Alguns testes que podemos fazer com nossos pacientes...

Teste de Audibilização:
1.      Discriminação fonemática: 24 pares de sílabas para serem distinguidos pela criança se são iguais ou diferentes.
Consigna: vou dizer duas sílabas e você vai me dizer se são iguais ou diferentes.

2. Memória
2.1. Memória de frases – 6 frases apresentadas que a criança deverá repetir.
Consigna: Direi algumas frases e gostaria que você os repetisse pra mim. Pode repetir só o que você lembrar. Vou dizer só uma vez, por isso preste atenção.
2.2. Memória de dígitos – conjunto de dígitos para a criança repetir.
Consigna: Agora eu direi alguns números e, como fez com as frases, gostaria que me repetisse.
2.3. Memória de relatos – 3, 4, 5, 6 fatos que a criança deve repetir.
Consigna: vou contar umas histórias para você e gostaria que me repetisse se possível, usando as mesmas palavras.

3. Conceituação

3.1. Identificação dos absurdos – 6 frases onde os absurdos são indicados pela criança.
Consigna: vou dizer algumas frases e gostaria que no final de cada uma delas você me dissesse se o que aconteceu na frase é absurdo ou não, isto é, pode ou não acontecer e porque você achou ou não absurdo este fato.

3.2. Identificação de objetos e situações – identificar um objeto ou situação apresentada.
Consigna: vou fazer algumas perguntas e você me responderá como souber.

3.3. Definição de palavras – palavras que a criança deverá repetir por gestos usos, descrição, etc.
Consigna: vou perguntar o que é tal objeto e você me responderá o que souber

3.4. Organização sintático ­ semântica – conjunto de três palavras para a criança reunir significativamente.
Consigna: vou dizer algumas palavras e gostaria que você formasse frases com elas.

3.5. Avaliação do vocabulário compreensivo – 23 lâminas com 4 desenho, a criança deve dizer qual desenho de cada lâmina melhor se encaixa com a palavra dita pelo examinador.
Consigna: vou lhe mostrar algumas figuras e lhe dizer algumas palavras. Diga­me qual figura melhor representa cada palavra. (se necessário dê um exemplo).







Adaptado de: GOLBERG, Clarissa S. A Evolução Psicolingüística e suas Implicações na alfabetização.

1.      Discriminação Fonética
Consigna: “Vou dizer duas sílabas e você me dirá se elas são iguais ou diferentes”.
­24 pares de sílabas para serem distinguidos pela criança se iguais ou diferentes
­Anotar cada par errado.

PARTE I

1­pa / pa
( )                    9­ga /ca
( )                    17­za /za
( )
2­pa / ba
( )                    10­ca /ca
( )                    18­za /sa
( )
3­bo / pó
( )                    11­fa /fa
( )                    19­chu /zu
( )
4­bo / bo
( )                    12­fa /va
( )                    20­chu / chu (  )
5­te / te
( )                    13­ve /ve
( )                    21­go/go
( )
6­te / de
( )                    14­fe /ve
( )                    22­go /co
( )
7­do / do
( )                    15­si /zi
( )                    23­je /je
( )
8­do / to
( )                    16­si /si
( )                    24­je /che
( )

2.      Memória
­ Memória de frases

Consigna: “Eu vou dizer uma frase e gostaria que você a repetisse, pode repetir o que você lembrar, eu direi uma vez somente, por isso preste atenção”.

PARTE II – MEMÓRIA PARTE II A

1­Lúcia faz bolo paraamãe.                                                                                                                   2­O animal feroz caiuno buraco.                                                                                                                              3­A linda menina faz as tarefasdecasa.                                                                                                                 4­No almoço comi arroz, feijão, pão eguisadinho. _                                                                                                    5­Um pequeno cachorrinho entrou no pátio de minhacasa._                                                                             6­Pedro e seu irmão sobem no ônibus que vai para aescola.                                                                                  
­Memória de Dígitos
Consigna: “Agora eu direi alguns números e gostaria que você, como fez com as frases, me repetisse”.
­Conjunto de dígitos para a criança repetir. Anotar a ordem que foi dita pela criança.

PARTE II B
1)3­8­6                                                                   _
2)2­7­5                                                                   _
3)9­0­4                                                                   _
4)7­3­2                                                                   _
5) 3­4­1­7 _                            _
6) 6­1­5­8 _                            _
7) 7­2­0­9 _                            _
8) 1­5­8­6 _                            _
9) 9­4­7­3­1                            
10)8­4­2­3­9                            
11)5­2­1­8­3                            
12)7­0­4­9­6                            


­Memória de Relatos
Consigna: “Eu vou contar algumas histórias bem pequenas e gostaria que você repetisse, se possível usando as mesmas palavras”.
­3­4­5­6  fatos que a criança deve repetir, anotar os relatos.


PARTE II C
a)   Relato com trêsfatos
1­Ontem eradomingo._                                                                                                                         2­As crianças foramjogarbola.                                                                                                                                     3­E voltaramcansadas.                                                                                                                                

b)   Relato com quatrofatos
4­O menino estavadeaniversário.                                                                                                        _ 5­Convidouseusamiguinhos.                                                                                                                                                                                                                                                                             6­Todoscantaramparabéns.                                                                                                                                                               7­E ele ficoufeliz.                                                                                                                                             

c)   Relato com cincofatos
8­A menina foi visitar suavovó. _                                                                                                         9­Que mora pertodoparque.                                                                                                                                      10­Ela andou de rodagigante.                                                                                                                                    

11­Comeupipoca.                                                                                                                                   
12­E voltou ànoite.                                                                                                                                


d)   Relato com seisfatos
13­Paulo levou seus brinquedos paraaescola.                                                                                     _ 14­Na hora do recreio brincou com seusamigos._                                                                                                   15­Depois guardou tudonasacola.                                                                                                                          16­Ele esqueceu umcarrinho._                                                                                                                         17­E na casachoroumuito.                                                                                                                                  18­Mas no outro dia a professoraentregou.                                                                                                             

3­Conceituação
­Identificação dos absurdos
Consigna: “Vou dizer algumas frases e no final de cada uma delas você me dirá se o fato que aconteceu na frase é absurdo ou não, isto é, não pode acontecer ou se pode acontecer e porque você achou que é absurdo ou não estefato”.
­6 frases onde os absurdos deverão ser apontados pela criança. Anotar as respostas


PARTE III A
1­ O menino e o cachorro calçaram os seussapatos. _                                                                        _ 2­ As crianças acenderam a fogueiranorio.                                                                                                    3­ Como chovia muito o menino jogou­seno lago para nãose molhar.                                                                 4­ Joãozinho tem em casa um gato, um cachorro eum leão.                                                                                       5­ Fui na padaria comprar leite, pão casadoe manteiga.                                                                                      6­ Quando faltou luz, o menino foi vertelevisão.                                                                                                   

­Identificação de objetos e situações
Consigna: “Vou lhe fazer algumas perguntas e você me responderá como souber”.
­Identificar um objeto ou situação apresentada. Anotar as respostas.


PARTE III B
1­ O que serve paracortarcarne?                                                                                                            2­ O que servepara escrever?                                                                                                                                3­ Onde secolocamflores?                                                                                                                                   4­ Quando setomabanho?                                                                                                                                    _ 5­ Quando se bebeágua?                                                                                                                                            


­Definição de palavra
Consigna: “Vou apresentar o que é tal objeto e você me responderá o que souber”.
­Palavras que a criança deve definir por gestos, usos, descrições, etc. Anotar.


PARTE III C
1­Tesoura.                                                                                                                                             
2­Chave.                                                                                                                                              
3­ Fruta._                                                                                                                                             
4­ Casa._                                                                                                                                              
5­ Papagaio._                                                                                                                                        
6­Bruxa.                                                                                                                                                


­Organização sintátio­semântica
Consigna: “Vou dizer algumas palavras soltas e gostaria que você formasse frases usando todas as palavras que eu disser”.
­Conjunto de três palavras para a criança reunir significativamente. Anotar as frases.


PARTE III D
1­ menino – futebol– domingo                                                                                                              2­ escola – criança– tarde                                                                                                                                        3­ praça – balanço–criança                                                                                                                                    4­ viagem – homem–ônibus                                                                                                                                      5­ chuva – inverno –frio                                                                                                                                         

­Avaliação do vocabulário compreensivo
consigna: “Vou lhe mostrar algumas figuras e dizer uma palavra e você apontará para a figura que para você representa esta palavra”. (se necessário dê um exemplo)
­23 lâminas com 4 desenhos, a criança deve identificar o desenho que melhor se adapte a palavra dita pelo examinador. Verificar os erros e anotar.



