguas faladas em casa:
Informante:
2MOTIVO
DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Encaminhado por:
Idade em que foi constatado o problema:
Providências tomadas na ocasião:
3ANTECEDENTES
Concepção (se a criança foi desejada, e
o sexo, se foi concebida para salvar ou consolidar um relacionamento, posição
da criança frente aos irmãos, idade dos pais na época da concepção, abortos,
etc.).
Gestação (acidentes, hemorragias,
ameaças de aborto, vômitos, enfermidades da gestante, raio X, RH, drogas ou
álcool, acompanhamento prénatal, etc.).
Parto (condições, tipo, complicações, má
formação, necessitou de oxigênio, peso, comprimento, reflexos de sucção)
4DESENVOLVIMENTO
Sono (dorme bem, quanto tempo, acorda a
noite, mexese demais na cama, fala dormindo, é sonâmbulo, vai para a cama dos
pais, range os dentes)
Alimentação (dificuldades para mamar, boa sucção, engolia bem, tempo de amamentação, mamadeira, alimentação de
sólidos, alimentação atual, come sozinho)
Linguagem (quando aconteceu, sorriso
social, fala, balbucio, vocalização,sons
diferentes, frases, falou corretamente, desenvolvimento atual,
receptiva, expressiva e vocabulário).
Psicomotor (segue pessoas ou objetos que
estão ao seu redor, quando: sustentou a cabeça, sentou sozinho, com e sem
apoio, rastejou, engatinhou, andou, com auxílio, sem auxílio, dificuldades,
equilíbrio,agilidade)
Sócioemocional (relacionamento com o
ambiente, agressividade, dependência, timidez, com os colegas, na comunidade,
idade média dos principais amigos, atividades grupais, isoladas, gosta de estar
com outras pessoas)
5DOENÇAS
E ATENDIMENTOS MÉDICOS
Da criança (que doenças foram contraídas
pela criança, em que idade ocorreram, intensividade, acidentes, cirurgias,
fraturas, hospitalizações, por quanto tempo, uso de medicamentos, exames e
laudos médicos, convulsões, febre, aspectos auditivos, visuais, EGG)
Antecedentes de saúde da família (houve
alguém da família com DM, DV, DF ou DA, alcoólatras, internados, epiléticos,
asma, alergias, tratamento psicoterápico)
6ATIVIDADES
DE VIDA DIÁRIA
Hábitos de higiene (toma banho sozinho,
se veste, calça meias, sapatos, se penteia)
Responsabilidades por tarefas do lar
(especificar)
7DINÂMICA
FAMILIAR
Constelação
Familiar:
Nome:
Idade: Sexo: Est. Civil: Parentesco: Instrução: Trabalho:
Relacionamento dos pais entre si:
Relacionamento dos pais com os filhos:
8TIQUES E MANIPULAÇÕES (chupa dedos ou
objetos, rói unhas, enrola o cabelo)
9 HISTÓRICO ESCOLAR (préescola, gostou
de ir para escola, gosta de aprender
coisas novas, recebe ajuda nos estudos em casa, qual, reação da família frente
a suas dificuldades, dificuldades na leitura ou escrita, algum defeito de fala)
Escolas que Freqüentou: Série:
Ano:
10 OBSERVAÇÕES
Data /
/
Nome completo do profissional que
procedeu a entrevista:
Assinatura e função que exerce:____________________________________________________
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