Como a transformação digital está afetando o mercado de trabalho?

Como a transformação digital está afetando o mercado de trabalho?


Não é novidade que muitos dos serviços que consumimos hoje são viabilizados pelas ferramentas digitais. Existem aplicativos de bancos, de transporte, para pedir comida, para vender objetos, para aprender idiomas… A lista é imensa.
Dentro das empresas, a transformação digital também tem um papel importante. No departamento de Gestão de pessoas, por exemplo, existem as ferramentas de People Analytics. Elas mapeiam o perfil de cada colaborador ou candidato a uma vaga, contribuindo para que essas pessoas sejam colocadas nas funções e equipes mais compatíveis com suas características.
Administradores de diversos setores já podem recorrer a uma série de ferramentas digitais. Com o Big Data e Business Intelligence, eles conseguem monitorar variáveis internas e externas da empresa. Assim, eles tomam decisões baseados em tendências do mercado e podem maximizar os lucros do negócio.
Advogados também não ficaram de fora da transformação digital. Só no Brasil já existem centenas de lawtechs ou legaltechs. Essas empresas (geralmente startups) oferecem ferramentas com soluções extremamente variadas.
Enquanto algumas delas monitoram os processos que envolvem um determinado advogado, poupando o tempo que ele gastaria fazendo essa pesquisa no sistema eletrônico, outras vão além. Soluções que usam a Inteligência Artificial para a revisão de acordos de forma rápida e precisa já estão em processo de desenvolvimento, e superam o desempenho dos profissionais humanos.
Porém, uma das áreas que tende a passar por uma das transformações mais significativas é a Educação. Essa previsão se deve não só ao número de ferramentas que o professor pode utilizar, mas principalmente porque é seu papel preparar o cidadão e profissional d que precisará chegar ao mercado dominando uma série de competências digitais.
Portanto, os dias de aulas tradicionais estão contados. Será necessário rever não só os recursos utilizados em classe, mas a própria finalidade da educação. A abordagem do conteúdo será vista como um meio para que, no processo de construção do conhecimento, o aluno desenvolva também as habilidades digitais necessárias para atuação social e profissional.
Além disso, para tornar o ensino mais acessível e efetivo, será necessário utilizar ou ampliar o uso de determinadas ferramentas. A educação a distância tende a crescer, fazendo modalidade 1.1 o grande facilitador da aquisição de conhecimento.
As plataformas adaptativas também tendem a conquistar um espaço cada vez maior. Afinal, por criarem uma trilha de aprendizagem personalizada, elas permitem que cada aluno progrida em seu próprio ritmo, o que dificilmente é possível quando consideramos uma sala de aula normal.
Essas novas necessidades colocam o educador diante de uma pergunta crucial: qual é o seu nível de domínio da tecnologia? Você está preparado para ser esse professor que consegue abordar o conteúdo com ferramentas digitais e transformar os alunos em protagonistas nesse processo?

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