PARTE III E
1­Brinquedo                                                 
2­Trabalho                                                   
3­Queda                                                       

4­Transporte                                               _
5­Herói                                                         
6­Diversão                                                   
7­ Cansado_                                                
8­Organizado                                               
9­Descuidado                                             _ 10­Quente_                                                                        11­Veloz                                                                            12­Antigo      _ 13­Montar                                                    14­Agradecer                                                                 _15­Emprestar                                                                       16­Competir                                                                       17­Pensar                                                                         18­Ajudar          _ 19­Perigo                                                  _ 20­Surpresa                                                                 _21­Coragem                                                                        22­Rebeldia     _ 23­Alegria                                                 

a)   Crianças de 7anos


Grupo Inferior
GrupoMédio Inferior
GrupoMédio Superior
Grupo Superior
I A
Abaixo de 16
De 16 a 19
De 19 a 22
Acima de 22
II
Abaixo de 20
De 20 a 24
De 24 a 28
Acima de 28
III
Abaixo de 27
De 27 a 32
De 32 a 37
Acima de 37
I A + II + III
Abaixo de 64
De 64 a 75
De 75 a 86
Acima de 86



b)  crianças de 5 a 6anos


Grupo Inferior
GrupoMédio Inferior
GrupoMédio Superior
Grupo Superior
I A
Abaixo de 14
De 14 a 17
De 17 a 20
Acima de 20
II
Abaixo de 20
De 20 a 24
De 24 a 28
Acima de 28
III
Abaixo de 27
De 27 a 32
De 32 a 37
Acima de 37
I A + II + III
Abaixo de 62
De 62 a 73
De 73 a 84
Acima de 84

Prova de Diagnóstico Operatório


As provas do diagnóstico operatório adotadas no momento atual foram selecionadas pelos pesquisadores de acordo com os trabalhos de BarbelInhelder e são assim relacionadas:


1. Provas de Classificação – avaliam o domínio do sujeito a respeito da classificação. São elas: conservação do número, matéria e líquido.
2. Prova de Seriação: Consta de 10m palitos graduados para serem organizados segundo seu tamanho.
3. Mudança de critério ou Dicotomia consta de fichas com os atributos: cor, forma e tamanho, que devem ser destacados pelo sujeito, conforme ordem dada.
4. Qualificação da inclusão de classes esta prova pode ser realizada com flores, como o original, ou com animais ou frutas, pois permite avaliação da qualificação inclusiva a respeito das classescom  os  elementos das subclasses.
5. Interseção de classes nesta prova se investiga o grau de operatividade a respeito das operações lógicas no trato com as classes.
6. Conservação:a conservação diz respeito à igualdade e possibilita a percepção de que mesmo diante de transformações o objeto conserva sua identidade, integridade ou qualidade em questão. Estas questões são importantes para os processos reguladores das atividades do sujeito em sua adaptação frente à realidade. O que se observa nestas prova é o êxito ou não na variável quantitativa em distintos conteúdos.
6.1. Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos – prova das fichas ou dos números, possibilita a verificação da conservação da equivalência numérica com quantidades discretas, apesar das transformações que foram expostas. Parte­se da correspondência termo a termo.
6.2. Conservação da quantidade de líquido – prova do transvasamento de líquido, investiga­se o grau de conservação com um material físico continuo em diversas variáveis.
6.3. Composição da quantidade de líquido – nesta prova o sujeito deve encontrar a solução num processo de síntese, diferente do anterior que era por meio da análise do material.
6.4.Conservação da quantidade de matéria – prova da massa, utiliza um novo material (massa de modelar), uma está correlacionada a anterior.
6.5.Conservação de peso – esta prova tem êxito no segundo nível das operações concretas e indaga sobre o grau de aquisição da invariância de peso.
6.6.Conservação de volume – esta conservação é alcançada por volta dos 11/13 anos dentro do período das operações concretas.
6.7.Conservação de comprimento – esta provaé somente administrada   somente quando o sujeito atingiu      a conservação    das equivalências numéricas, pois ela estuda a capacidade dos mesmos a respeito da transposição ou reconstrução deste conhecimento ao nível da conservação de um contínuo unidimensional – o comprimento e a largura.
7. Provas do pensamento formal ou Hipotético dedutivas– provas de combinatórias entre os elementos, que possibilitam perceber se o sujeito   alcançou  o   nível  de   pensamento  formal,   apesar  do  material   ser concreto, a formulação do pensamento exige um            sistema de lógica
proporcional.

Aplicação das provas

As provas consistem de uma situação experimental elaborada, mas a técnica utilizada para as provas é basicamente igual a todas. Consta em se interrogar o avaliado frente aos fenômenos observáveis e/ou manipuláveis a partir dos quais se leva o sujeito a raciocinar. Variam somentesegundo a natureza lógica dos problemas ou de fenômenos físicos.

QUADRO DE SELEÇÃO DE PROVAS CONFORME A IDADE

 

 

Até 6 anos




Provas de conservação: de pequenos conjuntos discretos de elementos da quantidade  de líquido
Provas de classificação: de mudanças de critério ou dicotomia
Provas de seriação



6 e7 anos
Provas de conservação: de pequenos conjuntos discretos de elementos da quantidade de líquido, da quantidade de  matéria,  da  composição  da quantidade delíquido;
Provas de classificação: de mudanças de critério ou dicotomia, interseção  de classes ou qualificação da inclusão declasses.
Provas de seriação
8 e 9 anos
Provas de conservação: da largura, de peso, do volume.
Provas de classificação: interseção de classes ou qualificação da inclusão de classes
Provas de seriação
10 a 12 anos
Provas de conservação: da quantidade de  matéria,  da  largura,  da composição da quantidade de líquido, de peso.
Provas de classificação: interseção de classes ou qualificação da inclusão de classes
12    anos ou mais
No caso de se obter êxito na prova de conservação de volume, administra-­se  as provas para o pensamento formal.
PROVA DE LEITURA SEM IMAGEM

Nome: _______________________________________________          Data: _____/_____ /_____     

PROVA DE LEITURA SEM IMAGEM

Leitura de Palavras

1.1 Apresenta­se para a criança uma lista de palavras e pergunta­se: O que você acha que está escrito em cada linha da ficha?


1.2Palavras Apresentadas   Resposta da Criança

1. _______________________________       _____________________________________
           
2. _______________________________      _____________________________________                  
3. _______________________________      _____________________________________                             
4. _______________________________      _____________________________________                             
5. _______________________________     ______________________________________                            
6. _______________________________      ______________________________________                           
7. _______________________________     ______________________________________                 

1.3 Níveis


(           ) Não utiliza o referencial
(           ) Preocupa-­se com a extensão da palavra escrita em relação ao tamanho do objeto.
(           ) Preocupa-­se com a extensão da palavra escrita e da emitida oralmente,sem correspondência sonora.
(           ) Preocupa-­se com alguns sons da palavra escrita que já conhece.
(          ) Leitura da palavra com algumas falhas, reformula o produto em função da compreensão da mesma.
(           ) Leitura correta da palavra


OBS:

PROVA DE LEITURA COM IMAGEM

Serve para que o aluno possa interpretar as obras, 
transcender as aparências e aprender, pela arte, aspectos da realidade humana em sua dimensão singular e social. 
O principal objetivo desta proposta não é ler uma imagem identificando apenas seus elementos formais isoladamente, 
mas reconhecer as manifestações e expressões de cada cultura.
Nome: _______________________________________________          Data: _____/_____ /_____     

PROVA DE LEITURA COM IMAGEM

1­Leitura de palavra
1.1  Apresenta­separa a criança 7 fichas onde existem uma figura familiar e um texto abaixo de cada imagem.

Pergunta­se: há algo para ler?()Sim   ( ) Não
Onde? (     ) Apontou (     ) Não apontou      O que está escrito?


1.2Fichas Apresentada        Resposta da Criança

1. _______________________________       _____________________________________
           
2. _______________________________      _____________________________________                  
3. _______________________________      _____________________________________                             
4. _______________________________      _____________________________________                             
5. _______________________________     ______________________________________                            
6. _______________________________      ______________________________________                           
7. _______________________________     ______________________________________                 
1.3 Classificação

(           ) Texto e desenhos não são diferenciados
(           ) O Texto é considerado como uma etiqueta do desenho: nele figura o nome do objeto desenhado; há diferenciação entre texto e desenho.
(           ) As prioridades do texto fornecem indicadores que permitem sustentar a antecipação feita a partir da imagem.

OBS:   __________________________________________________________________________

2        Leitura de orações

Apresenta­se para a criança 4 fichas com imagem e texto e pergunta­se: Há algo para ler?
           
(           ) Sim   () Não

Onde? (           ) Acertou        (           ) Não acertou  O que está escrito?


2.1 Ficha Apresentadas       Resposta da Criança

1. _______________________________           ___________________________________     
2. _______________________________            ___________________________________    
3. _______________________________            ___________________________________    
4. _______________________________            ___________________________________

                       
2.2 Classificação

(           ) Desenho e escrita não estão diferenciados
(           ) Diferenciação entre escrita e desenho
(           ) Inicio de consideração de algumas propriedades gráficas do texto
(           ) Busca de uma correspondência termo a termo, entre fragmentos gráficos e segmentações sonoras.

2.3 Níveis
(           ) Não utiliza o referencial
(           ) Preocupa­se com a extensão da palavra escrita em relação ao tamanho do
(           ) Preocupa­se com a extensão da palavra escrita e da emitida oralmente, sem correspondência sonora.
 (          ) Preocupa­se com alguns sons da palavra escrita que já conhece
(           ) Leitura da palavra com algumas falhas, reformula o produto em função da compreensão da mesma.
(           ) Leitura correta da palavra.

OBS:









Nome: _­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________ Série: ___________
Idade: ___________________         Data:_____ /_____/______              


Características da leitura
Freqüência de apresentação
Fluência
Nunca
Às vezes
Sempre
Lê por palavra



Lê sem inflexão



Ignora a pontuação



Fraseia com deficiência



Apresenta dúvidas evacilações



Repete palavras conhecidas



Lê devagar



Lê de forma rápida



Perde o Lugar onde está lendo



Reconhecimento de palavras
Nunca
Ás vezes
Sempre
Tem dificuldades em reconhecer palavras comuns a 1ª vista



Comete erros em palavras comuns



Decodifica com dificuldade palavras  desconhecidas



Acrescenta palavras



Salta linhas



Substitui palavras por outras conhecidas ouinventadas



Inverte sílabas ou palavras



Diante de palavrasdesconhecidas
Nunca
Às Vezes
Sempre
Tenta sonorizá­lassom porsom



Tenta sonorizá­-las sílaba asílaba



Não faz       reconhecimento  p/     forma,   extensão  ou configuração



Falta    flexibilidade para        usar    chaves  fônicas     ou estruturais



Utilização do contexto
Nunca
Às vezes
Sempre
Adivinha excessivamente a partir do contexto



Não utiliza o contexto como chave de reconhecimento



Substitui palavras de aparência semelhantes, mas com significados diferentes.



Comete divergências que alteram o significado



Comete divergências que produzem disparates



Usando a voz
Nunca
Às vezes
Sempre
Enuncia com dificuldade



Omite o final das palavras



Substitui sons



Gagueja ao ler



Lê com atropelo



A voz parece nervosa ou tensa



O volume da voz é muito alto



O volume da voz é muito baixo



O volume da voz édesagradável



Emprega certa cadência ao ler





Hábitos de postura
Nunca
Às vezes
Sempre
Segura o texto mais perto



Move a cabeça ao longo dalinha



Mantém postura corporal inadequada durante a  leitura



Segue a linha com o dedo ou com a  régua



Move o livro sem necessidade



Dá mostras de excessivo cansaço ao  ler



Esfrega os olhos ou enxuga lágrimas






Observações:




LEITURA COMPREENSIVA

Nome:                                                                                                                      Série:                    _
Idade:                                                                               Data:                      /                  /_                  



Compreensão
Reconheceu
Lembrou
Sim
Não
Sim
Não
Detalhes




As idéias principais




Açõe sem seqüência




Relações de causa e efeito




Traços dos personagens do texto






Interpretação
Sim
não
Interpreta aspectos objetivos do texto


Interpreta aspectos subjetivos do texto


Estabelece relações entre aspectos de um texto e outro


Tem autonomia de interpretação




ORIENTAÇÃO TEMPORAL

Desenvolvimento da organização e estruturação espaço-temporal, 
noções de situação, orientação espacial.

ORIENTAÇÃO TEMPORAL


Nome:_                                                                  Idade                    _Escolaridade _                          Data da Avaliação:                             /           /                       (adequar questões conforme faixa etária)


1.      Você sabe me dizer que dia é hoje?
2.      E os outros dias da semana você sabe o nome?
3.      Que dia vem antes deTerça?                                     E depois?
4.      Quantos dias há na semana?
5.      Em que mês estamos?
6.      E os outros meses, você sabe o nome?
7.      Quantos meses têm no ano?
8.      Em que mês é o dia das crianças?
9.      E o Natal é em que mês?
10.    Você sabe o nome das estações do ano?
11.    Em que estação estamos?
12.    Em que mês você faz aniversário?
13.    Em que ano estamos?                                    E o século?
14.    Você sabe identificar as horas em um relógio?
15.    Quantas horas possui um dia?
16.    Quantos minutos tem uma hora?
17.    A que horas você janta?                                E quando você almoça?
18.    Quando a lua aparece?                                  E o sol?
19.    A que horas você levanta?                                        E deita?
20.    Quem é mais velho, você ou seupai?                                    Porque?
21.    Agora é de manhã, tarde  ou noite?
22.    Você escova os dentes quando?
23.    Quando você precisa colocar o casaco de lã?
24.    Quando você coloca uma camisa de mangas curtas?
25.    Você vai a escola no Domingo?
26.    A que horas você entra na escola?                                        E que você sai?


Observações:



HISTÓRIA DE VIDA

É uma técnica direcionada aos pais ou responsável, que pode ser aplicada em diferentes momentos,
 tanto antes quanto após a entrevista inicial com o aluno, dependendo da necessidade. 
A interpretação da história de vida é fundamental, 
por subsidiar o levantamento das hipóteses e o delineamento da investigação, 
ou seja, o que se aplicará em outras investigações.

Data: 
Dados obtido em entrevista com:     

1.      Identificação

Nome:                                                                                             Data de nascimento:    
Filiação/Pai:                                                                                                Idade:    Profissão:                              
Escolaridade:                                    
Mãe:                                                                                                           Idade:
Profissão:                                                          Escolaridade:                                            
Escola:                                    Fone:               Série:                                                                                                                                       Professor (a):                                                                                                  Repetências: Encaminhado por:                   Posição que ocupa em relação aos irmãos:                           


2.      Antecedentes Natais Gestação


Gravidez planejada?   ()sim ( )não
Com sentia-­se a mãe durante a gravidez?    
Doenças e/ou acidentes?       
Acompanhamento médico ( )sim (        ) não                             Desde:      
Como foi a participação do pai durante a gravidez?           


Nascimento

Parto:  ( ) Cesária       (  ) Normal
Duração:         Choro:           
Outros dados (RH, fórceps, placenta prévia)                      


Neonatal

Sono:              Alimentação:              Doenças:                    Rotina (banho, horários):
Relacionamento afetivo:



Observações:            




3.      Desenvolvimento motor

Sentou:
Engatinhou(     )         Andou (     )          Equilíbrio (      )   Estímulos recebidos (     )                            

Da linguagem

Quando começou a falar:
Dificuldades:             
De hábitos:
Controle dos esfíncteres:      
Independência do banho:                  Vestir:             Sono:            
Outros dados:


4.      Aprendizagem
Estimulação cultural   _ Interesses                 Relacionamento afetivo (família, amigos)                          

Escolaridade

Quando começou:                                                                    Idade:                                 série:                          Escola:                                                                                     Rendimento escolar:             
Dificuldades:                                    
Relacionamento sujeito­escola:                                                      
Sujeito­colegas:
Relacionamentofamília­escola:         

Outros dados            

5.      Atendimentos (fisioterapia, neurologia, psicologia, psicomotricidade)



6.   OBS:
EXAME MOTOR


1.    Coordenação Fixa / Diadococinesia ­(Marionetes)
Coloca­se diante da criança com os braços dobrados na altura dos cotovelos, lateralmente, e balanças as mãos de um lado para outro.Pedir a criança que observe execute os mesmos movimentos que o  profissional fizer (primeiro com uma e depois com as duas mãos).


Pianotages /(contar nos dedos)
Com os braços dobrados lateralmente na altura dos cotovelos, encostar suavemente a ponta de cada dedo na ponta do polegar.Pedir para a criança executar o mesmo movimento utilizando apenas umae depois a outra mão.


Cópia
Colocar a folha na horizontal, lápis colorido. Pedir para que a criança pegue o lápis e copie o que está vendo.


2. Coordenação Global
a.Andar – andar pela sala livremente
b.Correr – correr numa determinada direção
c.Pegar e arremessar a bola com as duas mãos e depois com uma e com a outra mão.


3. Equilíbrio Dinâmico
a.Andar em uma linha reta
b.Andar em uma linha curva
c.Andar com um pé na frente do outro

4. Equilíbrio Estático
a.Ficar parado com os pés e os braços ao longo do corpo de olhos fechados (10 segundos).
b.Ficar num pé só (perna dobrada na altura do joelho para traz, permanecer por 10 segundos). Repetir com o outro pé.

5. Dissociação
·      Abrir e fechar as mãos juntas
·      A criança sentada com as mãos sobre a mesa faz o movimento com a “E” e“D”.
·      Abrir e fechar as mãos alternadamente.
·      Dissociação entre mão D e mão E: a criança bate as duas mãos sobre a mesa e depois só a direita, novamente as duas e depois só a esquerda.
·      Dissociação entre mãos e pés: bater um pé e bater palmas, bater o outro e bater palmas.

6. Lateralidade
·      Qual a sua mão direita?
·      Qual a sua mão esquerda?
·      Qual seu pé direito?
·      Qual seu pé esquerdo?
·      Qual seu olho direito?
·      Qual minha mão esquerda?
·      Qual minha mão direita?

Coloque a:

·      Mão E no olho D
·      Mão D no olho E
·      Mão E na orelha D
·      Mão D na orelha E
·      Mão E no olho E
·      Mão D no olho D

Predominância lateral
Dominância da mão

·      Atirar a bola
·      Pregar um prego
·      Escovar os dentes
·      Pentear­se
·      Girar o trinco da porta
·      Escrever Dominância do olho
·      Telescópio (tubo de cartolina)
·      Rifle

Dominância dos pés
·      Chutar a bola
·      Jogo de amarelinha

7. Esquema Corporal
Pedir que a criança reconheça as partes do corpo em si e no examinador. Se a criança tiver mais de 6 anos solicitar mais detalhadamente.

8. Orientação Espacial

Pesquisar com a criança noções de espaço
·      O que tem acima de você?
·      O que tem abaixo de você?
·      O que tem a sua frente?
·      O que tem atrás de você?
·      De que lado seu está o objeto?

Relação perto – longe
·      O que tem perto de você aqui na sala?
·      O que tem longe de você aqui na sala?
·      Você mora perto ou longe da cidade?
·      A clínica é perto ou longe da sua casa?
·      Qual das duas (casa ou clínica) é mais perto da cidade?

9. Orientação Temporal

Noção de velocidade
·      Pedir para a criança andar devagar
·      Pedir para a criança andar bem depressa
·      Pedir para a criança andar de pressa e você faz o mesmo percurso a passos lentos e pergunta quem chegou primeiro e por que?
·      O que anda mais depressa: o coelho ou a tartaruga?
·      Como você chega primeiro em um lugar, correndo ou pulando?

Noção de tempo

·      O que você estava fazendo antes de vir aqui?
·      Qual o exercício que você fez antes deste?
·      Para você entrar numa sala em que a porta está fechada, o que você precisa fazer?
·      O que você fez depois que entramos aqui?
·      O que você faz depois que põe o pijama?
·      O que você faz antes do almoço?
·      O que você faz depois do almoço?

10. Ritmo

·      Pedir à criança que bata com o lápis sobre a mesa no ritmo dela.
·      Pedir à criança que bata com o lápis na mesa em um ritmo lento e depois mais rápido.
·      Pedir à criança que escute bem e faça como o examinador.  Suspender após quatro estruturas erradas. (colocar um anteparo para que a criança não veja o lápis enquanto bate).






NOME:_______________________________________________________________________
DATA:           /           /           EXAMINADOR:_______________________________________
PSICOMOTRICIDADE ­CONDUTAS OBSERVADAS
OBSERVAÇÃO
Coordenação fina
Diacocinesia

Pianotagem

Cópia

Coordenação global
Andarlivremente

Pegar com as duasmãos

Arremessar com uma das mãos


Equilíbriodinâmico
Trocar e jogar a bola

Andaremlinhareta

Andaremlinhacurva

Andar com um pénafrente do outro

Equilíbrioestático
Ficar parado empé

Manter­seem um pé

Manter­se no outro pé


Dissociação
Abrir e fechar as mãos juntas

Abrir e fechar as mãosalternadas

Dissociação entre mão D e E

Dissociação entre mãos e pés


Lateralidade
Simples emsi

Simples em outro

Imitargestos

Predominância lateral
Olhos

Pés

Mãos

Esquema corporal
Denominaçãoemsi

Denominação o outro





Orientação espacial


Posição no espaço
A
B
C
D
E


Relação pertolonge
A
B
C
D
E
F





Orientação temporal


Noção de velocidade
A
B
C
D
E
F



Noção de tempo
A
B
C
D
E
F
G

Ritmo
Próprioritmo da criança
A
Ritmo lento e rápido
B
Imitarbatidas do examinador
C 1 2 3 4 5 6 7 8
            
EOCA PROCEDIMENTOS DURANTE TESTE DE PSICOPEDAGOGIA.
A EOCA é utilizada como ponto de partida em todo processo de investigação diagnóstica das dificuldades 
de aprendizagem. 
Este instrumento consiste em uma entrevista estruturada que põe em evidência o aprendizado e conta como reativos quaisquer material, 
dependendo da idade do educando e da queixa.

EPISTEMIOLOGIA CONVERGENTE  –
JORGE VISCA
EOCA-
ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM

OBSERVAR OS MATERIAIS COLOCADOS EM SUA CAIXA EOCA:
 MENOR DE 5 ANOS- folhas coloridas, almaço, sulfite, borracha, vareta, tudo sempre nas embalagens.( caneta, lápis sem apontar, apontador,  canetinhas, lápis de cor, cera etc)
MAIOR QUE 5 ANOS- massa, cubos, jogos de encaixe, livro, revistas , caderno, cola, tinta guache, toalha pincel, borracha, tesoura, cartões de 15 cm, diversos tipos de papel, jogos- soletrando, quebra-cabeça(fácil)  cola colorida  etc)
OBJETIVOS:
Consiste em solicitar ao sujeito que mostre ao entrevistador  o que ele sabe fazer, o que lhe ensinaram a fazer e o que aprendeu a fazer, utilizando-se de materiais dispostos sobre a mesa( caixa)
Análise do sujeito quanto a aprendizagem.( primeiro contato a sós com o aprendente.) Focada no fracasso escolar.
Observar a sua reação, organização, apropriação, imaginação, criatividade, preparação, regras utilizadas, etc.

Observar se sabe os nomes dos materiais.
Qual/Quais prefere? _______________________________________________________
Lápis sem ponta é para provocar a atitude normal que é fazer a ponta.
·         Queixa- ouvir – tentando saber se a queixa condiz com o que ele faz.

PRIMEIRO PASSO:
Mostre-me o que  sabe fazer, o que lhe ensinaram a fazer e o que aprendeu a fazer, utilizando-se de materiais dispostos sobre a mesa( ou na caixa fechada )
Você pode  fazer alguma coisa de matemática,desenhar, escrever ou qquer coisa que lhe venha à cabeça, o que prefere fazer .“Esse material é para que você o usecomo quiser”,

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO:
1-TEMÁTICA(é o que diz) O SIGNIFICADO DO CONTEÚDO DAS ATIVIDADES-MANIFESTO (ATITUDES)E LATENTE( demonstra):
(   ) Fala muito durante todo o tempo da sessão
(   ) Fala pouco durante todo o tempo da sessão
(   ) Verbaliza bem as palavras
(   ) Expressa com facilidade
(   ) Apresenta dificuldades para se expressar verbalmente
(   ) Fala de suas ideias, vontades e desejos(Quais?)
(   ) Mostra-se retraído para se expor
(   ) Sua fala tem lógica e sequência de fatos( COMEÇO, MEIO E FIM)
(   ) Parece viver num mundo de fantasias
(   ) Tem consciência do que é real e do que é imaginário
(   ) Conversa sem constrangimento
( ) Não possui atitudes esperadas para uma criança de sua faixa etária, sempre respondendo excentricamente.
(   ) Respondeu a tudo que lhe foi perguntado
(   ) Omitiu-se a alguma(s) perguntas que lhe fora feita.

1.1.CONTEÚDO MANIFESTO( atitudes):
(    )Não demonstra capacidade de realizar tarefas sem ser solicitado e orientado.
(   ) demonstra ser capaz de realizar a tarefa
(  ) não gosta de ir a escola (fracasso nas avaliações, não gosta do meio escolar, falta de motivação para aprendizagem
(    ) pega o material e começa a desenhar , escrever, pintar, ler,  etc...
(    ) começa a falar...(assunto:
(     ) pede que lhe diga o que fazer
(     ) ficou paralisado
(     ) abandona o ambiente
(     )Fica irritado
(     )Dobra-se às vezes sobre seu próprio corpo
(     )Indiferença com ansiedade
(     )Desligamento da realidade
(     ) Evitação fóbica= ansiedade intensa
(     ) usa a borracha muitas vezes

1.2 CONTEÚDO LATENTE:
(     )Não tem comportamento esperado para uma criança de sua faixa etária.Necessita de muita compreensão.
(          )corresponde às expectativas do avaliador a seu respeito

2-DINÂMICA( ATRAVÉS DA POSTURA CORPORAL, GESTOS, TOM DE VOZ, MODO DE SENTAR E MANIPULAR OS OBJETOS):
(     )Sentado,
(    ) deitado
(    ) hora em pé
(    ) se mexendo muito.
(     )Muito tímido
(     ) tem um comportamento de muito apreensivo.
(    ) suando
(   ) O tom de voz é baixo
(   ) O tom de voz é alto
(   ) Sabe usar o tom de voz adequadamente
(   ) Gesticula muito para falar
(   ) Não consegue ficar sentado
(   ) Tem atenção e concentração
(   ) Anda o tempo todo
(   ) Muda de lugar e troca de materiais constantemente
(   ) Pensa antes de criar ou montar algo
(   ) Apresenta baixa tolerância  à frustração
(   ) Diante de dificuldades, desiste fácil
(   ) Tem persistência e paciência
(   ) Realiza as atividades  com capricho
(   ) Mostra-se desorganizado e descuidado
(   ) Possui hábitos de higiene e zelo com os materiais
(   ) Sabe usar os materiais disponíveis, conhece a utilidade de cada um
(   ) Ao pegar os materiais, devolve no lugar depois de usá-los
(   ) Não guarda o material que usou
(   ) Apresenta iniciativa
(   ) Ocupa todo o espaço disponível
(   ) Possui boa postura corporal
(   ) Deixa cair objetos que pega
(   ) Faz brincadeira simbólicas
(   ) Expressa sentimentos nas brincadeiras
(   ) Leitura adequada à escolaridade
(   ) Interpretação de texto adequada à escolaridade
(   ) Faz cálculos
(   ) Escrita adequada à escolaridade
(   ) má postura, refletirá na letra.
(   ) evita algum material
(   )termina o que faz
(    ) para na metade
Observação: ______________________________________________________________________________
3-PRODUTO( A ESCRITA, O DESENHO, AS CONTAS, A LEITURA, o que deixa no papel ):
(    )Desenho pobre em detalhes
(    )Desenho sem riqueza de detalhes para sua faixa etária,
(    )não explorou todo material apresentado,
(    )explorou todo material apresentado,
(    )prefere usar material já conhecido.
(    )Desorganizado com os materiais, não colocou de volta na caixa.
(    )organizado com os materiais, colocou-os  de volta na caixa.
(   ) Desenha e depois escreve
(   ) Escreve primeiro e depois desenha
(   ) Apresenta os seus desenhos com forma e compreensão
(   ) Não consegue contar ou falar sobre os seus desenhos ou escrita
(   ) Se nega a descrever sua produção
(   ) Sente prazer ao terminar sua atividade e mostrar
(   ) demonstra insatisfação sobre os seus feitos
(   ) Sente-se capaz para executar o que foi proposto
(   ) Sente-se incapaz para executar o que foi proposto
(   ) Os desenhos estão no nível da idade do aluno
(   ) Prefere matérias que lhe possibilite construir, montar e criar
(   ) Fica preso no papel e lápis
(   ) Executa a atividade com tranquilidade
(   ) Demonstra agressividade de alguma forma em seus desenhos e suas criações
(   ) Demonstra agressividade de alguma forma no comportamento
(   ) É criativo(a)
(   ) observar a fala e troca de letras-
(   ) observar se evita algum material
4--DIMENSÃO AFETIVA:
(    )Para fazer qualquer atividade precisa receber ordens de alguém, explicando o que deve ser feito.
(    )Não tem boa coordenação motora, desenhou e descreveu.
(    )Tem boa coordenação motora
(    )Demonstrou pouca incapacidade intelectual.
(    )Necessita de estímulos diretivos que indiquem o que deve fazer e como fazer.
(    )Não tem iniciativa.
(    )tem iniciativa, não fica  esperando dizer o que deve ser realizado
(    ) queixou-se de algo ou alguém_________________________________________________

5-NÍVEL PEDAGÓGICO OU DIMENSÃO COGNITIVA:
(    )Leitura silabada com retrocessos,
(    )não respeita a pontuação,
(    )compreende somente as palavras, não percebe o significado do texto.
(    )Na escrita pula as letras.
(   )O nível pedagógico está bastante abaixo de sua escolaridade, sua produção corresponde ao nível do __________ ano/série.
(    )Baixo nível de atenção, dificuldade na concentração.
(    )Boa coordenação motora, traços firmes.
(    )Não tem habilidade para traçar linhas retas
(   ) Suspirou antes de começar a tarefa , indicando uma antecipação e planejamento do que iria realizar.
(    )Descreveu o que desenhou
(    ) compreensão do texto é muito pobre
(    ) apresenta baixo rendimento na área de ortografia
(    ) apresenta ansiedade e medo na hora de ler em voz alta
(    ) comete erros frequentes na leitura(omissões, substituições, inversões de fonemas- vogais e consoantes sonoras.
(      )Compreende o significado das palavras, porém demora um pouco para assimilá-las.

(      ) -Na escrita, troca as letras: d/t, m/n, p/b, o/u, a/e. Tem facilidade na compreensão da letra cursiva e de imprensa, já no script encontra dificuldades.

(     )Tem noção de número, mas encontra dificuldades em resolver a divisão e subtração. Desse modo, não internalizou bem adição.

(     )O nível pedagógico está abaixo de sua escolaridade. Sua produção corresponde ao nível de  série( primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, sexta).

(      )ele/a tem compreensão desse fato, porque nos relatou que se soubesse ler direito, já estaria na ____ série.

6- HIPÓTESES / Hipóteses sobre casualidade histórica
(       ) vínculo positivo  ou negativo?
(       ) verificar o que sabe fazer( ler,  , números, letras espelhadas , desenhos
(       ) necessidade de compreensão
(       )atitude de quem está muito apreensivo e inseguro
 (       )o medo de arriscar prefere utilizar materiais que já conhece, bem como realizar atividades já feitas em outras ocasiões
 (       ) tem alto grau de dependência e ansiedade
(       )demonstrou capacidade intelectual , porém, necessita de estímulos diretivos que indiquem o que deve fazer e como agir. Não consegue tomar decisões sem consentimento ou diga que está certo ou errado
(       )  ele(a) recebeu as consignas com  ansiedade. Demonstrou grande     interesse em corresponder às expectativas e como mecanismo de defesa, contou muitas histórias no intuito de chamar a atenção.
(        )Conforme (CHAMAT 2004 P.78) o sujeito não cria algo novo, repete conhecimentos adquiridos anteriormente, utilizando esquemas de pensamento empobrecidos, demonstrando falta de envolvimento com o objeto de aprendizagem e, consequentemente, com o conhecimento e com quem o transmite. Uma modalidade Hipoassimilativa/Hipoacomodativa é criança com deficiência intelectual em grau leve, não foi estimulada adequadamente.
(       ) Tem obstáculo epistemológico (segundo a CHAMAT são obstáculos de fora do sujeito, ou seja, algo ou alguém que possa estar impedindo o sujeito de aprender).
(       ) Nível intelectual normal com baixa concentração de atenção em primeira vista.
(       )Estágio de pensamento: Operatório Concreto com algumas oscilações.
(       ) Dificuldade de atenção e raciocínio.
(       ) Os seus maiores problemas de compreensão em relação às matérias escolares estão no fato de que não sabe ler e consequentemente não consegue interpretar.
(       ) Dificuldades em realizar operações matemáticas.
(       )Espera aprovação para realizar uma tarefa.
(       ) Etiologia emocional.
(       ) Problemas de ensino aprendizagem no processo de alfabetização.
(       ) Falta de estímulos por parte da família.
(       )Insucesso escolar.

7- LINHAS DE INVESTIGAÇÃO:
É necessário realizar as seguintes provas:

Diagnóstico operatório de Piaget.

Teste de Consciência Fonológica.

Avaliação Pedagógica.

Prova de Leitura e escrita, segundo a Psicogênese da Aprendizagem – Segundo Emília Ferreiro.




MINI-EOCA

TABELA- RESUMO:
Vínculo com o ambiente escolar                                                   (1) Alterado    (2) Não-alterado
Vínculo com a aprendizagem da matemática (1) Alterado (2) Não-alterado
Vínculo com a aprendizagem da linguagem escrita (1)Alterado (2) Não-alterado
Desempenho acadêmico em relação à série em curso (1) Alterado (2) Não-alterado
Desempenho na leitura (1) Alterado(2) Não-alterado
Desempenho na escrita (1) Alterado(2) Não-alterado
Desempenho na matemática (1) Alterado(2)Não-alterado
Controle da atenção observado durante a triagem (1)Alterado (2) Não-alterado
Organização e planejamento das ações (1) Alterado (2) Não-alterado
Comunicação verbal (1) Alterado (2) Não-alterado
 Expressividade e tônus corporal (1) Alterado (2) Não-alterado
Autonomia e criatividade no uso dos materiais (1) A lterado (2) Não-alterado


PERGUNTAS DURANTE A
ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (E.O.C.A.)
Nome:________________________ Turma:______________
Alguma repetência? (   ) sim     (   ) não    _________________
Questionar sobre o que está fazendo:__________________________________________
Durante a produção :
1-O que você mais gosta de fazer?___________________________________________
2-O que mais gosta na escola? ______________________________________________
3-Gosta da sala de aula?_______________________________________________
4-Do professor?______________________________________________________
5-O que te ensinaram?______________________________________________________
6-Você sabe escrever o que você está vendo nessa gravura- revistas., gibis ?_____________
7-Soletre esta palavra para mim:____________________________________________________
8-  E o que mais você aprendeu?__________________________________________________
9- E o que mais você sabe fazer de matemática?______________________________________
10 - O que mais?_____________________________________________________________
11-Notas ?_____________________________________________________________
12-colegas que gosta _________________________________________________________
13-Por que?_________________________________________________________________
14-Disciplina favorita:___________________________________________________
15-Por quê?___________________________________________________
16-Desde quando? ___________________________________________________
17-Disciplina que não gosta: ___________________________________________________
18-Por quê? ___________________________________________________
19-Desde quando? ___________________________________________________
20-O que deseja fazer quando crescer? ____________________________________________
21-Por quê? ___________________________________________________
22-Como foi sua entrada na escola atual?
23-Em sua casa como é a tarefa?____________________________________________
Ao acabar a atividade
1-O que te ensinaram, além disso tudo que aprendeu?________________________________
2- Ainda falta alguma coisa na sua atividade?________________________________________
3-Perguntar o significado de cada um deles._________________________________________
4-Instigá-lo a escrever- o que faz na escola?______________________________________
5-Você sabe escrever o que você está vendo nessa gravura- revistas., gibis ?_______________
6-Soletre esta palavra para mim:__________________________________________________
7- E o que mais você sabe “Você já me mostrou como lê e desenha, agora eu gostaria que você me  mostrasse outra coisa”.
8- Leitura (reconhecimento do alfabeto, decodificação de palavras e pseudopalavras, compreensão e fluência leitora);
9- Escrita (ditado, cópia e produção de texto);
10- Operatórias (Seriação, classificação e conservação de quantidades);
11-- Conhecimentos da matemática (contagem, notação numérica, resolução de operações e de problemas orais e escritos)._________
12- Você sabe por que está aqui comigo hoje? (   ) sim    (   ) não
13-O que achou da ideia? ___________________________________________________
14-Você quer estar aqui ou está por obrigação? _________________________________________
15-Se pudesse e tivesse que fazer algo para um aluno que se parecesse com você em sala de aula, o que aconselharia, a fazerem?
Aos pais:
___________________________________________________
___________________________________________________
Aos professores
16- Vamos terminar a nossa sessão? Porque já está ficando tarde. Nessa semana ainda voltamos a nos encontrar.






AVALIAÇAO – E.O.C.A.
Aspectos
Ação do sujeito
Possíveis causas


Temática



Dinâmica



Produto


Obstáculos que emergem na relação com o conhecimento


Hipóteses

Delineamento da investigação:








Assinatura:______________________________________________________


Data: _____/____/______




ATIVIDADES PARA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA BLOCOS LÓGICOS

Blocos Lógicos são conjunto de pequenas peças geométricas divididas em quadrados, 
retângulos, triângulos e círculos e tem por finalidade auxiliar na aprendizagem de crianças 
na educação infantil e educação básica. 
Podem ser confeccionados em madeira, plástico ou cartolina com diferentes tamanhos,
 espessura e cores. 
Serve como apoio na construção de noções de conjunto, elemento, atributo, 
noção entre outras habilidades.

ATIVIDADES PARA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

COMO TRABALHAR COM BLOCOS
LÓGICOS

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I.              Descrição do Material:

Material criado por Dienes.
Constitui-se de 48 peças, que combinam quatro atributos em cada uma sendo:
·   Tamanho (grande e pequeno)
·     Cor (amarelo, azul e vermelho)
·     Forma (círculo, quadrado, triângulo e retângulo)
·     Espessura (grosso e fino)

II. Objetivos Gerais do Material:

Os Blocos Lógicos são de grande utilidade para crianças, auxiliando-a na elaboração do raciocínio, passando gradativamente do concreto para ao abstrato. Com o auxílio dos “Blocos Lógicos”, a criança organiza o pensamento, assimilando conceitos básicos de cor, forma e tamanho, além de realizar atividades mentais de seleção, comparação, classificação e ordenação.

III. Sugestões Gerais:

Para crianças de Maternal e Jardim I
·   Separar os blocos por cor;
·    Imitar 1seqüência montada pela professora, utilizando 1 só atributo;
·    Solicitar da criança, qual o “segredo da seqüência “ (cor, tamanho, etc.
·    Ordenar as peças utilizando critério próprio, determinado pela criança.
A partir do Jardim II, poderemos utilizar 2 atributos na realização das mesmas atividades. Além destas, iniciamos com atividades para identificação de conjuntos de elementos mediante os seus atributos comuns.
De 1ª a 4ª série, podemos utilizar os 4 atributos ao mesmo tempo, exigindo maior abstração e raciocínio lógico no desenvolver das atividades.

IV. Atividades
A partir daqui, seguem as atividades de n.º 1 a 15.


1.    DE SURPRESAS

Material: Um saco de papel ou pano, algumas peças do Bloco Lógico.
Desenvolvimento: Colocar todas as peças dentro do saco. Pedir que os alunos se sentem em círculo e vão passando o saco de pano de um para o outro sem pular ninguém. A professora em determinado momento diz “Já o aluno que estiver neste momento segurando o saco, deve pegar uma das peças e falar para os colegas os atributos da peça que pegou. Se ele esquecer algum atributo, a professora pode lembrá-lo de perguntas.
Variação: Ao invés de dizer “já” pode-se usar uma radiola ou simular cuja interrupção da música marcará a hora de parar. Ou ainda, usar cartões coloridos com significados pré-estabelecidos. Ex.: Cartão Vermelho parar e pegar uma das peças, sentido de rotação.
Faixa Etária: Jardim II, Jardim III, 1ª Série.

2.    SALTA POÇAS

Material: Algumas peças de Blocos Lógicos.
Desenvolvimento: Inventar uma estória sobre um personagem que para alcançar seu objetivo tenha que saltar sobre umas poças mágicas. Mas que ele descobriu uma maneira de conseguir pular todas sem escorregar. Para isto ele deveria falar tudo o que soubesse sobre a poça. Em seguida a professora espalha algumas peças pelo chão e diz que serão as poças. Um aluno por vez deve tentar percorrer o caminho. Para saltar a poça, ele primeiro deve dizer os atributos que ela tem. Quem conseguir saltar todas as peças recebe o “Troféu salta-poças”.
Variação: Pode-se de acordo com o que foi trabalhado, pedir que digam apenas dois ou três atributos. Ex.: forma e cor, ou forma, cor e tamanho.
Faixa Etária: Jardim II, Jardim III, 1ª Série.

3.    CADA QUAL EM SUA CASA

Material: Cartolina ou chão riscado com o diagrama A ou B.
Desenvolvimento: Entregar uma peça para cada criança. Contar a estória de um menino que foi trabalhar de treinador de cachorros. Só que na hora de levar os cachorros de volta as suas casas, fez a maior confusão porque não respeitou as placas que indicavam quem morava naquela casa. Dizer que cada peça é um cachorro e que eles devem tentar colocar cada cachorro em sua casa.
Faixa Etária: Jardim I, II, III.

4.    TREINAMENTO PARA MOTORISTAS

Material: Um jogo de 11 cartões para cada criança. Os cartões com os símbolos podem ser feitos em estêncil e passados no mimeógrafo. Após serem recortados devem ser colados em palito de sorvete para facilitar o manuseio.
Desenvolvimento: Dizer que eles são motoristas e que estão aprendendo a conhecer os tipos de carro. Assim cada vez que a professora mostrar uma peça, eles devem levantar os cartões correspondentes. Na primeira vez a professora pode trabalhar com apenas um atributo, depois com dois, e assim gradativamente até abranger os quatro atributos.
Faixa Etária: Maternal (01 Atributo); Jardim I, II (02 Atributos); Jardim III (03 Atributos), 1ª e 2ª Séries (04 Atributos).

5.    PEDIDO MUDO

Material: Os mesmos cartões do exercício anterior. 1 a 2 jogos de Blocos  Lógicos de acordo com o número de crianças.
Desenvolvimento: Separar a classe em duas filas, sentando uma defronte à outra. No espaço entre as duas filas, espalhar os Bloco Lógicos. Distribuir os 11 cartões, para as crianças. Uma criança levanta os cartões pedindo uma peça par ao companheiro da frente. Se este pegar a certa e entregá-la a quem pediu, marcar um ponto para fila correspondente.
Faixa Etária: Jardim II a 2ª Série.

6.    EU FALO, ELE ANOTA

Material: Um saco de papel ou pano, quadro de giz previamente preparado como o modelo, algumas peças de “Blocos Lógicos”.
Desenvolvimento: Os alunos devem se subdividirem em duplas. Metade das duplas devem pertencer a um grupo de a outra metade a outro grupo. Uma das duplas inicia o jogo. Um dos alunos pega uma das peças de dentro do saco, e vai descrevendo-a para seu colega da dupla que simultaneamente deve ir anotando no quadro de giz. Se os dois acertaram marca um ponto para o grupo no qual pertencem.
Faixa Etária: Jardim III a 2ª Série.

7.    SEU MESTRE CHAMOU

Material: Uma peça de “Blocos Lógicos” para cada participante.
Desenvolvimento: As crianças devem sentar-se em círculo. A professora distribui uma peça para cada criança e fica no centro da roda. Este exercício pode ser graduado: Vêm para o centro os que tiverem quadrado. “Vem para o centro os que tiverem quadrado amarelos”. Vêm para o centro os quetiverem quadrados amarelos grossos. “Os que errarem podem esperar sentados no centro, até o começo de uma nova rodada”.
Variação: A professora pode fazer o chamado através de cartões como os do exercício 4, só que em tamanho maior.
Faixa Etária: Variando o número de atributos, conforme atividade descrita.

8.    QUEM É O DIFERENTE?

Material: Um jogo de Blocos Lógicos
Desenvolvimento: A professora escolhe peças que tenham atributos em comum e entre elas coloca uma que seja diferente. Ex.:  uma peça azul pequena entre outras azuis e grandes. A professora fala ou canta uma destas peças, não é igual a outra. É diferente, para perceber basta olhar. Quero ver agora, quem percebe a diferença. Antes que eu acabe de cantar. As crianças devem apontar a peça diferente.
Faixa Etária: Jardim II, III e 1ª Série

9.    UM DE NÓS FOI-SE EMBORA

Material: Um barbante com as pontas amarradas – um jogo de Blocos Lógicos.
Desenvolvimento: A professora estende o barbante no chão, como se traçasse com ele um diagrama. Dentro deste espaço formar um conjunto com peças que tenham um, dois ou três atributos em comum. Deixar que as crianças observem o conjunto por alguns minutos. Em seguida, pedir a um dos alunos que saia ou feche os olhos. Retirar uma das peças, para que, quando o aluno volte ou abra os olhos, aponte ou descreva a peça que falta. A professora pode cantar, utilizando o ritmo da cantiga “Terezinha de Jesus um de nós foi-se embora. Qual é, o qual será? Se souber qual é a peça, basta apenas apontar”.
Faixa Etária: Jardim II ou 2ª Série.

10.  COBRA COLORIDA

Material: Um jogo de Blocos Lógicos.
Desenvolvimento: Falar para os alunos que vai montar uma cobra. Escolher uma peça, dizendo que vai ser a cabeça. Montar uma seqüência com três peças, dizendo: O corpo vai ser assim. Um aluno por vez deve colocar a peça seguinte, respeitando a seqüência. Exemplo de seqüências: grosso, fino, grosso ... Grande fino, pequeno, grande grosso ...
Faixa Etária: Variando o número de atributos, utiliza conforme atividade n.º 04.

11.  NESTA RUA

Material: Um jogo de Blocos Lógicos, Cartolina ou chão com o esquema.
Desenvolvimento: A professora coloca o esquema no chão e entrega uma peça para cada criança. Diz que cada uma das peças mora numa rua. Cada aluno em sua vez, deve colocar a sua peça no lugar certo.

12.  DIFERENÇA

Material: Um jogo de Blocos Lógicos
Desenvolvimento: A professora coloca uma das peças e diz: Vamos continuar esta seqüência, colocando uma peça que seja igual a esta, em tido menos em uma coisa, para melhor compreensão observe o desenho.

13.  DETETIVE

Material: Uma peça para cada criança. Cartões igual ao exercício n.º 04.
Desenvolvimento: Uma das crianças é escolhida para ser o detetive e descobrir onde está a peça procurada. Cada criança recebe uma peça e deve guardá-la fora do alcance da vista do detetive. Este utilizando os cartões, deve pedir que levantem os que tiverem o atributo que mostrou. Neste trabalho de dedução, deve descobrir quem está com a peça procurada cujas especificações devem estar num cartão à parte.

14.  DITADO DE PEÇAS

Material: Algumas peças de Blocos Lógicos
Desenvolvimento: Cada criança recebe uma folha mimeografada com quatro ou seis tabelas. A professora mostra uma das peças e as crianças anotam na tabela os atributos que esta peça tenha. As anotações são feitas do X no local correspondente.


Variação: Ao invés da professora apenas mostrar a peça, ele pode distribuir as peças para que as crianças façam as anotações.
Faixa Etária: Jardim I a 4ª Série.

15.  VISPORA

Material: Uma cartela para cada criança, um jogo de Blocos Lógicos e um saco de papel ou pano.
Desenvolvimento: Cada criança recebe uma cartela. A professora coloca todas as peças no saco, e vai tirando uma a uma e mostrando para ascrianças que vão anotando ou marcando se tiverem esta peça na sua cartela. Ganha quem preencher primeiro toda a cartela. De acordo com o que foi estudado, pode-se graduar a cartela utilizada.

16. CRIAÇÃO LIVRE
O primeiro passo é promover o reconhecimento do material. Com cartolina ou outro material semelhante, prepare pranchas com desenhos feitos nas formas dos blocos lógicos  uma casinha formada de um retângulo e um triângulo, por exemplo. Em seguida, os alunos reproduzem a figura utilizando as peças. Para isso, vão observar e comparar as cores, os tamanhos e as formas que se encaixam. O trabalho em grupo enriquece a atividade, pois as crianças certamente vão discordar entre si. O diálogo contribuirá para o conhecimento físico de cada bloco. Depois de completar alguns desenhos, os próprios alunos criam novas figuras. Outra opção é apresentar um quadro às crianças para que classifiquem os blocos. O quadro deve ser preenchido conforme os atributos indicados pelo professor ao lado de cada conjunto.
O quadro pode ser colocado no chão ou ser pendurado na parede. Nesse caso, as peças são presas com velcro.

17. HISTÓRIA DO PIRATA
Conte a seguinte história:
"Era uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata desconfiado." Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que cada uma escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o "marujo" que está com o tesouro. Apresente então um quadro com três colunas. Supondo que a peça escolhida seja um triângulo pequeno, azul e grosso, você diz:"Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Pedindo a ajuda das crianças, preencha os atributos no quadro.Em seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na mão.
18. QUAL É A PEÇA?
Para descobrir, as crianças entram numa competição. A professora deve dividir a turma em grupos e distribuir um conjunto de atributos para cada um contendo as características de uma peça (por exemplo: amarelo, triângulo, grande e fino). Em seguida, o grupo tem que selecionar a peça correspondente e apresentá-la às outras equipes. A competição pode girar em torno de qual grupo encontra a peça correta em menos tempo ou de qual grupo encontra mais peças corretas. À medida que acertam, recebem uma pontuação.Outra opção é cada equipe desafiar os outros grupos da classe distribuindo eles mesmos os atributos. Nesse jogo, as propriedades dos blocos são apresentadas de forma separada. O raciocínio lógico estará voltado para a composição e a decomposição das características de cada peça. Antes de escolher a peça correta, a criança terá de imaginá-la com todas as suas características. Esse é o mesmo processo pelo qual as crianças passarão quando estiverem formando o conceito de número. Conforme evoluírem, saberão que o número 4, por exemplo, é par, maior que 3 e menor que 5, sem precisar usar materiais concretos para isso. Nessa fase, entendem também que é importante saber os nomes corretos de cada característica. Não pode haver dúvida entre o que é amarelo e o que é vermelho, por exemplo. Mais adiante, também não poderão vacilar entre o que seja um quadrado e um pentágono, um número inteiro e um fracionário. A partir dos atributos as crianças selecionam as peças: raciocínio rápido na escolha correta dos blocos lógicos
19. O JOGO DAS DIFERENÇAS
Nesta atividade, as crianças trabalham sobre um quadro contendo três peças. O desafio consiste em escolher a quarta peça observando que, entre ela e sua vizinha, deverá haver o mesmo número de diferenças existente entre as outras duas peças do quadro. As peças devem ser colocadas pelo professor de forma que, em primeiro lugar, haja apenas uma diferença. Depois duas, três e, por fim, quatro diferenças entre as peças. A intenção é que as crianças façam comparações cada vez mais simultâneas quando estiverem pensando na peça que se encaixe em todas as condições. Esse raciocínio lhes será útil em várias situações do cotidiano, como dirigir um carro ou operar um computador, bem como em temas futuros da Matemática. Afinal, quase sempre há mais de uma resolução para um problema ou um sistema de equações. A criança terá que ponderá-las para chegar à forma mais conveniente. Uma diferença: os retângulos na linha superior diferem apenas na cor. O quadrado e o retângulo escolhido pela criança têm apenas formas distintas Duas diferenças: entre o círculo e o retângulo, há diferentes formas e cores. Mesma coisa entre o triângulo e o quadrado, escolhido pela criança.


20. SIGA OS COMANDOS

As crianças vão transformar uma peça em outra seguindo uma seqüência de comandos estabelecida pelo professor. Esses comandos são indicados numa linha por setas combinadas com atributos. Por exemplo: uma seqüência iniciada com os atributos círculo, azul e grosso as crianças então podem escolher a peça correspondente. O comando seguinte é mudar para a cor vermelha. As crianças selecionam um círculo grosso e vermelho. Em seguida, devem mudar para a espessura fina. Então, um círculo vermelho e fino é selecionado. Assim por diante, o professor pode continuar acrescentando comandos ou pode apresentar uma seqüência pronta. Depois é feito o processo inverso. As crianças são então apresentadas a uma nova seqüência de comandos, já com a última peça. Elas deverão reverter os comandos para chegar à peça de partida.  As atividades lúdicas significativas são essenciais para o entendimento das operações aritméticas, principalmente a soma como inverso da subtração e a multiplicação como inverso da divisão. Desenvolvem o raciocínio lógico matemático e, também, contribui para que as crianças resolvam problemas e entendam demonstrações, atividades que exigem uma forma de raciocínio em etapas seqüenciais.


Ficha de trabalho com BLOCOS LÓGICOS
                                               Prof: J.A.NOVAES

Em cada atividade abaixo o mais importante é, para nós, o registro da mesma. Portanto não esqueça de fazê-lo.

1) Separe os blocos em dois grupos. É possível realizar esta tarefa pensando em coisas diferentes?

2) Separe os blocos em três grupos. É possível realizar esta tarefa pensando em coisas diferentes?

3) Separe os blocos em quatro grupos. Há pelo menos  uma outra maneira de fazê-lo. Tente um pouco antes de seguir.

4) É possível separar os blocos lógicos  em  cinco   grupos? Por quê?

5) Separe os blocos  em  seis  grupos  diferentes. Compare esta tarefa com a tarefa número três. Você continua com  o registro anterior?

6) Separe os blocos em 7, 8, 9,....,48 grupos. Quais os  números que foi possível e quais não foram? Tente justificar?  

7) Pensando apenas na cor é possível separar os blocos em dois grupos. Descreva este grupos.

8) Descreva todos os grupos obtidos nas atividades acima.

9) Quais os grupos que, para caracterizá-los, você usou  apenas uma palavra? Cada uma destas palavras é o valor de um atributo dos blocos lógicos.  Exemplo:  grande  ou  pequeno são os valores do atributo tamanho.

10) Quais são os atributos e seus valores nos blocos lógicos?


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BLOCOS LÓGICOS
Fonte: http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/p6.php

A Geometria exige uma maneira específica de raciocinar, explorar e descobrir, fatores que desempenham importante papel na concepção de espaço pela criança.
As figuras geométricas mais conhecidas pelos alunos são o quadrado, o retângulo, o triângulo e o círculo que são trabalhadas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Nas classes de educação infantil, os blocos lógicos, pequenas peças geométricas, criadas na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são bastante eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato. Foram utilizados de modo sistemático com crianças pelo psicólogo russo Vygotsky (1890-1934), quando ele estudava a formação dos conceitos infantis.
Eles facilitarão a vida dos alunos nos futuros encontros com números, operações, equações e outros conceitos da disciplina. Sua função é dar aos alunos idéias das primeiras operações lógicas, como correspondência e classificação. Essa importância atribuída aos materiais concretos tem raiz nas pesquisas do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).
Segundo Piaget, a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando o aluno manuseia, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato).
Material : um jogo de blocos lógicos contém 48 peças divididas em três cores (amarelo, azul e vermelho), quatro formas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo), dois tamanhos (grande e pequeno) e duas espessuras (fino e grosso).
http://www.somatematica.com.br/artigos/a14/clip_image018.jpghttp://www.somatematica.com.br/artigos/a14/clip_image019.jpg

Alunos: a turma estará dividida em pequenos grupos para a realização das atividades.

1.JOGO LIVRE

Primeiramente, os alunos reconhecerão o material. Formarão desenhos com as formas dos blocos lógicos, observando e comparando as cores, os tamanhos e as formas. Esse trabalho poderá ser feito em grupo, pois os alunos, através de diálogos, enriquecerão o conhecimento das características físicas de cada bloco.

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Trenzinho feito com círculos, quadrados e retângulos: formas livres no primeiro contato das crianças com as peças dos blocos lógicos.

2 - EMPILHANDO PEÇAS 

Peças do material espalhadas pela mesa (ou pelo chão). Cada aluno deverá pegar uma peça e colocar no centro do grupo, de modo que as peças serão empilhadas uma a uma. O aluno deverá fazer de tudo para a “torre” não cair. Para isso os alunos terão que pensar nas peças mais adequadas para a base, meio ou topo da torre deixando as “piores” para o companheiro seguinte. Nesta atividade os alunos desenvolverão a capacidade de discernimento, raciocínio lógico e motricidade.

ANAMNESE

Anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional de saúde, 
com a intenção de ser um ponto inicial no tratamento desejado. 
Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista,
 possui formas e técnicas corretas de serem aplicadas. 
Ao seguir as técnicas, pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento,
 o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto.

ANAMNESE


A anamnese consta de uma segunda entrevista com os pais com o objetivo de retirar dados sobre a história vital do avaliado. É conveniente realizá­la depois de conhecer um pouco o paciente após o EOCA. Esta entrevista visa também confirmar ou descartar algumas hipóteses levantadas na entrevista operativa.
A história vital dará uma série de dados objetivos que estão vinculadosao problema atual e também permite detectar o  grau  de  individuação  que  o  avaliado  tem com a mãe, assim como a de ser a sua história a continuação da história dela.
A entrevista deverá conter um esquema de perguntas com dados bem estabelecidos para que o avaliado recolha o maior número de informações possíveis, mas será somente o elemento norteador, pois a entrevista deverá ser o mais livre possível, possibilitando os entrevistados contarem fatos relevantes da história familiar, do avaliado, da própria história dos entrevistados, etc.
As áreas de indagação predominantes serão:
1.         Antecedentes natais
­           Pré­natais: refere­se a gestação
­           Perinatais: refere­se ao parto
­           Neonatais: refere­se ao recém nascido
2.         Doenças
­           Graves
­           Comuns
­           Psicossomáticas
­           Fragilidade física
3.         Desenvolvimento
­           Desenvolvimento motor
­           Desenvolvimento da linguagem
­           Desenvolvimento de hábitos
4.         Aprendizagem
­           Assistemática (social)
­           Sistemática (escolar)

É importante incluir que estes dados possibilitam ao psicopedagogo compreender a vida do paciente e de sua família, contribuindo no processo de confirmação de hipóteses.
Outro item a ser lembrado é a postura do psicopedagogo frente aos pais, lembramos que a adequação das palavras, tom de voz, paciência e descrição fazem parte da ética profissional e do respeito que devemos ter com os outros.


ANAMNESE

1­ DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome:                                                                        Naturalidade:            
Data de Nascimento: /           /                                  Idade:                                               
 Filiação: Pai                                      Idade:                                     Profissão:                               Mãe:  
Idade:             Profissão:                  Escolaridade:                                              Série:                              
Repetências:                           Estabelecimento de Ensino:                                                            
Endereço Residencial:                                                                                                                                
Comercial                                Fones residencial:                  Comercial:               Contato:           
Línguas faladas em casa:                                                      Informante:                                      

2­MOTIVO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Encaminhado por:
Idade em que foi constatado o problema:    
Providências tomadas na ocasião:    

3­ANTECEDENTES
Concepção (se a criança foi desejada, e o sexo, se foi concebida para salvar ou consolidar um relacionamento, posição da criança frente aos irmãos, idade dos pais na época da concepção, abortos, etc.).



Gestação (acidentes, hemorragias, ameaças de aborto, vômitos, enfermidades da gestante, raio X, RH, drogas ou álcool, acompanhamento pré­natal, etc.).




Parto (condições, tipo, complicações, má formação, necessitou de oxigênio, peso, comprimento, reflexos de sucção)




4­DESENVOLVIMENTO
Sono (dorme bem, quanto tempo, acorda a noite, mexe­se demais na cama, fala dormindo, é sonâmbulo, vai para a cama dos pais, range os dentes)





Alimentação   (dificuldades  para     mamar,            boa      sucção,            engolia            bem,    tempo  de amamentação, mamadeira, alimentação de sólidos, alimentação atual, come sozinho)






Linguagem (quando aconteceu, sorriso social, fala, balbucio, vocalização,sons  diferentes, frases, falou corretamente, desenvolvimento atual, receptiva, expressiva e vocabulário).





Psicomotor (segue pessoas ou objetos que estão ao seu redor, quando: sustentou a cabeça, sentou sozinho, com e sem apoio, rastejou, engatinhou, andou, com auxílio, sem auxílio, dificuldades, equilíbrio,agilidade)






Sócio­emocional (relacionamento com o ambiente, agressividade, dependência, timidez, com os colegas, na comunidade, idade média dos principais amigos, atividades grupais, isoladas, gosta de estar com outras pessoas)



5­DOENÇAS E ATENDIMENTOS MÉDICOS
Da criança (que doenças foram contraídas pela criança, em que idade ocorreram, intensividade, acidentes, cirurgias, fraturas, hospitalizações, por quanto tempo, uso de medicamentos, exames e laudos médicos, convulsões, febre, aspectos auditivos, visuais, EGG)





Antecedentes de saúde da família (houve alguém da família com DM, DV, DF ou DA, alcoólatras, internados, epiléticos, asma, alergias, tratamento psicoterápico)





6­ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA

Hábitos de higiene (toma banho sozinho, se veste, calça meias, sapatos, se penteia)




Responsabilidades por tarefas do lar (especificar)






7­DINÂMICA FAMILIAR

Constelação Familiar:
Nome:                                                                                                           Idade:               Sexo: Est. Civil:             Parentesco:     Instrução:        Trabalho:

Relacionamento dos pais entre si:     
Relacionamento dos pais com os filhos:       



8­TIQUES E MANIPULAÇÕES (chupa dedos ou objetos, rói unhas, enrola o cabelo)







9­ HISTÓRICO ESCOLAR (pré­escola, gostou de ir para escola, gosta de  aprender coisas novas, recebe ajuda nos estudos em casa, qual, reação da família frente a suas dificuldades, dificuldades na leitura ou escrita, algum defeito de fala)






Escolas que Freqüentou:        Série:               Ano:



10 ­OBSERVAÇÕES



Data    /           /          
Nome completo do profissional que procedeu a entrevista:

Assinatura e função que exerce:____________________________________________________


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